Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Top 10: carros diesel mais econômicos do Brasil

O mercado nacional não dispõe de muitos modelos Diesel. Com exceção das picapes, segmento em que todas possuem opção com o óleo combustível, nos demais – nesse caso os utilitários esportivos – as opções diesel variam muito. Mas, destes, quais são os carros diesel mais econômicos do Brasil?

Antes de falarmos desse ponto que é o tema desse artigo, é preciso entender que o Brasil não permite que automóveis de passeio sejam movidos por óleo diesel. Mas, a lei, de 1976, libera os veículos listados abaixo sob algumas condições. A primeira é que a capacidade de carga seja igual ou superior a 1.000 kg.

Nesse ponto, o veículo precisa ter ainda sistema de tração Nas Quatro Rodas e uma caixa redutora de velocidade acoplada ao câmbio, ou seja, uma reduzida. O que acontece é que, quando o veículo é classificado como de uso comercial, no caso a picape, ele não precisa ter tração 4×4 ou redução. Assim, podem existir no mercado picapes diesel 4×2, bem como caminhões leves e vans de passageiro ou furgão.

Também, todo o veículo classificado como “jipe” é dispensado de ter capacidade de carga de 1.000 kg, mas precisa ter tração nas quatro rodas e sistema de redução de marchas. Nesse caso, os utilitários esportivos foram inseridos nessa categoria, que nos anos 70 era representada pelo Jeep Willys e outros do tipo. Hoje estes são conceitualmente Troller T4 e TAC Stark. O Suzuki Jimny até poderia ter motor diesel aqui, se a marca quisesse.

Nos caso dos SUV, como são feitos na maioria em cima de plataformas monobloco – salvo derivados de picapes ou semelhantes – a caixa de redução foi substituída por um câmbio automático, cuja primeira marcha é tão curta que funciona como uma redução, normalmente fazendo o carro sair em segunda. Tudo começou com a polêmica do Mercedes-Benz ML320 no fim dos anos 90, mas acabou sendo aceito pelo Contran.

E então, quais são os 10 carros diesel mais econômicos do Brasil? Na lista abaixo, temos picapes e SUVs oferecidos no mercado nacional com motor de ciclo diesel. Os números são os divulgados pelos fabricantes em acordo com o Inmetro, onde os fabricantes homologam agora seus resultados, embora não sejam obrigados, pois apenas os carros a gasolina ou etanol eram listados sob o Inovar-Auto.

No Rota 2030, está prevista a inclusão desse tipo de motor e também contempla uma meta de redução de consumo, ainda não conhecida. Assim, o consumo abaixo é a média que o modelo possui, sendo descritos os resultados nos ciclos urbano e rodoviário.

Confira abaixo, os 10 carros diesel mais econômicos do Brasil:

1) Range Rover Evoque 2.0 TD4

  • 12,1 km/l na cidade e 15,8 km/l na estrada – média 13,95 km/l

O Range Rover Evoque é o carro diesel mais econômico do Brasil. O SUV de luxo feito em Itatiaia-RJ, vem equipado com motor Ingenium 2.0 nesta variante TD4, que ao contrário da SD4, entrega 180 cavalos a 4.000 rpm e 43,8 kgfm a 1.500 rpm. O propulsor vem acoplado com caixa automática ZF de nove marchas e conversor de torque.

Com suspensão independente nas quatro rodas, o Evoque TD4 vem obrigatoriamente com tração integral e sistemas de gestão de terreno, o chamado Terrain Response. O modelo da Land Rover tem ainda uma versão mais potente, a SD4 com o mesmo motor.

2) Mitsubishi Outlander 2.2

  • 11,0 km/l na cidade e 13,4 km/l na estrada – média 12,20 km/l

O crossover da marca japonesa é um dos carros diesel que menos consomem no país. O Mitsubishi Outlander com diesel tem um novo motor 2.2 com 165 cavalos a 3.500 rpm e 36,7 kgfm a 1.500 rpm. Ele tem câmbio automático de seis marchas e possui sistema de redução, além de tração AWD sob demanda, ou seja, ela varia a força entre eixos e rodas de acordo com o terreno.

Atualizado recentemente, o Mitsubishi Outlander diesel é uma opção muito interessante da marca japonesa, mas seu preço é alto, custando R$ 207.990. O veículo é bem completo com diversos sistemas de segurança.

3) Land Rover Discovery Sport TD4

  • 11,0 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada – média 12,10 km/l

Assim como o irmão Evoque TD4, o Land Rover Discovery Sport TD4 também se beneficia do novo e moderno motor diesel Ingenium 2.0, que substituiu o antigo FoMoCo (Ford) 2.0 CTDI, que entregava 190 cavalos. Agora, com 10 cavalos a menos, já que dispõe dos mesmos números do irmão mais luxuoso, o SUV britânico é um modelo bem frugal com esse combustível.

Além dessa variante, igualmente possui versão com o Ingenium 2.0 de 240 cavalos, mas neste, o consumo é maior. Por isso não entrou na lista. Com câmbio de nove marchas e tração integral Terrain Response, o SUV é mais familiar. Também é feito no Rio.

4) Jaguar F-Pace 2.0

  • 10,6 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada – média 11,55 km/l

A Land Rover é a marca com o maior número de representantes nesse Top 10 e o Jaguar F-Pace é um dos carros diesel mais econômicos do Brasil. O crossover da marca inglesa também compartilha o bom motor Ingenium 2.0, que caiu como uma luva no modelo. Mesmo com 180 cavalos, seu desempenho é muito bom, assim como seu consumo.

Equipado com a transmissão ZF de nove marchas, o Jaguar F-Pace diesel tem tração nas quatro rodas com tecnologia que permite ao modelo escolher alguns tipos de piso para melhor tracionar, mas sem Terrain Response.

5) Volvo XC90 D5

  • 10,5 km/l na cidade e 12,0 km/l na estrada – média 11,25 km/l

O Volvo XC90 é um dos SUVs mais completos do mercado em termos de motorização. O modelo tem versões a gasolina (T6), diesel (D5) e híbrida plug-in (T8). Nesta versão D5, o topo de linha da marca sueca vem com o novo motor Drive-E 2.0 com 235 cavalos a 4.000 rpm e 48,9 kgfm a 1.750 rpm. Equipado com câmbio automático de oito marchas, tem tração integral sob demanda.

Mas, o XC90 D5 é interessante pelo fato de utilizar uma tecnologia chamada Power Pulse. Trata-se de um acumulador de pressão (no caso ar comprimido) que é injetado no motor para dar mais potência.

6) Range Rover TDV6

  • 9,8 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada – média 11,05 km/l

Apesar de seu tamanho e de pesar mais de duas toneladas, o Range Rover TDV6 é um dos 10 carros diesel mais econômicos do Brasil. O luxuoso SUV é um carro extremamente confortável e seguro, além de agregar muita tecnologia a bordo. Ele tem motor diesel V6 3.0 com 258 cavalos e 61,2 kgfm na versão de acesso, tendo ainda uma variante V8 4.4 de 339 cavalos.

Chamado Vogue, é o maior carro da Land Rover, sendo equipado com câmbio automático de oito marchas e tração integral Terrain Response 2. Apesar de seus 5 metros de comprimento, tem apenas cinco espaçosos lugares.

7) Troller T4 3.2

  • 9,8 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada – média 11,05 km/l

O jipe da Troller é um carro econômico, apesar de sua proposta off-road extrema. O modelo é feito no Ceará, sendo a empresa uma parte da Ford, mas sua origem é totalmente brasileira. O modelo T4 evoluiu para sua segunda geração, ganhando com isso o motor diesel Duratorq 3.2 de cinco cilindros em linha, usado pela Ford Ranger, que não entrou na lista.

Com esse propulsor, o T4 entrega 200 cavalos e 47 kgfm, tendo ainda uma caixa manual de seis marchas e sistema de tração 4×4 com caixa de transferência e redução, como manda o figurino.

8) Range Rover Sport TDV6

  • 9,7 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada – média 11,05 km/l

Apesar de ter a mesma marca e ser muito parecido, o Range Rover Sport não é igual ao Range Rover Vogue. Menor e com perfil mais esportivo, como diz o nome, o SUV de luxo é outro grandalhão bem frugal na hora de beber diesel. Sua versão TDV6 é, ao contrário da Vogue, mais potente, tendo o mesmo V6 3.0, mas com 306 cavalos a 4.000 rpm e 71,4 kgfm a 1.500 rpm.

O câmbio é automático de oito marchas e a tração é a Terrain Response nas quatro rodas, além de oferecer suspensão pneumática como seu irmão maior. É importado da Inglaterra.

9) Mitsubishi L200 Triton 2.4

  • 9,9 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada – média 10,85 km/l

A nova geração da picape japonesa é bem mais eficiente em consumo que a anterior, que ainda é produzida em Catalão-GO junto com esta, mas equipada com o antigo motor diesel 3.2 de 180 cavalos. Neste modelo mais recente, o motor é um novo 2.4 com 190 cavalos e 43,9 kgfm. O propulsor é equipado com transmissão automática de cinco marchas, no entanto.

A Mitsubishi L200 Triton 2.4 tem sistema de tração 4×4 com reduzida, sendo uma picape muito robusto e de boa dirigibilidade. Além disso, possui um sistema de limpeza do catalisador em caso de uso severo, por conta da poeira em excesso.

10) TAC Stark 2.3

  • 9,0 km/l na cidade e 12,0 km/l na estrada – média 10,50 km/l

A catarinense TAC Motors retornou e com ela o jipe Stark, renovado para a linha 2018. Após oito anos do lançamento original, o modelo volta para continuar a briga com o Troller T4, um vizinho, já que ambos são feitos no Ceará. Com isso, também traz de volta o motor FPT 2.3 Multijet com 127 cavalos a 3.600 rpm e 32,6 kgfm a 1.800 rpm.

O modelo chama atenção por seu visual esportivo e personalizado, tendo ainda a vantagem de suspensão independente nas quatro rodas, bem como tração 4×4 com reduzida e câmbio manual de cinco marchas.

© Noticias Automotivas. A notícia Top 10: carros diesel mais econômicos do Brasil é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.



This post first appeared on Notícias Automotivas - Noticias De Carros, please read the originial post: here

Share the post

Top 10: carros diesel mais econômicos do Brasil

×

Subscribe to Notícias Automotivas - Noticias De Carros

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×