Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Tabela de capacidade de carga de pneus

Tags: pneu carga pneus

pneu-1024x688 Tabela de capacidade de carga de pneus

Grande parte da segurança de um veículo está intimamente atrelada ao material rodante, composto por Pneus e rodas. Mas, é o primeiro que faz a ligação física entre carro e solo. Por isso, as pneus possuem uma importância enorme em um automóvel. Porém, apesar disso, muitas pessoas acabam ignorando alguns parâmetros essenciais na escolha de um Pneu.

O maior problema é o fator preço, visto que é se baseando nele, que boa parte dos consumidores acabam optando por pneus mais baratos e que muitas vezes não atendem os requisitos operacionais do automóvel, comprometendo assim a segurança. Capacidade de Carga, velocidade limite, dimensões e qualidade são colocadas de lado quando uma boa oferta é apresentada ao comprador.

Nem mesmo a eficiência energética e o nível de ruído, que estão bem destacados na etiqueta do Inmetro, são capazes de convencer muitos compradores a gastar mais por um pneu melhor. Mas, é preciso estar atento a alguns detalhes importantes referentes às capacidades dos pneus, pois caso contrário, as consequências poderão ser trágicas.

Além da não observância de tais parâmetros, muitos consumidores ainda se descuidam dos pneus, não efetuando a calibração correta e nem mesmo o rodízio, bem como alinhamento, balanceamento e até cambagem quando necessário, fora os casos de compra de pneus “meia-vida” ou riscados, que comprometem grandemente a segurança do veículo, expondo motorista, passageiros e terceiros por causa da falta de manutenção e cuidado com o material rodante.

pneu-1024x688 Tabela de capacidade de carga de pneus

Velocidade limite

Antes de mais nada, é preciso ter em mente que pneu não é igual para todos. Não estamos nos referindo às suas medidas, o que é bem óbvio. Nesse caso, antes de começarmos, é preciso saber a medida certa do pneu do carro para assim efetuar uma compra que obedece os requisitos impostos pelo fabricante. Aí, medidas como 185/60 R15 ou 195/50 R16, por exemplo, estão bem especificadas no manual do proprietário e lá, também estão as cargas de calibragem dos mesmos, tanto com o veículo vazio quanto com ele carregado.

Isso é básico e a maioria dos proprietários sabe bem quais são as medidas dos pneus de seus carros, mas há outra coisa que quase ninguém observa. A velocidade limite do pneu. Essa limitação é referente à capacidade estrutural do pneu de suportar uma velocidade com carga máxima. Ou seja, um pneu com o máximo de peso suportado na velocidade especificada. O próprio pneu indica qual é a sua velocidade limite. Cada unidade possui diversas informações, além das medidas, que são as mais conhecidas.

Esse limite de velocidade é indicado no pneu através de letras. Geralmente essa letra – que varia de J a Y – é acompanhada de outra, com algumas exceções e reposicionamentos, que se refere ao tipo de pneu. Por exemplo, a letra “R” significa radial. Na nomenclatura completa de um pneu moderno, a designação no geral significa o seguinte:

Por exemplo um pneu 185/65 R15 87 S. Como se sabe, 185 é referente à largura do pneu em mm,  enquanto 65 é a altura em %. R é radial e 15 é o tamanho da roda em polegada. Então, eis que aparecem 87 e S. O primeiro se refere ao limite de carga do pneu, que nesse caso é de 545 kg. O “S” é referente ao limite de velocidade, no caso 180 km/h.

As medidas acima são apenas um exemplo para mostrar que há mais  que se observar em um pneu, do que simplesmente suas medidas básicas. É preciso ter suas capacidades em mente para evitar a compra de um pneu de velocidade limite inferior à máxima do veículo e com capacidade de sustentar carga abaixo do recomendado. Note que a letra “H” identifica pneus com máxima limite de 210 km/h em plena carga ao invés de ser a letra “U”, por exemplo.

Por conta disso, segue abaixo tabela com os limites de velocidade dos pneus:

Identificação no pneu

Limite de velocidade com carga máxima

J

100 km/h

K

110 km/h

L

120 km/h

M

130 km/h

N

140 km/h

P

150 km/h

Q

160 km/h

R

170 km/h

S

180 km/h

T

190 km/h

H

210 km/h

V

240 km/h

W

270 km/h

Y

300 km/h

pneu-1024x688 Tabela de capacidade de carga de pneus

Capacidade de carga dos pneus

Como já mencionado acima, cada pneu possui uma carga limite na qual pode suportar. Esses valores são indicados através de números e não representam exatamente o peso suportado, por isso é necessário conhecer a tabela de capacidade de carga dos pneus. A tabela é bem extensa em termos de capacidade de carga e não necessariamente começa em 70. Porém, essa é uma capacidade muito baixa, sendo útil em um carro com peso entre 700 e 800 kg.

Na tabela abaixo, os limites vão de 70 a 100, o que significa ir de 335 kg a 800 kg de capacidade máxima por pneu (unidade). Então, confira quanto cada dezena representa em termos de carga máxima suportada por pneu na velocidade máxima especificada. Esse índice de 70 a 100 abrange a grande maioria dos carros, mas em caso de caminhão ou ônibus, por exemplo, as dezenas são outras, iniciando por 100, mas isso é por conta da maior capacidade de suportar peso.

Identificação no pneu

Limite de carga do pneu (individual)

70

335 kg

71

345 kg

72

355 kg

73

365 kg

74

375 kg

75

387 kg

76

400 kg

77

412 kg

78

425 kg

79

437 kg

80

450 kg

81

462 kg

82

475 kg

83

487 kg

84

500 kg

85

515 kg

86

530 kg

87

545 kg

88

560 kg

89

580 kg

90

600 kg

91

615 kg

92

630 kg

93

650 kg

94

670 kg

95

690 kg

96

710 kg

97

730 kg

98

750 kg

99

775 kg

100

800 kg

pneu-1024x688 Tabela de capacidade de carga de pneus

Em veículos comerciais leves, médios e pesados, o índice de capacidade de carga limite de um pneu varia de 100 a 191 e aí temos de 800 kg a 10.900 kg. Ou seja, capacidades bem superiores aos de carros comuns. Por isso, é importante ter em mente que dentro do estabelecido pelo fabricante, um pneu precisa estar de acordo com o veículo no qual será montado.

Com esses limites respeitados e tomando a devida atenção aos demais parâmetros limítrofes dos pneus, o proprietário acabará levando para casa o pneu ideal para seu carro, evitando assim que o preço seja o determinante numa compra. Dessa forma, também recomenda-se não rodar em velocidade acima do limite do pneu, mesmo que sem a carga completa.

Outro ponto é não carregar o veículo com carga acima do peso suportado pelo veículo. Todos os automóveis e comerciais leves possuem uma capacidade de carga, que geralmente inclui motorista e passageiros, mais a bagagem e/ou carga. Conduzir o carro com um sobrepeso compromete a resistência estrutural dos pneus, assim como da suspensão e estrutura do veículo.

Um pneu com a calibragem correta e dentro de seu envelope de segurança, tende não só a preservar a segurança, como também tem maior durabilidade, gera mais economia de combustível e dá maior estabilidade ao veículo. Respeitando-se os limites de segurança ao volante, o conjunto pode render muito no geral.

Por isso, na hora de comprar um pneu, atente-se para estes detalhes e preste atenção nas ofertas. Não só nos preços, é claro, mas no que está sendo oferecido. Algumas promoções são referentes a pneus com nível de eficiência energética e ruído menores. A etiqueta do Inmetro é bem específica nesse caso.

Por exemplo, não é raro vermos ofertas em sites, lojas e supermercados com pneus de classificação “E”, nota bem baixa na classificação geral. Isso é apenas em relação ao consumo e barulho gerado, mas a capacidade de carga individual e a velocidade limite não são colocadas em evidência. Portanto, é importante “ler” o pneu para que o barato não saia muito mais caro após uma escolha errada.

© Noticias Automotivas. A notícia Tabela de capacidade de carga de pneus é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.



This post first appeared on Notícias Automotivas - Noticias De Carros, please read the originial post: here

Share the post

Tabela de capacidade de carga de pneus

×

Subscribe to Notícias Automotivas - Noticias De Carros

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×