Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

JAC Motors terá fábrica em Itumbiara, segundo governo de Goiás

jac-motors-novo-logotipo-brasil-1 JAC Motors terá fábrica em Itumbiara, segundo governo de Goiás

De acordo com Eduardo Fontes, Secretário do Desenvolvimento de Goiás, a Jac Motors – através de sua representante no país, o grupo SHC – assinará no dia 18 de dezembro o protocolo de intenções para instalar uma planta de produção de veículos em Itumbiara, cidade que fica na divisa com Minas Gerais.

O local é o mesmo que anteriormente havia sido ocupado pela Suzuki Veículos, quando produzia ali o jipinho Jimny. No entanto, o grupo HPE (ex-MMC) transferiu a montagem do veículo para Catalão, onde fica sua principal fábrica, que produz especialmente modelos da Mitsubishi.

jac-motors-china JAC Motors terá fábrica em Itumbiara, segundo governo de Goiás

Com a planta desativada, o Governo de Goiás quer ampliar a produção de veículos no estado e por isso vinha negociando com a SHC para a entrada da JAC Motors no grupo de marcas que produzem carros na região, entre elas as já citadas Mitsubishi e Suzuki, bem como Hyundai e, a partir de 2018, a também chinesa Chery, estas duas últimas através da CAOA, em Anápolis.

Segundo o governo goiano, o investimento será de R$ 120 milhões para reativação da fábrica e produção de carros da JAC, que poderá ser o crossover T5, que atualmente lidera as vendas da marca chinesa no país. A SHC não confirma a informação sobre Itumbiara, dizendo que ainda mantém um compromisso com Camaçari-BA. No entanto, a operação na cidade baiana não se concretizou em seu projeto original, que consistia em uma fábrica (foto abaixo) para 100 mil carros e 10 mil caminhões leves, um investimento que seria de R$ 1 bilhão.

jac-motors-camaçari-fabrica JAC Motors terá fábrica em Itumbiara, segundo governo de Goiás

Mas, mudanças políticas no Brasil elevaram a tributação para o setor e a crise também acabou chegando, afetando as vendas de veículos. Assim, o projeto mudou para uma operação bem menor, para 20 mil carros por ano e em outra área. No entanto, o que era para ter sido executado ainda em 2017, não foi realizado e o prédio devolvido para o governo local, segundo o site AutoData.

Ainda pesa sobre a JAC Motors uma cobrança sobre os créditos de IPI dados para a marca quando o projeto da fábrica estava em execução, mas como não foi concretizada, a empresa terá de recolher o que obteve no período de 2013 a 2014. Para a nova operação, Goiás teria disputado com Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e a própria Bahia, esse novo investimento do grupo SHC.

Por ora, não se sabe se o governo goiano concedeu benefícios fiscais para a instalação da JAC em Itumbiara. Agora focada nos utilitários esportivos, a marca deverá lançar em breve a versão CVT do T40 e prepara a chegada do T70, um SUV de sete lugares.

[Fonte: AutoData]

© Noticias Automotivas. A notícia JAC Motors terá fábrica em Itumbiara, segundo governo de Goiás é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.



This post first appeared on Notícias Automotivas - Noticias De Carros, please read the originial post: here

Share the post

JAC Motors terá fábrica em Itumbiara, segundo governo de Goiás

×

Subscribe to Notícias Automotivas - Noticias De Carros

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×