Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

CRLV: certificado de registro será digital até o final de 2018

Primeiro foi a CNH – Carteira Nacional de Habilitação – que ganhou uma versão Digital a partir de fevereiro. Agora é a vez do CRLV ou Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo. Através da resolução 720 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), publicada nesta quarta (13) no Diário Oficial da União, passa a ser criado o CRLVe, que é a versão digital do documento do veículo.

Com esse formato, será possível ao proprietário acessa-lo através do smartphone e da mesma forma, ser consultado pelo agente de trânsito no momento da fiscalização. Além disso, o CRLVe possibilitará ao condutor não portar o documento em papel, não resultando assim em multa.

A introdução do CRLVe nos Detrans ocorrerá num prazo de um ano, mas os órgãos de trânsito dos estados terão 180 dias para alimentar o banco de dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) com informações de todos os veículos emplacados em suas jurisdições, entre eles débitos, multas, tributos, encargos, entre outros.

A liberação do CRLVe também não ocorrerá para qualquer veículo. Somente os que tiverem pendências jurídicas ou tributárias quitadas é que poderão ter acesso ao formato digital do documento, que provavelmente será disponibilizado através de um aplicativo dedicado, como ocorre na CNH. Também não se sabe se o certificado online será emitido de uma vez em todo o país e se será gradual, como ocorre na CNH digital.

Mas quanto isso vai custar? A notícia ruim – para proprietários de veículos em certos estados – é que a cobrança e seu valor serão definidos pelo Detran de cada região. Ou seja, haverá disparidade de preços entre os estados. No entanto, a digitalização do CRLV evitará também alguns transtornos, especialmente em caso de perda ou roubo do documento do veículo.

A versão que será disponibilizado aos proprietários de veículos no Brasil ainda está em desenvolvimento no Denatran e conta com a ajuda do Serpro, que é o Serviço Federal de Processamento de Dados. Ainda não se sabe quando o formato digital será apresentado ao público. Com mais essa ação, o smartphone ganha ainda mais importância a bordo do veículo, não só em termos de fiscalização dos órgãos competentes e comodidade para o proprietário, mas também de segurança.

Com os dois modelos digitais, que espera-se que sejam unificados num mesmo aplicativo, o Contran abre a possibilidade de no futuro as pessoas também passem a ter um documento único para identificação, reservista e eleitoral, bem como um futuro com vale-transporte, cartão único de saúde e outras funcionalidades.

© Noticias Automotivas. A notícia CRLV: certificado de registro será digital até o final de 2018 é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.



This post first appeared on Notícias Automotivas - Noticias De Carros, please read the originial post: here

Share the post

CRLV: certificado de registro será digital até o final de 2018

×

Subscribe to Notícias Automotivas - Noticias De Carros

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×