Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Seat está em situação delicada na Espanha por conta da Catalunha

seat-arona-2018-1 Seat está em situação delicada na Espanha por conta da Catalunha

A anunciada, mas não efetivada, declaração de independência da Catalunha, uma região localizada no nordeste da Espanha, está colocando o maior fabricante de veículos da península ibérica em uma situação bastante delicada, já que é em Martorell, uma cidade próxima de Barcelona – capital da região – que fica a sede da Seat, marca do grupo Volkswagen.

O peso sobre os ombros da empresa é enorme, pois ela representa 0,8% do PIB da Espanha e emprega em torno de 100 mil pessoas na Catalunha, entre empregos diretos e indiretos. Além disso, quando se fala em fabricante de veículos espanhol, o primeiro nome que vem à mente é a do fabricante catalão.

Como se sabe, a Seat tem tradição em nomear seus produtos com nomes de cidades do país e o próximo modelo será um SUV de sete lugares, que será feito em Wolfsburg, Alemanha. O anúncio estava marcado para o dia 15 de outubro, mas diante da crise política instaurada após plebiscito realizada na Catalunha e declaração de independência por parte da mesma, a situação se complicou ao ponto de adiarem a divulgação, afinal, será mais um nome de cidade da Espanha e na altura dos acontecimentos, só acirraria alguns ânimos por lá.

Agora, de acordo com o jornal El Mundo, a Volkswagen deu aval para que a Seat decida se manterá sua sede na Catalunha ou se partirá para outra província espanhola. Desde o começo da questão da independência, a montadora de Martorell se posicionou a favor de manter-se onde está, na Catalunha. Várias empresas da região já se retiraram, inclusive dois bancos.

A questão para a Seat é mais importante do que o mercado catalão. A região não tem apoio de União Europeia e vários estados do continente já anunciaram que não reconhecerão a Catalunha como um estado independente do reino da Espanha. Isso traria enormes complicações para as empresas instaladas no país, especialmente a Seat. Além disso, manter-se em Martorell significaria dizer que apoia a separação e isso teria reflexo imediato nas vendas dentro do mercado espanhol, essencial financeiramente e também em termos de imagem.

Há também a questão dos cargos executivos e também da arrecadação de impostos. A Seat, no entanto, tem em Martorell sua maior e mais importante fábrica que, inicialmente, não deverá ser prejudicada com o corte de investimentos já anunciados pelo grupo Volkswagen, algo em torno de 3,3 bilhões de euros até 2019. De lá sairá a próxima geração do Audi A1, por exemplo.

[Fonte: El Mundo via Diário Motor]

© Noticias Automotivas. A notícia Seat está em situação delicada na Espanha por conta da Catalunha é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.



This post first appeared on Notícias Automotivas - Noticias De Carros, please read the originial post: here

Share the post

Seat está em situação delicada na Espanha por conta da Catalunha

×

Subscribe to Notícias Automotivas - Noticias De Carros

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×