Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Filme geográfico: Contos da Era Dourada

Contos da Era Dourada retrata as condições de vida na Romênia durante a ditadura Ceaucescu.

Contos da Era Dourada (Amintiri din Epoca de Aur, 2009) é a segunda produção cinematográfica romena abordada aqui no blog. Sim, o cinema romeno me atrai bastante, e nele conheci alguns filmes que podem ser bem relacionados ao estudo da Geografia. Este aqui, em especial, é um filme bastante agradável de se assistir. Trata-se de uma comédia escrachada, num conjunto de cinco esquetes que, com pitadas de drama, mostram a dura vida do povo romeno durante a decadência do Regime comunista.

O título em si já carrega uma profunda sátira ao regime ditatorial de Nicolae Ceaucescu: a “Era dourada” retratada são os anos 80, em uma Romênia atrasada, empobrecida e carente do apoio da União Soviética, cuja economia em franca decadência não permitia mais enviar mundos e fundos aos países aliados.

O cinema romeno, pelo que aprendi até então, é marcado por comédias dramáticas que fazem o espectador oscilar entre o riso e o choro, e se o espectador for sábio, deve se preparar psicologicamente enquanto assiste ao filme, pois o final sempre é impactante e triste. Assisti a Contos da Era Moderna levando tudo isso em mente. Resultado: ri muito, muito mesmo. Houve passagens fortes, dramáticas, mas suportáveis. E não levei nenhum susto no final.

O espectador brasileiro, inclusive, tende a se identificar muito com os personagens. Isso porque, apesar do contexto político, cultural e econômico totalmente diverso entre Brasil e Romênia, o filme mostra um lado romeno que em muito se assemelha às nossas práticas: o “jeitinho”. E tem jeitinho pra tudo na Romênia!

Breve sinopse (dessa vez, livre de spoilers): o filme é, na verdade, um conjunto de várias histórias não interligadas, que são tratadas como “lendas” da Romênia comunista. Situações tragicômicas do dia a dia, na cidade e no campo, são retratadas ora com severo realismo, ora com toques de comédia pastelão. Histórias como de um professor que recebe a missão de alfabetizar uma vila rural inteira; ou de um policial que compra, por contrabando, um porco vivo para a ceia de Natal, e precisa matá-lo sem que os vizinhos ouçam; ou de um fotógrafo que tem que “photoshopar manualmente” uma imagem de Ceaucescu para a capa de um jornal; vão revelando diversos aspectos da vida romena durante a Guerra Fria.

Nas aulas de Geografia

Contos da Era Dourada é um retrato da vida nos países satélites da União Soviética durante a crise do bloco comunista. Escancara os problemas que emergiam vorazes sobre estas nações, mostrando através do humor situações como a falta de infraestrutura, a crise de abastecimento, as atitudes totalitárias e a ausência de participação social sobre a vida política. Excelente produção para se trabalhar com turmas de Ensino Fundamental e Médio, ao se abordar o fim da Guerra Fria.

É talvez um interessante contraponto a outro bom filme de temática semelhante e mais conhecido, o “Adeus, Lênin!”. Contraponto, pois parte de uma narrativa menos romantizada, e com críticas mais duras ao regime comunista; ao mesmo tempo, porém, que omite as consequências da queda do regime.

Possivelmente, este contraponto se deva justamente às diferenças entre a Alemanha Oriental, de Adeus, Lênin!, e a Romênia, de Contos da Era Dourada. A Alemanha Oriental recebeu investimentos muito expressivos da União Soviética, que praticamente reconstruiu o país após a II Guerra Mundial. Já a Romênia, periferia do Leste, não recebeu a mesma atenção nem o mesmo “carinho” dos soviéticos. Ao mesmo tempo, a ditadura Ceaucescu foi uma das mais corruptas e violentas do Leste. Não à toa, foi o único local onde o regime terminou de forma violenta, com a execução pública de Nicolae e Elena Ceaucescu, capturados pelo povo enquanto tentavam embarcar em um helicóptero para fugir do país, que se encontrava já debaixo da revolução democrática.

O blog 366 Filmes de A a Z traz o filme disponível para download, legendado, via torrent.

 

 


Share the post

Filme geográfico: Contos da Era Dourada

×

Subscribe to Geografia Para Professores | Um Blog Sobre Geografia Escolar, Com Conteúdos E Dicas Voltados Para Professores

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×