Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Ideologia e corrupção?

A corrupção é ambidestra?

Quando discutimos ideologias, estamos discutindo o modelo de sociedade que acreditamos ser mais apropriado para a vida humana, no tempo histórico em que vivemos e no futuro. Ideologia é um conjunto encadeado de ideias sobre algo, ou seja, um sistema de ideias. E esse “algo” é, habitualmente, a organização da sociedade.

Quando discutimos corrupção, não estamos discutindo ideologia. A corrupção não é de esquerda, direita ou de centro; não é desenvolvimentista ou ambientalista; não é estatal ou privada; não é conservadora ou liberal; não é racista, homofóbica, machista ou igualitária.

Corrupção é um subconjunto das práticas que, sejam ilegais ou não, são consideradas antiéticas no nosso tempo histórico. Corrupção vai, sim, desde o suborno ao fiscal da prefeitura para não embargar aquele puxadinho no fundo da casa, até desviar muitos milhões de dinheiros para algum paraíso fiscal. Corrupção é o resultado da ação daquele que corrompe (o corruptor) e/ou daquele que é corrompido (o corrupto), ou seja, é a prática considerada uma forma inadequada de obter ganho ou vantagem pessoal, dentro do conjunto das regras, escritas ou não, que espera-se que o todo social cumpra.

Não existe ideologia corrupta. Não, não existe. Nem o Nazismo, que é tão frequentemente citado como exemplo de ideologia corrupta, não era corrupto em sua raiz. Era uma ideologia supremacista, excludente, discriminatória e violenta, mas, se lermos qualquer teórico do Nazismo, não encontraremos nenhum deles dizendo que é certo roubar dinheiro público, ou que é certo subornar o fiscal da prefeitura. O mesmo se aplica ao liberalismo econômico, ao anarco-cooperativismo, ao comunismo, ao keynesianismo, à social-democracia, etc.

A melhor relação que se pode fazer entre corrupção e ideologia é reconhecer que cada ideologia trará uma ou mais propostas diferentes sobre como solucionar a corrupção. Há quem diga que a solução é aumentar o poder do judiciário; ou criar pena de morte; ou educar melhor as crianças; ou criar mecanismos coletivos de fiscalização; ou diminuir impostos; enfim, uma infinidade de proposituras.

Concluindo, quando falamos de ideologia, estamos falando de ideias sobre a sociedade ou algum aspecto específico dela; e quando falamos de corrupção, estamos falando de um dentre tantos problemas sociais, assim como a fome, a violência, a poluição, etc. Então, por favor, parem de misturar corrupção e ideologia no mesmo balaio.


Share the post

Ideologia e corrupção?

×

Subscribe to Geografia Para Professores | Um Blog Sobre Geografia Escolar, Com Conteúdos E Dicas Voltados Para Professores

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×