Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

28/10, 9h, CEP: "Documentários: Inventores da Psicanálise ¬ Pierre Fédida"

Documentários articulam a ideia de arquivo, mas também de construção, o que nos brinda com uma sorte de testemunhos que faz pensar. São produtivos, convocativos, instigadores, como se fôssemos convidados a participar “daquilo” que se apresenta, dos primórdios da história da Psicanálise.
Dando continuidade ao dispositivo criado em 2015, no qual foram contemplados os inventores do campo psicanalítico Sigmund Freud, Ana Freud, Melanie Klein, Françoise Dolto, Jacques Lacan, em 2016, Sándor Ferenczi, Heinz Kohut, André Green e Wilfred Bion, em 2017 propomos a aproximação dos autores Karl Abraham, Christopher Bollas, William Fairbairn e Pierre Fédida.
A perspectiva da qual se parte esta atividade, mantém-se como sendo aquela que nos coloca nos meandros da contínua reinvenção da Psicanálise.
Para isso, serão apresentados documentários sobre os inventores mencionados, que serão comentados por psicanalistas convidados e discutidos com o público a cada sessão.
sábado | 9h às 12h | dia 28 de outubro
Exibição e comentários do documentário - Pierre Fédida
Pierre Fédida foi um dos psicanalistas franceses mais importantes na continuação de Jacques Lacan. De formação filosófica (foi estudante de Gilles Deleuze em Clermont-Ferrand), Pierre Fédida formou-se em Fenomenologia, a qual influenciou a Psicanálise que ele desenvolveu. Trabalhou anos inteiros num diálogo rigoroso com o historiador da Arte Georges Didi-Huberman. Formou centenas de psicanalistas, dirigindo notadamente as teses de Maud Mannoni, Patrick Guyomard e Monique David-Ménard. Foi professor na Universidade Paris VII.
Nascimento: 30 de outubro de 1934, Lyon, França
Falecimento: 1 de novembro de 2002, Paris, França
Documentários: Inventores da Psicanálise é uma atividade gratuita, dirigida ao público em geral.
Informações e inscrições pelos telefones*
11 3864-2330 | 11 3865-0017
*inscrições antecipadas

coordenação

Karin de Paula
É praticante da Psicanálise, doutora em Processos de Singularização pela PUC-SP. Autora dos livros “$em? Sobre a Inclusão e o Manejo do Dinheiro numa Psicanálise”, ed. Casa do Psicólogo, “Do Espírito da Coisa: Um Cálculo de Graça - Sobre o Percurso de uma Psicanálise”, ed. Escuta, “Trabalhando com a Psicanálise: Dos Porta-Dores da Peste”, na obra: “Diálogos sobre Formação e Transmissão em Psicanálise”, ed. Zagodoni, e “Clínica Psicanalítica das Neuroses”, Série Prática Clínica, ed. Zagodoni, entre vários outros artigos publicados. Professora e supervisora em universidades e em Curso de Formação em Psicanálise.

comentários de

Claudio E. M. Waks 
Psicólogo pela Universidade de Califórnia, Berkeley (USA), psicanalista, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, membro do Laboratório de Psicopatologia Fundamental do Departamento de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da PUC-SP e docente do Curso de Formação em Psicanálise do CEP.

Daniel Delouya 
Psicanalista, membro efetivo e professor da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Autor de vários livros, entre os quais “Torções na Razão Freudiana: Especificidades e Afinidades”, ed. Unimarco, e “Depressão”, Coleção Clínica Psicanalítica, ed. Casa do Psicólogo.


This post first appeared on Existe Psicologia Em SP, please read the originial post: here

Share the post

28/10, 9h, CEP: "Documentários: Inventores da Psicanálise ¬ Pierre Fédida"

×

Subscribe to Existe Psicologia Em Sp

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×