Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

28/1, 9h, CEP: "Documentários: Inventores da Psicanálise ¬ Karl Abraham"

comentários de Alexandre Holtmann Pastore e Maria das Graças Ramos Del Corso

Documentários articulam a ideia de arquivo, mas também de construção, o que nos brinda com uma sorte de testemunhos que faz pensar. São produtivos, convocativos, instigadores, como se fôssemos convidados a participar “daquilo” que se apresenta, dos primórdios da história da Psicanálise.
Dando continuidade ao dispositivo criado em 2015, no qual foram contemplados os inventores do campo psicanalítico Sigmund Freud, Ana Freud, Melanie Klein, Françoise Dolto, Jacques Lacan, em 2016, Sándor Ferenczi, Heinz Kohut, André Green e Wilfred Bion, em 2017 propomos a aproximação dos autores Karl Abraham, Christopher Bollas, William Fairbairn e Pierre Fédida.
A perspectiva da qual se parte esta atividade, mantém-se como sendo aquela que nos coloca nos meandros da contínua reinvenção da Psicanálise.
Para isso, serão apresentados documentários sobre os inventores mencionados, que serão comentados por psicanalistas convidados e discutidos com o público a cada sessão.
sábado | 9h às 12h | dia 28 de janeiro
Exibição e comentários do documentário - Karl Abraham
Karl Abraham, foi um psicanalista alemão, um dos primeiros discípulos de Sigmund Freud, com quem manteve correspondência. Em uma ocasião, Freud se referiu a ele como “meu melhor aluno”.
Nascimento: 03 de maio de 1877, Bremen, Alemanha
Falecimento: 
25 de dezembro de 1925, Berlim, Alemanha
Documentários: Inventores da Psicanálise é uma atividade gratuita, dirigida ao público em geral.
Informações e inscrições pelos telefones*
11 3864-2330 | 11 3865-0017
*inscrições antecipadas

coordenação

Karin de Paula
É praticante da Psicanálise, doutora em Processos de Singularização pela PUC-SP. Autora dos livros “$em? Sobre a Inclusão e o Manejo do Dinheiro numa Psicanálise”, ed. Casa do Psicólogo, “Do Espírito da Coisa: Um Cálculo de Graça - Sobre o Percurso de uma Psicanálise”, ed. Escuta, “Trabalhando com a Psicanálise: Dos Porta-Dores da Peste”, na obra: “Diálogos sobre Formação e Transmissão em Psicanálise”, ed. Zagodoni, e “Clínica Psicanalítica das Neuroses”, Série Prática Clínica, ed. Zagodoni, entre vários outros artigos publicados. Professora e supervisora em universidades e em Curso de Formação em Psicanálise. 

comentários de

Alexandre Holtmann Pastore 
Graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP, é praticante da Psicanálise, fez Formação em Psicanálise no CEP e trabalha na clínica de adolescentes e adultos. 

Maria das Graças Ramos Del Corso 
Psicanalista, doutora pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da PUC-SP, membro fundadora do Instituto Vox e autora de diversos artigos.


This post first appeared on Existe Psicologia Em SP, please read the originial post: here

Share the post

28/1, 9h, CEP: "Documentários: Inventores da Psicanálise ¬ Karl Abraham"

×

Subscribe to Existe Psicologia Em Sp

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×