Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O que são as Práticas Integrativas e Complementares?

Também conhecidas como PICs, as Práticas Integrativas e Complementares são técnicas terapêuticas que se utilizam de conhecimentos tradicionais de diversas origens.

Em conjunto ao Tratamento alopático, as PICs atuam na prevenção de doenças, e também no tratamento paliativo.

O SUS (Sistema Único de Saúde) atualmente oferece 29 dessas práticas, que podem ser acessadas pela população de forma gratuita.

E essa iniciativa tem se mostrado acertada! Os resultados da integração da medicina convencional às Práticas Integrativas e Complementares vêm sendo bem positivos.

Neste artigo, você irá conhecer um pouco mais sobre as Práticas Integrativas e Complementares. Confira!

Histórico das Práticas Integrativas e Complementares na saúde pública

A discussão sobre a adoção das práticas integrativas e complementares na saúde pública do Brasil surgiu no final da década de 1970.

Isso abriu as portas para que, durante a oitava Conferência Nacional de Saúde, realizada em meados da década de 1980, a questão fosse abordada com mais atenção.

Após longos anos de discussão, o Ministério da Saúde aprova, em 2006, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC), com o respaldo da Organização Mundial da Saúde.

As Práticas Integrativas e Complementares hoje

Atualmente, as práticas integrativas e complementares são oferecidas por meio do SUS em 54% dos municípios brasileiros.

Porém, ainda são apenas 8.239 estabelecimentos de Atenção Básica oferecendo as PICs, o que representa 19% de cobertura.

Isso mostra que há muito espaço para quem quer atuar na área.

Para isso, buscar bons cursos de formação específica, ou mesmo graduação, é essencial.

Mas afinal, quais são as Práticas Integrativas e Complementares oferecidas pelo SUS?

Como mencionado anteriormente, o SUS oferece um total de 29 PICs diferentes, cada uma com uma abordagem única.

Conheça um pouco mais sobre cada uma!

Apiterapia

A apiterapia é uma prática utilizada desde a antiguidade, tendo sido, inclusive, mencionada por Hipócrates. Além disso, há registros de sua aplicação em antigos textos chineses e egípcios.

A prática consiste na utilização de produtos derivados das abelhas, que vão desde o pólen, passando pelo mel, própolis, geleia real, até as apitoxinas, os venenos das abelhas.

São várias as formas de aplicação destes produtos, que vão desde sua ingestão in natura à transformação em cremes, pomadas e comprimidos.

Aromaterapia

A aromaterapia visa provocar o bem-estar e promover a saúde física e mental por meio da utilização dos óleos essenciais.

Muitas vezes, a aromaterapia é aplicada associada a outras práticas, como cromoterapia e a terapia de florais.

Alguns dos benefícios oferecidos pela aromaterapia são o alívio da ansiedade, estresse e insônia, promoção do bem-estar físico e mental, e fortalecimento da imunidade.

Clicando aqui, você poderá baixar um e-book gratuito, onde você encontrará mais informações sobre o funcionamento dos óleos essenciais.

Arteterapia

A arteterapia, como o próprio nome sugere, é a utilização da arte como instrumento de promoção da saúde.

Através de recursos como fotografia, dança, teatro, música, pintura, poesia, entre outros, a arteterapia promove a conexão do universo interno e externo do indivíduo, resultando em saúde física e mental.

O processo se dá de maneira individual ou em grupo, e utiliza a simbologia da arte como principal recurso terapêutico.

Ayurveda

Ayurveda é a medicina tradicional indiana, e é uma das práticas de saúde mais antigas do mundo. O termo pode ser traduzido como ciência ou conhecimento da vida.

A Organização Mundial da Saúde reconhece os benefícios da ayurveda no tratamento e prevenção de doenças, e a classifica como, além de uma prática terapêutica, um estilo de vida.

Os recursos utilizados pelo ayurveda variam de massagens, técnicas respiratórias, posturas corporais, plantas medicinais, minerais, entre outros.

No ayurveda, o corpo humano é visto, do ponto de vista energético, como sendo composto de 5 elementos: ar, terra, fogo, água e éter.

E é com base no equilíbrio, ou desequilíbrio, destes 5 elementos que todo o tratamento é desenvolvido.

Biodança

A biodança se utiliza dos elementos da música, canto, e a dança em si, para o restabelecimento do desenvolvimento humano.

Além dos elementos físicos da dança, que melhoram a coordenação motora, equilíbrio e saúde muscular, a interação social e integração com outras pessoas promove diminuição no estresse, melhora na comunicação e maior capacidade de relacionamento com outras pessoas.

Bioenergética

A bioenergética utiliza-se de exercícios de respiração, verbalização e educação corporal que auxiliam a liberação das tensões do corpo.

Como consequência, o indivíduo passa a ter maior facilidade da expressão das emoções, o que melhora sua saúde psíquica.

Constelação Familiar

Desenvolvida na década de 1980 pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger, a constelação familiar trata-se de um método psicoterapêutico que busca tratar problemas encontrados no indivíduo através da promoção da consciência deste sobre suas relações familiares.

Trata-se de uma terapia breve, podendo ser realizada individualmente, em grupo, ou mesmo durante workshops.

Em cada encontro, é abordado um tema específico, que trazem ao indivíduo uma maior percepção dos desequilíbrios causados pelas relações familiares desarmônicas, que geram prejuízos na saúde e na vitalidade.

Você pode conhecer um pouco mais sobre esta abordagem clicando aqui.

Cromoterapia

A cromoterapia é a utilização das cores como meio de promover saúde física e emocional.

As cores utilizadas nesta abordagem são aquelas contidas no espectro solar: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

Por meio de lâmpadas, roupas, janelas coloridas, água solarizada, e até alimentos, a cromoterapia gera bem-estar e alívio de diversos sintomas físicos e emocionais.

As cores a serem utilizadas no tratamento são escolhidas de acordo com a necessidade do paciente.

Elas são divididas em cores quentes (vermelho, laranja e amarelo) e cores frias (verde, azul anil e violeta).

Dança circular

A dança circular é uma prática ancestral, e a técnica é baseada em várias culturas tradicionais encontradas ao redor do mundo.

O primeiro a promover este resgate e elaborar um sistema foi o bailarino polonês/alemão Bernard Wosien.

Porém, aos poucos, foram sendo acrescentados mais elementos como melodias, ritmos e coreografias.

O objetivo da dança circular é a utilização deste sistema para a promoção da integração entre indivíduos em uma conexão harmoniosa, gerando bem-estar físico, mental, emocional e social em seus integrantes.

Na prática, os integrantes dançam formando um círculo onde é estimulado o respeito a todos os integrantes e à diversidade, trazendo benefícios a cada um dos indivíduos envolvidos.

Geoterapia

A geoterapia é uma prática que utiliza a argila, o barro, as lamas medicinais, e até mesmo pedras e cristais no tratamento de desequilíbrios físicos e emocionais.

Segundo a abordagem, as propriedades químicas do elemento terra são capazes de promover este equilíbrio de forma natural. Eles têm o poder de agir diretamente nos centros energéticos e meridianos do corpo, tratando os desequilíbrios e promovendo o alívio dos sintomas.

Em alguns casos, o tratamento é realizado integrando a utilização da luz solar, o que desencadeia um processo dinâmico e vitalizante.

Hipnoterapia

A hipnoterapia é uma prática que estimula o relaxamento profundo da mente, com o objetivo de promover uma maior consciência do indivíduo sobre si mesmo e seu real estado psíquico e emocional.

Utilizada no tratamento de fobias, insônia, depressão, estresse e dores crônicas, a hipnoterapia costuma gerar resultados rápidos.

Isso acontece pelo fato de a técnica favorecer o autoconhecimento. Por isso, quando trabalhada em conjunto a psicoterapia, por exemplo, tem o potencial de gerar um resultado muito maior.

A hipnose também é comumente utilizada para auxiliar na promoção de hábitos saudáveis, abandono de vícios e perda de peso.

Homeopatia

Iniciada em 1796 pelo médico alemão Samuel Hahnemann, a homeopatia considera os sintomas como uma reação contra a doença, que, por sua vez, trata-se de uma perturbação na energia vital.

Portanto, a homeopatia enxerga a pessoa como um todo, e não como partes agrupadas.

O tratamento é individualizado, onde são utilizados medicamentos ultradiluídos, com o objetivo de estimular o corpo a produzir a cura.

A homeopatia é baseada nos princípios da lei do semelhante, experimentação no homem sadio, doses mínimas e medicamento único.

Imposição de mãos

Bastante ligada às religiões, a imposição de mãos tem como objetivo promover a saúde através da manipulação da energia vital.

Um esforço meditativo realizado tanto pelo paciente quanto pelo terapeuta, promove um equilíbrio energético, gerando o restabelecimento da saúde.

Medicina antroposófica, ou antroposifia aplicada à saúde

Desenvolvida na década de 1920 por Rudolf Steiner e Ita Wegman, a medicina antroposófica integra práticas da medicina moderna com a antroposofia.

Na medicina antroposófica, o corpo não é visto apenas em seu aspecto físico. A relação entre corpo, alma (ou psique) e espírito, deve ser harmoniosa, para que haja a saúde plena.

Utiliza-se de técnicas como:

  • Euritimia curativa: terapia que tem como base movimentos corporais específicos;
  • Terapia artística: utilização de diferentes formas de arte, como pintura, música e desenho como ferramentas terapêuticas;
  • Massagem rítimica; e
  • Quirofonética: técnica baseada na fala.

Medicina tradicional chinesa e acupuntura

A medicina tradicional chinesa é um conjunto de técnicas desenvolvidas com base na manipulação da energia vital para a manutenção da boa saúde física e mental.

Apesar de a acupuntura ser a sua manifestação mais conhecida pelos ocidentais, outras abordagens como moxabustão, ventosaterapia, lian gong, entre outras, também são parte da medicina tradicional chinesa.

A base filosófica da medicina tradicional chinesa é o taoísmo, e o fluxo que ocorre entre as energias opostas yin/yang.

Quando este fluxo não ocorre como deveria, o corpo físico adoece.

Com isso, a função principal da medicina tradicional chinesa é fazer com que o indivíduo mantenha o fluxo energético saudável.

Meditação

Praticada em várias religiões e filosofias milenares, a meditação consiste no exercício de se manter focado em algo, que pode ser um objeto, a própria respiração, ou mesmo nos sons do ambiente.

Através da prática, a capacidade de observação é ampliada, assim como a atenção e a concentração.

Entre os benefícios da prática regular da meditação estão a diminuição de pensamentos repetitivos, melhora do humor e maior facilidade de assimilação de informações.

Além disso, a meditação promove uma melhor integração entre o mundo interno (corpo e mente) com o mundo externo, aprimorando os relacionamentos pessoais, sociais, afetivos e ambientais.

Musicoterapia

A musicoterapia é uma prática que pode ser conduzida de forma individual ou em grupo, e promove a melhora na concentração, humor, atenção e memória.

Além disso, são observados efeitos físicos positivos como a diminuição da pressão arterial e da frequência cardíaca.

Muito além da saúde física e mental, a musicoterapia promove também melhora na capacidade de socialização, o que influencia na prevenção da depressão, ansiedade, estresse, e melhora o humor.

Naturopatia

A naturopatia é uma prática com abordagem holística, que tem por princípios:

  • Autocura;
  • Sintomas subjacentes;
  • Tratamento não invasivo;
  • Tratamento holístico;
  • Educação no tratamento; e
  • Prevenção.

Por meio de um conjunto de métodos e recursos naturais, é feito o cuidado e atenção à saúde.

Osteopatia

Prática terapêutica que, através de técnicas manuais, auxilia no tratamento de doenças.

As técnicas empregadas envolvem a manipulação do sistema musculo-esquelético, alongamentos e mobilidade das vísceras.

Como é comum nas práticas integrativas e complementares, na osteopatia o ser humano é visto de forma holística, e seu tratamento promove bem-estar pleno.

Ozonioterapia

A ozonioterapia consiste na aplicação terapêutica do ozônio medicinal, que mistura os gases ozônio e oxigênio.

A aplicação do ozônio medicinal estimula o processo de cura, pelo próprio corpo, de várias doenças.

A técnica é usada com frequência na oncologia, neurologia, odontologia, entre outros.

Também é muito utilizada no tratamento de:

  • Doenças autoimunes;
  • Problemas respiratórios;
  • Tratamento da infecção pelo HIV;
  • Tratamento do câncer;
  • Tratamento de infecções; e
  • Efeitos da diabetes.

Plantas medicinais – Fitoterapia

A fitoterapia é o estudo das plantas medicinais e a sua utilização na prevenção, tratamento e cura de doenças.

Uma das vantagens da técnica é a utilização de medicamentos feitos à base de plantas, e sem componentes sintéticos.

Mas cuidado! Isso não significa que todos os medicamentos fitoterápicos são isentos de efeitos colaterais.

Por isso, sua utilização deve ser acompanhada por um profissional capacitado.

Quiropraxia

A quiropraxia é um método que atua na prevenção, manutenção e no tratamento de doenças por meio da manipulação do sistema nervoso central, principalmente via manobras realizadas na coluna vertebral.

O tratamento traz alívio a dores crônicas, e desequilíbrios trazidos pela má postura.

Atua também no relaxamento muscular que, consequentemente, promove relaxamento e diminuição da ansiedade e estresse.

Reflexoterapia

A reflexoterapia é uma prática que estimula os microssistemas do corpo existentes nas mãos, pés e orelhas.

Esses microssistemas e pontos reflexos são como representações dos principais sistemas de nosso corpo. Ao estimularmos da maneira correta, promovemos o bom funcionamento desses sistemas, consequentemente melhorando a saúde de forma geral.

O estímulo tem o foco da eliminação de toxinas, alívio da dor e relaxamento.

Reiki

O reiki é o sistema de imposição de mãos mais conhecido no Brasil.

O objetivo do tratamento é a promoção de bem-estar físico e mental por meio da canalização da energia vital.

A técnica faz com que o fluxo de energia ocorra de forma equilibrada, desfazendo os nós energéticos, e consequentemente eliminando toxinas e melhorando a saúde integral.

Shantala

A shantala é uma técnica de massagem feita em bebês e crianças feita pelos pais, e proporciona uma série de benefícios para a criança.

Além do vínculo entre os pais e filhos se estreitar, a técnica estimula o sistema respiratório, digestivo, linfático, musculo-esquelético, assim como os demais.

Por conta disso, o desenvolvimento da criança é favorecido.

A técnica auxilia no aprendizado de movimentos como se sentar, rolar, engatinhar e andar.

O aspecto mental também é favorecido.

A criança se desenvolve com mais confiança, segurança, criatividade e equilíbrio físico e mental.

Terapia Comunitária Integrativa

A Terapia Comunitária Integrativa, ou TCI, é uma prática de caráter preventivo, que visa promover um espaço de acolhimento ao sofrimento.

A partir do compartilhamento de histórias, tristezas, alegrias e histórias de superação, cada membro do grupo se torna como um terapeuta de si mesmo, através da identificação com os demais membros.

As etapas do tratamento são:

  • Acolhimento;
  • Escolha do tema;
  • Contextualização;
  • Problematização; e
  • Encerramento.

Terapia de florais

A terapia com florais tem como objetivo principal o equilíbrio emocional.

O primeiro sistema floral foi desenvolvido pelo doutor Edward Bach, na década de 1930, sendo inspirado em técnicas homeopáticas.

Dr. Bach acreditava que o foco do tratamento deve ser a personalidade da pessoa, não sua doença.

A técnica auxilia no tratamento de ansiedade, estresse, fobias, insônia, combate a vícios, entre outros.

As etapas do tratamento, conhecidas como 4R, são:

  • Relaxamento;
  • Reconhecimento;
  • Resistência; e
  • Renovação.

Termalismo social ou crenoterapia

O termalismo consiste na utilização da água mineral de forma terapêutica.

Auxilia na prevenção e tratamento de diversas doenças e problemas musculares, infecções, diabetes, ansiedade, problemas de circulação, entre outros.

O termalismo engloba também a utilização de produtos naturais como vapores, gases e lamas.

Porém, a principal forma de tratamento no termalismo é o uso de águas termais, que podem ser:

  • Sulfurosas;
  • Bicarbonatadas;
  • Ferruginosas; ou
  • Cloretadas.

Yoga

Yoga é uma prática milenar, de origem indiana, que oferece diversos benefícios físicos e mentais ao praticante.

Existem diversos estilos de yoga, dos mais vigorosos aos mais meditativos.

O equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual é obtido através das práticas, que envolvem movimentos físicos, técnicas de respiração, relaxamento e meditação.

Entre os benefícios da prática estão a melhora do sono, diminuição do estresse e da ansiedade, fortalecimento da musculatura, e aumento da flexibilidade nas articulações.

Existem contra-indicações na utilização das Práticas Integrativas e Complementares?

O oferecimento das práticas integrativas e complementares pelo SUS tem, como o próprio nome diz, foco em oferecer alternativas que auxiliem o tratamento médico.

A maior parte das práticas não possui contra-indicações. Porém, o tratamento com o médico convencional não deve ser abandonado.

Mercado de trabalho em Práticas Integrativas e Complementares

Como mostrado no início do artigo, ainda há um déficit muito grande de terapeutas nas unidades do SUS.

Isso pode ser uma oportunidade para quem deseja trabalhar com as práticas apresentadas.

Caso não queira trabalhar na saúde pública, sempre existe a possibilidade de fazer atendimentos privados, ou mesmo abrir o seu próprio consultório.

Para isso, buscar uma boa formação é fundamental.

Nos próximos meses, você irá acompanhar as melhores formações oferecidas no mercado aqui no blog.

Conclusão

A adoção das Práticas Integrativas e Complementares está em plena ascensão.

Isso porque a população em geral está tomando conhecimento de técnicas menos invasivas e que utilizam substâncias menos nocivas ao corpo.

Agora gostaria de saber qual delas é a prática que você mais se identifica. Deixe seu comentário!

O post O que são as Práticas Integrativas e Complementares? apareceu primeiro em Caminhos da Saúde.



This post first appeared on Caminhos Da Saúde, please read the originial post: here

Share the post

O que são as Práticas Integrativas e Complementares?

×

Subscribe to Caminhos Da Saúde

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×