Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Implantes dentários e o cigarro

 Implantes dentários e fumantes: uma combinação NADA perfeita

Implantes dentários são suportes metálicos colocados por meio de cirurgia no osso maxilar e servem como âncoras para a reposição dos dentes. É um tratamento odontológico sério que exige cuidados especiais tanto do paciente quanto do dentista. Em alguns casos, é necessária até mesmo anestesia geral do paciente, sendo que o pós-operatório exige cuidados com a alimentação e higiene bucal. É importante destacar esses detalhes e cuidados para que o paciente perceba o quão atento deve estar quando decidir optar por um tratamento de Implante dentário. É justamente aí que o fator Cigarro surge, ou melhor, quando ele deve desaparecer do seu dia a dia

o fumo e o implante

Implante x Cigarro

Diversas pesquisas já confirmaram o quanto o cigarro é prejudicial para o corpo humano, tanto a medicina quanto a odontologia desestimulam seus pacientes a manterem esse hábito. Quando o assunto é implante dentário o problema do cigarro está na integração do implante, ou seja, a capacidade de se fundir ao osso. Os implantes necessitam de oxigênio para fazer essa fundição de forma correta, no entanto, a nicotina exerce efeito negativo na circulação do sangue, o que inibe a oxigenação. Dessa forma, fumantes possuem mais dificuldade para a cicatrização óssea e ficam vulneráveis a inflamações dos tecidos ao redor do implante, além de que o fumo inibe a ação de antibióticos administrados no pós-operatório.

proibido fumar

Afinal, quanto tempo preciso parar de fumar?

O recomendado é parar de fumar 3 dias antes da cirurgia e permanecer sem fumar até um mês após, já que é imprescindível que o paciente não fume durante o período de cicatrização para o sucesso do implante dentário.

implante dentário e tagismo
O que dizem as pesquisas?

O tabagismo e o alto índice de insucesso com implantes dentários vêm sendo pesquisado no mundo todo e o consenso entre os dentistas sobre o cigarro só aumenta. Na Espanha foi realizada uma pesquisa com fumantes e não-fumantes, que foram acompanhados por 5 anos. O resultado? Os fumantes tiveram insucesso nos procedimentos odontológicos muito maiores do que os não-fumantes: 15,8% contra somente 1,4%. Entre as causas associadas a esse percentual está o risco maior de infecção após a cirurgia por quem é fumante, além da cicatrização que ocorre de forma mais lenta neste paciente.
Outra pesquisa fez a comparação entre quem abandonou o cigarro uma semana antes do implante dentário e um grupo que parou de fumar oito semanas depois. Novamente os resultados mostraram que quem parou de fumar antes do procedimento teve mais sucesso no tratamento do que o grupo dos fumantes.

Os pesquisadores afirmam que o tabaco é prejudicial tanto durante o tratamento, quanto a longo prazo, já que as funções normais das células ficam danificadas.
Outro fator importante a se considerar é que como em qualquer outra cirurgia, o paciente deve estar em boas condições de saúde para realizar o procedimento de implante dentário. As gengivas precisam estar saudáveis, o osso deve ser adequado para suportar o implante e a higiene bucal é fundamental. O cigarro não favorece nenhum desses fatores.

implante dentário e fumantes

.Saúde bucal x Cigarro

Definitivamente esses dois não possuem compatibilidade. Pelo o que já foi mencionado, alguns cirurgiões dentistas não realizam implante em fumantes.  Consideram que o procedimento não terá sucesso, confirmando o quanto o cigarro pode ser prejudicial à saúde. Além de ser prejudicial para os pacientes que precisam realizar um implante dentário, o cigarro aumenta ainda o risco de doenças. Tais como o câncer bucal e outras doenças associadas aos dentes e gengivas, como gengivites, inflamações e dificulta a cicatrização da boca.

The post Implantes dentários e o cigarro appeared first on Dentista Sorridere - Porto Alegre .



This post first appeared on Blog Sorridere 【ツ】 Saiba As Novidades Da Odo, please read the originial post: here

Share the post

Implantes dentários e o cigarro

×

Subscribe to Blog Sorridere 【ツ】 Saiba As Novidades Da Odo

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×