Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Usar ou não usar lentes de contato?

                Há muitas dúvidas sobre a indicação e o uso de Lentes de contato. Mais do que nunca, a diversidade de materiais, correções e períodos de uso,  fazem com que as opções sejam inúmeras e consiga corrigir 90% dos casos. Usar lentes de contato se tornou mais simples e prático do que há alguns anos.

                Hoje temos as lentes descartáveis, com modalidades de uso diferenciadas. Pode usar um dia e descarta-las (indicadas para pessoas que 
gostam os óculos, mas quer praticar uma atividade física, festas, eventos ou mesmo apenas para uso esporádico) ou aquelas para usar um mês (são as de descarte mensal, indicadas para quem usa todos os dias por um período maior de horas ).  E há opções de desenhos diferentes – algumas podem ser coloridas sem grau ,ou com grau e corrigem miopia, hipermetropia, astigmatismo(conforme o caso, vale ressaltar). E ainda há a opção das multifocais (sim, ela corrige longe e perto).As lentes de troca anual ainda continuam no mercado com diversas opções.



                Mas qual a melhor opção? E a questão dos cuidados para lavar e manter a higiene das lentes? (assepsia) que é mais trabalhosa? E os custos?

Visite seu oftalmologista regularmente
                Primeiro e importante ressaltar: Passar pela consulta ao oftalmologista para um exame prévio da saúde ocular (infecções e patologias) e a atualização da receita. O ideal é no mínimo a cada seis meses ou 1 vez ao ano. Após isso, procure um profissional técnico para a primeira adaptação. Assim todas as recomendações e auxilio para colocara e tirar as lentes (além da assepsia) será feita com todo cuidado e técnica.

                Para escolher a melhor opção deve ser considerado seu estilo de vida, as necessidades e se há correção (grau) para qual melhor desenho de lente ser indicada. Avaliar os custos das lentes e de seus produtos para higiene.  Não são descartados os óculos, muita atenção a isso. É necessário saber combinar o uso de lentes de contato e óculos. Os óculos são usados nos períodos de descanso das lentes, para melhor saúde ocular. E evitar risco de maiores transtornos.

                Sim, lentes de contato podem causar infecções e problemas graves. Seja pela falta de higienização correta, seja pela demora no descarte das lentes descartáveis (usar acima do período de descarte/troca recomendada) seja pela adaptação feita de maneira incorreta, entre inúmeros fatores. É importante consultar um profissional esporadicamente e avaliar o uso. No caso das lentes coloridas, mesmo sem grau, vale a mesma regra. 

Lentes de contato na cor "mel"
                Cuidado com lentes de contato compradas em sites de origem duvidosa, e se for usar lentes pela primeira vez, não comprar dessa forma. É importante o primeiro contato e orientação pessoalmente. Após o uso, é possível, mas verifique a idoneidade do site. Cuidado também com lentes de contato muito baratas ou vendidas abaixo do preço praticado. Podem ser de lotes com validades mais restritas, ou de marcas não registradas pela ANVISA.

                Usar lentes de contato é muito bom, mas requer cuidados e principalmente orientação. O uso delas permite inúmeras vantagens estéticas e de correção visual. Além de serem mais práticas atualmente quanto aos processos de higienização. As soluções para higiene tem diversas opções , vale ressaltar a melhor relação entre conforto e custo-beneficio. Porque elas são imprescindíveis no processo de uso das lentes. Não se deve utilizar soro fisiológico para higienização. Apenas para enxague e o indicado é usar em flaconetes para descarte a cada uso, evitando contaminação e desperdício.  As soluções para limpeza servem como limpeza e conservação (as lentes ficam no estojo, conservadas nessas soluções, não em soro fisiológico). As soluções, após abertas, devem ser utilizadas em até 90 dias para não perder o efeito de limpeza e conservação.  Lacradas, a validade da solução é em média de 2 a 3 anos.

                 “O uso “das lentes de contato é pessoal, não empreste nem” apenas experimente” em ninguém e de ninguém. Pois se a pessoa tiver alguma infecção, as lentes se tornam um agente transmissor.  Há lentes de contato específicas para a indicação de dormir com elas. Há casos sim da necessidade dessa modalidade de uso, porém no geral não é indicado dormir de lentes. Ao dormir não piscamos e trocamos a lágrima , o que provoca ressecamento ocular e menor lubrificação, fazendo com que as lentes possam “colar” na córnea e gerar atrito ou ainda feridas (ulcera) pelo uso indevido.  O ideal é tirar as lentes para dormir e deixa-las na solução mais indicada para a limpeza delas.

                Colírios são contra indicados para serem usados com lentes de contato. O ideal é usar uma solução umidificante (diferente da solução de limpeza ok?) a cada quatro/ seis horas de uso das lentes. O umidificante auxilia na lubrificação das lentes mantendo elas mais confortáveis para um período maior de uso, ou em ambientes que provoquem maior ressecamento ocular (ar condicionado, por exemplo) ou por questões fisiológicas (menor quantidade de lagrima ou uso de medicamentos que possam causar ressecamento).

                 Nesse artigo, descrevi algumas condições básicas sobre o uso de lentes de contato. Nos demais artigos, ressaltarei sobre indicações e contra indicações de lentes de contato. Mas vale aqui algumas dicas valiosas sobre usar lentes e suas possibilidades. Com os devidos cuidados pode usar lentes por toda vida. E enxergar muito melhor.



AJUDE A MANTER O BLOG NO AR. USE O PAY PAL E DOE R$10,00
 


"Usar ou não usar lentes de contato?" está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.



Imagens desta postagem são meramente ilustrativas e obtidas pela internet.


This post first appeared on Blog Do Paulus, please read the originial post: here

Share the post

Usar ou não usar lentes de contato?

×

Subscribe to Blog Do Paulus

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×