Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Algumas Receitas Saudáveis com Laranja e Tangerina





O inverno é a melhor época destes citrinos. Conheça os benefícios e saiba como usar laranja e tangerina também na cozinha.


A grande divulgadora da gastronomia portuguesa Maria de Lourdes Modesto deu-lhes honras de entrada num dos muitos livros de receitas que nos deixou, escrevendo que “a laranja é, sem dúvida, o citrino mais apreciado em Portugal”, sendo a tangerina “uma espécie de laranja de pequenas dimensões e muito aromática, com um sabor muito diferenciado”. Em ambos os casos, salientou, apesar de o mais comum é serem consumidas frescas, são um ótimo ingrediente na cozinha, aromatizando a confeção de vários pratos doces e salgados, em que por vezes até as cascas se aproveitam.

Tanto a laranja como tangerina são frutos de inverno e, portanto, esta é a melhor época para as consumir. Encontramos laranjas à venda durante todo o ano por serem de muito fácil conservação e porque existem variedades de meia estação e variedades tardias cuja época se estende até agosto – mas o mesmo já não acontece com as tangerinas, que estão reservadas aos meses mais frios.

Saiba que:

A laranja tem origem milenar, na Ásia, e o seu cultivo na Península Ibérica foi aprofundado pelos árabes. No século XVI, os portugueses tiveram um papel importante na disseminação da laranja doce por outras geografias. 

Portugal é referido em muitas obras estrangeiras como tendo as melhores laranjas do mundo. Foram de cá, por exemplo, as espécies plantadas no jardim do Parque das Tulherias, em Paris, no século XVII. “A laranja doce de Portugal”, como era apregoada pelos vendedores, era então a grande novidade, pois as que os franceses conheciam até aí eram variedades amargas, com as quais faziam compota. 

Há muitas variedades de laranja, mas as duas mais famosas são a Valência e a Baía. Gozam de especial prestígio entre nós as que são criadas no Algarve, mas também as da Vidigueira (Alentejo) e de Setúbal. Portugal é o 4.º produtor de laranja da União Europeia, com cerca de 340 mil toneladas anuais, mas tem de importar laranja para satisfazer a procura. 

A tangerina também há muito que é cultivada na Ásia, mas a entrada na Europa será mais recente que a da laranja. A variedade Clementina, que terá resultado do cruzamento da tangerineira com a laranjeira azeda, atinge a maturação de novembro a fevereiro, e tem um gosto particular e ligeiramente acidulado. 

Uma laranja de 100 g tem 2 g de fibra (ou seja, 8% da dose diária recomendada - DDR), 53,2 mg de vitamina C (66,5% da DDR), 181 mg de potássio (9,1% da DDR) e 40 mg de cálcio (5% da DDR). Uma tangerina média (88 g) fornece 26% da DDR de vitamina C.

Conselhos práticos:

As tangerinas podem ser usadas em receitas em alternativa às laranjas, devendo-se ter atenção, porém, que têm mais açúcar.

As laranjas e tangerinas devem ser consumidas quando estiverem maduras e devem ser guardadas (inteiras) à temperatura ambiente, mantendo-se em perfeitas condições durante semanas.

Se quiser descascá-las/cortá-las com antecedência, convém que sejam guardadas num recipiente no frigorífico.

Se optar por fazer sumo, deve bebê-lo num curto prazo curto. Mas tenha presente que deve sempre que possível preferir consumir o fruto, pois este tem a fibra, enquanto o Sumo tem mais açúcar e calorias (precisa de mais do que uma laranja para fazer um copo de sumo).

No momento de comprar laranjas e tangerinas, nada melhor do que seguir a experiência de Maria de Lourdes Modesto: “Deve atender-se ao aspeto da sua pele, lisa, fina e brilhante. Há variedades de pele bastante rugosa que, sendo por vezes de boa qualidade, são, no entanto, pouco sumarentas”.


Algumas receitas:


Copyright © 2023  Laura De Meneses


Fontes:


Doze meses de cozinha, Maria de Lourdes Modesto, 1975

Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável (DGS)

Oranges: nutrients, benefits, juice, and more, Healthline



This post first appeared on , please read the originial post: here

Share the post

Algumas Receitas Saudáveis com Laranja e Tangerina

×

Subscribe to

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×