Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como tratar joanete no pé? Dicas que funcionam

Os joanetes geralmente são uma patologia incompreendida, já que geralmente essa deformidade dolorosa do pé se desenvolve lentamente ao longo de meses ou anos, e muitas pessoas não procuram tratamento até muito tempo após o aparecimento dos sintomas. Mas como tratar joanete no pé?

Se você tem interesse em saber mais sobre como tratar joanete no pé, continue lendo!

O que são joanetes?

Um joanete é uma deformidade dolorosa da articulação onde os ossos do pé e do dedão do pé se encontram. O joanete clássico é apresentado na articulação metatarsofalângica do primeiro dedo. 

O chamado “Joanete de sastre”, embora não tão comum, é simplesmente uma deformidade da articulação do quinto dedo do pé. O sintoma distintivo de um joanete é um caroço que se projeta do lado do pé na base do dedo do pé.

Os sintomas de um joanete incluem o seguinte:

  • Tecidos inchados e sensíveis que cercam a deformidade.
  • Dor ao caminhar ou ficar em pé.
  • Deslocamento do dedão do pé que pode se virar para dentro.
  • Vermelhidão e inchaço.
  • Rigidez no dedo do pé afetado ou movimento restrito.

Além disso, os joanetes podem causar dor intermitente ou crônica. Como a maioria das pessoas passa muito tempo em pé, pode ser difícil descansar o joanete adequadamente, o que impede que ele se cure. 

A deformidade do osso ou o aumento da articulação do dedão do pé serão permanentes, a menos que seja corrigida por cirurgia. No entanto, a inflamação do saco bursal e dos tecidos moles ao redor do joanete pode ser reduzida com cuidado e descanso adequado.

O que causa joanetes?

Os joanetes podem se desenvolver por muitas razões, incluindo genética, malformações congênitas e lesões no pé ou nos dedos dos pés. Os joanetes também estão intimamente relacionados à artrite reumatoide.

Embora alguns especialistas sejam da opinião de que calçados apertados podem causar joanetes, as evidências são inconclusivas. 

No entanto, não há dúvida de que o calçado apertado pode irritar e exacerbar um joanete, fazendo com que o saco bursal e o tecido fiquem cada vez mais inchados e irritados.

Os joanetes estão relacionados à dor no calcanhar?

Os joanetes, em alguns casos, podem indiretamente causar dor no calcanhar. Se o joanete se tornar maior e mais doloroso, é provável que você inconscientemente faça mudanças na maneira como anda para minimizar a fricção dos sapatos com o joanete. Essas mudanças na caminhada podem colocar tensão adicional no seu arco e inflamar a fáscia plantar.

Se os joanetes causarem dor ao caminhar, é uma boa ideia usar aparelhos plantares para que o pé descanse e se alinhe enquanto você caminha, a fim de evitar o desenvolvimento de fascite plantar.

Também é possível desenvolver um caroço duro no calcanhar, o que algumas pessoas chamam de “joanetes de calcanhar”. No entanto, embora um inchaço no calcanhar tenha uma causa semelhante à de um joanete, como irritação de tecidos moles e bursa perto da parte de trás do calcanhar, essa condição é conhecida como deformidade de Haglund.

Mas como tratar joanete no pé?

Existem muitas opções de tratamento eficazes para pessoas que sofrem de joanetes. Se o joanete for leve e não interferir na maneira como você anda, a cirurgia de joanetes geralmente não é necessária. 

Os seguintes tratamentos e recursos caseiros ajudarão você a aliviar o inchaço e a sensibilidade no tecido ao redor do joanete:

  • Descanse o pé o máximo possível, evite exercícios excessivos ou caminhar até que a inflamação diminua.
  • Use separadores de dedos dos pés para esticar e realinhar suavemente os tecidos e ligamentos dos dedos dos pés, restaurar a circulação e promover a cicatrização.
  • Evite saltos altos (o empurrão do dedão do pé para fora pode inflamar a articulação de um joanete), sapatos apertados ou outros calçados inadequados.
  • Escolha sapatos que tenham uma maior largura de abertura para os dedos dos pés, incluindo sandálias, para aliviar o atrito e a irritação.
  • Tome medicamentos anti-inflamatórios (aspirina, ibuprofeno, etc.) para aliviar a dor da inflamação.
  • Se o joanete ficar inflamado e irritado, a aplicação de uma bolsa de gelo pode reduzir o inchaço e a dor.

Se a inflamação se tornar grave, você pode precisar consultar um médico.

Se o seu joanete causar dor persistente e a condição piorar com o tempo, você deve considerar a cirurgia com seu médico. A cirurgia de joanete pode corrigir a deformidade óssea, aumentar a função e aliviar a dor. 

Leia também: Quando consultar um médico para dor no joelho

The post Como tratar joanete no pé? Dicas que funcionam appeared first on Plano Médico.



This post first appeared on Blog De Saúde, please read the originial post: here

Share the post

Como tratar joanete no pé? Dicas que funcionam

×

Subscribe to Blog De Saúde

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×