Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A epidemia da obesidade

A nossa geração é uma das que mais desenvolveu tecnologias para ter cada vez mais conforto. Acontece que os níveis de Obesidade foram se elevando conforme nosso nível de conforto aumentava. Atualmente a obesidade devasta a saúde de milhões no mundo. 

Ela provoca, inclusive, diabetes, pressão alta e aumento dos triglicerídeos no sangue. No final das contas, a grandes variedades de sinais e sintomas foi denominada como "Síndrome Metabólica". Justamente a promessa de prosperidade e saúde resultantes do avanço tecnológico afigurou-se como nosso algoz, o maior carrasco que tivemos: a comodidade.

A primeira coisa que vem à mente das pessoas com obesidade é o risco de diabete e ataque cardiovascular. Isso é fato incontestável! Mas o que dizer das provocadas pela sobrecarga articular, principalmente sobre as articulações dos quadris, joelhos e tornozelos? 

Pense assim: nossa estrutura óssea suporta bem um peso moderado, mas nunca excessivo. É como um edifício calculado para receber uma carga em sua estrutura e que não consegue suportar cargas a mais que isso, correndo o risco de vir abaixo. Nosso corpo pode ser comparado a ele. Todo excesso causa danos à estrutura óssea e à das articulações. 

Os dados hoje ao redor do mundo são de cerca de 21,1 bilhões de pessoas obesas ou com sobrepeso, o que representa quase 30% da população mundial. Só no Brasil, segundo o IBGE, 60% da população estão acima do peso. Esses dados são de 2015. Outra pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. Segundo esta outra, a projeção é que em 2025, ou seja, daqui tão-somente nove anos, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso; e mais 700 milhões, obesos.

Sim, esses dados são assustadores. E, se já são assustadores agora, imagine num futuro próximo. Como estaremos? Você gostaria de fazer parte dessa estatística? Gostaria de ver seus filhos e netos doentes por causa da obesidade? Está na hora de mudar, não é mesmo?



This post first appeared on Blog Do Paulo Rocha, please read the originial post: here

Share the post

A epidemia da obesidade

×

Subscribe to Blog Do Paulo Rocha

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×