Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Os alimentos permitidos e os que devem ser evitados para quem tem hepatite

A hepatite é uma inflamação do fígado que gera sintomas como náuseas, vômitos, diarreia, perda de apetite e perda de peso, já que é um órgão que influencia diretamente o estado nutricional.

Esta condição pode interferir na digestão e na absorção de nutrientes, assim como seu armazenamento e metabolismo, podendo resultar na deficiência de vitaminas e minerais e desnutrição proteico-calórico.

Por esse motivo, a dieta deve ser de fácil digestão, baixa de gorduras e preparada de forma simples e sem o uso de condimentos, devendo ser cozinhadas preferencialmente na grelha. Além disso, é importante beber bastante água pra ajudar a limpar o fígado, a menos que seja contraindicado pelo médico.

Alimentos permitidos

É importante que durante a hepatite a alimentação seja balanceada, devendo ser consumidos alimentos em pequenas porções várias vezes ao dia, evitando, assim, a perda de peso devido à falta de apetite. Além disso, devem ser ingeridos alimentos de fácil digestão e preparados de forma simples, podendo ser utilizadas ervas aromáticas para dar sabor a comida. Algumas ervas aromáticas são ricas em antioxidantes e favorecem a recuperação do fígado, como sálvia, orégano, coentro, salsa, hortelã, cravo, tomilho e canela.

Os alimentos que podem ser incluídos na alimentação são frutas, vegetais, arroz, macarrão, pão branco, cereais, gelatinas, café, pão francês ou baquete, leite de arroz e tubérculos. No caso das proteínas, o consumo deve ser controlado e deve-se dar preferência às carnes brancas e sem pele, como o frango, peru ou peixes com baixo teor de gordura. No caso dos lácteos, deve-se dar preferência a queijos brancos e baixos em gordura, iogurte natural e leite desnatado.

Alguns alimentos que podem ser incluídos na dieta diária e que favorecem a recuperação do fígado devido às suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, depurativas e hepatoprotetoras são acerola, alho, cebola, alcachofra, cardo mariano, alfafa, agrião, cereja, ameixa, açafrão, dente de leão, framboesas, limão, maçã, melão, uvas e tomates.

É importante que a pessoa conheça qual a sua tolerância a determinado tipo de alimento, pois o consumo de alimentos gordurosos ou de difícil digestão em elevada quantidade podem causar diarreia e mal-estar. Em caso de diarreia, é recomendado consumir alimentos cozidos, evitando a ingestão de frutas e vegetais crus.

Em caso de hepatite crônica ou hepatite durante a gravidez, é recomendado que um nutricionista seja consultado para que seja realizada uma avaliação e possa ser indicado um plano nutricional adaptado às necessidades da pessoa.

Além disso, é importante ter cuidado com os suplementos nutricionais, embora às vezes possa ser necessário tomar, principalmente durante a hepatite crônica, devendo ser indicado por um médico ou nutricionista, já que todos são metabolizados pelo fígado.

Alimentos que devem ser evitados

Os alimentos que devem ser evitados durante a hepatite são principalmente os alimentos ricos em gordura, pois na hepatite acontece diminuição na produção de sais biliares, que são substâncias responsáveis por ajudar a digerir as gorduras. Dessa forma, o consumo de alimentos muito gordurosos poderiam causar desconforto abdominal e diarreia.

Assim, os principais alimentos que devem ser evitados são:

- Carnes vermelhas e frituras;

- Abacate e frutos secos;

- Manteiga, margarina e creme de leite;

- Alimentos embutidos ou industrializados;

- Alimentos confeccionados com açúcar refinado;

- Refrigerantes e sucos industrializados;

- Leite integral, queijos amarelos e iogurtes com açúcar;

- Tortas, biscoitos, chocolates e petiscos;

- Cubos para temperar os alimentos;

- Comidas congeladas e fast food;

- Molhos, como ketchup, maionese, mostarda, molho inglês, molho de soja e molhos picantes;

- Bebidas alcoólicas.

Quando a pessoa possui hepatite e dor abdominal como um dos sintomas, pode ser recomendado evitar a ingestão de alimentos que produzem gases, como couve-flor, brócolis e repolho, já que podem aumentar o desconforto abdominal.

Veja mais dicas sobre a alimentação contra hepatite no vídeo a seguir:


De: Tua Saúde


This post first appeared on Blog Do Paulo Rocha, please read the originial post: here

Share the post

Os alimentos permitidos e os que devem ser evitados para quem tem hepatite

×

Subscribe to Blog Do Paulo Rocha

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×