Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O tratamento da AIDS é feito com antirretrovirais que são fornecidos gratuitamente pelo SUS

Estes medicamentos combatem o vírus e fortalecem o sistema imune, mas não curam a doença porque a cura da AIDS ainda não foi descoberta.

Publicidade



Apesar disso, é importante seguir o tratamento da AIDS para diminuir a carga viral, aumentando o tempo de vida, e também para diminuir o risco de desenvolver as doenças relacionadas a AIDS como a Tuberculose e a Pneumonia, por exemplo. Veja outros exemplos: Doenças relacionadas a AIDS.



Quando começar o tratamento da AIDS

O tratamento da AIDS deve ser iniciado imediatamente nas pacientes grávidas ou quando o indivíduo apresentar no exame de sangue:

- Carga viral for maior que 100.000/ml
- Taxa de CD4 for menor que 500mm³ de sangue

Se o tratamento antirretroviral for iniciado quando o paciente encontra-se numa fase mais avançada da doença é possível que haja uma inflamação chamada Síndrome inflamatória de reconstituição imune (SIR), no entanto esta terapia deve ser mantida e o médico poderá avaliar o uso da Prednisona por uma ou duas semanas para ajudar a controlar a inflamação.

Onde fazer o tratamento da AIDS

O tratamento da AIDS pode ser feito pelo SUS, onde o indivíduo recebe os medicamentos e tem acesso ao teste de HIV, que deve ser realizado cerca de 3 vezes ao ano, para o controle da doença.

Tratamento medicamentoso da AIDS

O tratamento medicamentoso da AIDS é feito com o uso de um coquetel de medicamentos composto por:

- AZT - Zidovudina;
- DDI - Didanosina;
- DDC - Zalcitabina;
- 3 TC - Lamivudina
- D4T - Estavudina.

O tratamento da AIDS na gravidez deve ser orientado pelo obstetra e pode ser diferente porque alguns remédios para AIDS podem causar mal formações no bebê. Veja como fica o tratamento em: AIDS na gravidez.

Os efeitos colaterais que o coquetel para AIDS pode causar são:

- Enjôo, Vômito, Mal estar,
- Perda do apetite, Dor de cabeça, Alterações na pele
- Perda de gordura em todo o corpo, havendo aumento de gordura na barriga.

Estes sintomas são mais comuns no início do tratamento e tendem a desaparecer com o passar do tempo. Mas, sempre que surgirem, deve-se comunicar ao médico, pois pode-se diminuir a sua intensidade trocando o medicamento por outro ou ajustando a sua dose.

O coquetel deve ser tomado sempre na dose certa e na hora certa todos os dias para evitar que o vírus fique ainda mais forte, facilitando o surgimento de outras doenças.

Durante o tratamento da AIDS pode haver um comprometimento nos rins, no fígado e nos ossos e por isso o médico pode receitar medicamentos para o controle dessas doenças.

A alimentação também é muito importante no tratamento da AIDS porque previne doenças crônicas, fortalece o sistema imune e ainda ajuda a combater os efeitos colaterais da terapia antirretroviral. Veja o que comer em: Como a Alimentação pode ajudar no Tratamento da AIDS.

Quando voltar no médico

Após a primeira semana de tratamento o paciente deve voltar ao médico para verificar as reações aos medicamentos, e após esta visita, ele deverá voltar ao médico 1 vez por mês.

Quando a doença se estabilizar, o paciente deverá voltar ao médico de 6 em 6 meses, realizando exames semestralmente ou de ano em ano, dependendo do seu estado de saúde.

Saiba mais sobre a AIDS:


Este conteúdo foi originalmente publicado em Tua Saúde


This post first appeared on Blog Do Paulo Rocha, please read the originial post: here

Share the post

O tratamento da AIDS é feito com antirretrovirais que são fornecidos gratuitamente pelo SUS

×

Subscribe to Blog Do Paulo Rocha

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×