Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Conheça as teorias mais conhecidas de como surgiu a AIDS

Faz quase 40 anos que o primeiro caso de AIDS chegou aos noticiários. Apesar de hoje já existirem diversas formas de tratamento e a doença já não ser a sentença de morte que foi um dia, muitos mistérios ainda rondam a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.

Publicidade



Uma pergunta que os cientistas ainda tentam responder, por exemplo, é como surgiu a AIDS e como ela rapidamente se tornou uma epidemia.

Diversas teorias surgiram ao longo dos anos para explicar seu surgimento, mas foi recentemente que descobriu-se que, na verdade, o HIV (vírus que provoca a AIDS) é na realidade uma mutação do SIV — o vírus da imunodeficiência símia.

Porém, a dúvida que permanece é como esse micro-organismo foi parar nos seres humanos e, principalmente, como ele se adaptou ao nosso organismo para se transformar no HIV.

Teorias de como surgiu a AIDS

Abaixo, conheça as teorias mais conhecidas de como surgiu a AIDS e como a doença logo recebeu o status de epidemia.

Teoria do Paciente Zero
Levando em conta que toda epidemia tem um ponto de partida, começaram a busca pelo “paciente zero” da AIDS — aquele que primeiro manifestou a doença e iniciou a cadeia de transmissão.

Em 1984, um levantamento do Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos apontou o comissário de voo canadense Gaetan Dugas como o “responsável” pela disseminação do HIV pelo mundo, que era homossexual.

No início, quando a AIDS ainda não era compreendida como uma doença que poderia infectar qualquer pessoa independentemente de orientação sexual, ela era conhecida como “câncer gay”, uma vez que a maioria dos casos que chegava à mídia era de homens homossexuais que apareciam com os sintomas clássicos da síndrome: diarreia, emagrecimento extremo e muitas manchas pelo corpo.

Dugas, que era homossexual e morreu de AIDS, recebeu a alcunha de “paciente zero da AIDS” por ter tido diversos parceiros sexuais ao longo da vida e também por causa de sua profissão, que facilitava o contato com homens de todo mundo.

Hoje, sabe-se que a doença chegou aos Estados Unidos muito antes de ele ter aparecido com a doença. É o que mostra um estudo recente publicado na revista Nature, que aponta casos de AIDS em território norte-americano ainda na década de 70 — antes de qualquer passagem do comissário pelo país.

Teoria do Caçador: a mais aceita
Todas as teorias, até mesmo as que já foram descartadas, dão conta de que o HIV é uma mutação do SIV e que, de alguma forma, o vírus símio sofreu mutação para um que se alojasse perfeitamente no corpo humano.

Diversas pesquisas também já indicam que o próprio SIV surgiu a partir do cruzamento de diferentes espécies animais até chegar aos chimpanzés — o que por si só já mostra a facilidade com que esse tipo de vírus tem para se adaptar a organismos diferentes.

De todas as teorias que surgiram desde o início da epidemia de AIDS, a mais aceita hoje em dia é a Teoria do Caçador, desenvolvida em 1999 por pesquisadores da Universidade do Alabama, nos Estados Unidos.

Ela diz que o HIV surgiu a partir do contato direto do ser humano com a carne de um chimpanzé infectado pelo SIV. O “paciente zero”, no caso, teria sido um caçador que matou o animal na região de Camarões, na África, e depois se alimentou dele. A data exata de quando isso teria acontecido, porém, permanece desconhecida, mas acredita-se que tenha sido entre 1910 a 1950.

Também não se sabe ao certo como o organismo do caçador não combateu a infecção do SIV e de que maneira o vírus misturou seu material genético com o do homem e, assim, transformou-se no HIV que é transmitido entre seres humanos.

A teoria diz que, a partir do momento em que houve a mutação, o vírus teria se espalhado pelo continente africano — talvez já por meio do contato sexual.

Teoria da Vacina
A Teoria da Vacina é uma tese desenvolvido pelo jornalista Edward Hooper, que sugere que o HIV também teve origem no SIV, mas se proliferou após um programa de vacinação contra a poliomielite na África, que teria acontecido no fim dos anos 50.

À época, a vacina precisava ser cultivada e mantida no tecido de algum ser vivo, e, segundo a teoria, isso teria acontecido dentro do rim de um chimpanzé infectado por SIV, que acabou contaminando a vacina e posteriormente infectando os que a receberam.

Com o tempo, essa teoria acabou sendo refutada, já que descobriu-se que as vacinas eram aplicadas via oral, o que, portanto, teria sido insuficiente para contaminar alguém.

Mais tarde, já em 2000, a fábrica que ajudou a produzir a vacina na época afirmou ter encontrado uma amostra da vacina usada. Ela foi testada e não foi encontrado nenhum vestígio de HIV ou de SIV.

Teoria da Seringa Contaminada
Durante a década de 1950, o uso de seringas descartáveis começou a ser muito utilizado, já que era um meio bem mais barato e seguro de se administrar medicamentos intravenosos. Porém, a grande demanda por seringas na África e o surgimento de cada vez mais programas médicos tornou a compra das seringas muito cara, o que poderia ter influenciado o reaproveitamento de seringas já utilizadas anteriormente.

O que teria acontecido, portanto, é uma seringa aplicada num paciente que já era soropositivo, acabou sendo reutilizada em um paciente saudável, infectando-o e dando início à cadeia de transmissão do HIV.

Essa teoria, porém, já foi descartada, pois não encontrou nenhum respaldo da comunidade médica e científica, além de não ter tido estudos que a comprovassem.

Teoria do Colonialismo
A Teoria do Colonialismo tem conexão com a do Caçador, já que elas partem do mesmo ponto. Em 2000, o norte-americano Jim Moore, especialista em comportamentos de primatas, publicou um estudo em que diz que o imperialismo europeu na África fez com que a contaminação pelo vírus da Aids se iniciasse em grandes proporções.

A colonização de diversos países africanos teria sido, na visão dele, fundamental para disseminar a doença entre os que viviam por lá e por estrangeiros que estavam no continente.

Ele se apoia no fato de que, durante o imperialismo, foram montados diversos campos de trabalho forçado que utilizavam da mão de obra de africanos para extrair minérios e pedras preciosas que existiam por lá.

Estudos também já mostraram que havia a presença de profissionais do sexo nos campos para dar prazer aos escravos como forma de evitar rebeliões — o que teria facilitado a disseminação do vírus, originalmente contraído por meio da alimentação da carne de um chimpanzé.

A teoria, entretanto, acaba não tendo fundamentação em evidências, já que registros e boletins médicos foram destruídos.

Teorias da Conspiração
Como não poderia deixar de ser, também surgiram diversas teorias da conspiração para explicar como surgiu a Aids. A principal delas diz que o HIV, na realidade, foi criado em laboratório para exterminar negros e homossexuais — e dada a perseguição aos gays no início da epidemia e a total inércia do governo norte-americano em criar políticas para barrar a disseminação do vírus, a tese conspiratória é até bem recebida.

Para os defensores dessa teoria, o governo teria desenvolvido o HIV como arma biológica, mas não sabia que heterossexuais também poderiam adquirir o vírus e manifestar a doença depois.

Até mesmo nomes renomados da ciência são do time da conspiração. O bioquímico alemão Peter Duesberg, por exemplo, acredita também que o HIV é um vírus inofensivo e que ele não é capaz de provocar AIDS.

Para ele, a síndrome teria sido causada pelo uso contínuo de medicamentos e da nutrição inadequada da população. O que teria estimulado o desenvolvimento da doença, ainda na visão dele, é justamente o uso dos antirretrovirais — uma das principais fontes de receita da indústria farmacêutica nos Estados Unidos até hoje.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ativo Saúde


This post first appeared on Blog Do Paulo Rocha, please read the originial post: here

Share the post

Conheça as teorias mais conhecidas de como surgiu a AIDS

×

Subscribe to Blog Do Paulo Rocha

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×