Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Cuidados com a pressão arterial

Pesquisas apontam que 3 em cada 10 brasileiros sofrem de hipertensão e apenas 50% está ciente da condição, já que, silencioso, o problema só apresenta sintomas quando a pressão arterial está muito alta.

Publicidade

Quando a pressão arterial é considerada alta?

No Brasil, a comunidade médica considera que uma pessoa está em estado de alerta para hipertensão quando apresenta pressão arterial 14X9.

Já nos Estados Unidos, mudanças recentes nas diretrizes fizeram com que o limite para a pressão ficasse em 13X8. Com a alteração, 46% dos adultos americanos passaram a ser considerados hipertensos.

Se não for tratada, a hipertensão pode aumentar os riscos de acidente vascular cerebral (AVC), infarto, doença renal crônica, além de hipertrofia do músculo do coração, quadro que provoca arritmia cardíaca.


Como saber se tenho pressão alta?

Você é hipertenso? Se sua resposta é “não” e é baseada apenas na falta de sintomas relacionado ao problema, cuidado: saiba que metade das pessoas que sofrem de pressão alta sequer sabe que convive com a condição.

Os sintomas de hipertensão normalmente só aparecem quando a pressão está muito alta, o que faz com que um acompanhamento médico regular seja fundamental para proteger a saúde. Você deve procurar ajuda emergencial caso sinta:

- Dores de cabeça
- Dores na nuca
- Enjoo
- Sonolência excessiva
- Palpitações cardíacas

Além de realizar exames clínicos e medição da pressão arterial com frequência, é preciso tomar cuidado com a alimentação e evitar o consumo de comidas gordurosas, fritas e ricas em sódio e apostar em opções como frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras, por exemplo.

Quais são os melhores exercícios para controlar pressão alta?

Como a intensidade da atividade não influencia no processo, uma simples caminhada diária já é capaz de controlar a hipertensão.

Além da caminhada, correr pode ser uma boa opção que, além de controlar a pressão arterial, ainda ajuda a emagrecer e definir músculos inferiores.

Exercício aeróbio poderoso, a bicicleta também é indicada para quem sofre com a condição.

Natação, além de trabalhar vários músculos do corpo, também faz o pulmão trabalhar melhor e turbina a capacidade cardíaca.

Ao contrário do que se imaginava antigamente, a musculação também pode ser adotada por hipertensos. Com a pressão arterial sob controle, a pessoa pode realizar a atividade três vezes por semana.

Mesmo quem não encontra tempo ou dinheiro para frequentar academia deve praticar atividades físicas para controlar a pressão arterial. Uma simples sessão de alongamento em casa já ajuda a driblar o problema.

Este conteúdo foi originalmente publicado em VIX


This post first appeared on Blog Do Paulo Rocha, please read the originial post: here

Share the post

Cuidados com a pressão arterial

×

Subscribe to Blog Do Paulo Rocha

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×