Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O chá de gengibre ajuda a emagrecer e oferece vários benefícios à saúde

Talvez você nunca tenha ouvido falar em mangarataia, mas certamente já provou algum prato ou bebida que continha gengibre – o nome mais popular do alimento.

Publicidade

Nativo da Ásia, o gengibre é uma raiz usada tanto na culinária quanto na medicina, pois, o que nem todo mundo sabe é que ele oferece inúmeros benefícios terapêuticos. Além disso, é muito popular entre quem segue uma alimentação equilibrada e quer perder peso.

De olho nas vantagens que o consumo dessa raiz pode proporcionar, o chá de gengibre tem ganhado cada vez mais destaque entre as pessoas que gostam de cuidar do seu corpo e da sua saúde.

Mas, afinal, será que o chá de gengibre ajuda mesmo quem deseja emagrecer? Quais benefícios oferece à saúde? Tire todas suas dúvidas abaixo!

Benefícios do chá de gengibre

Os chás representam uma das formas de utilização de plantas medicinais de uso doméstico, e seus benefícios estão associados às propriedades contidas na planta utilizada. Como, por exemplo, no caso do gengibre, que apresenta propriedades anti-inflamatórias, digestivas etc.

O gengibre pode ser usado fresco ou seco. Quando se faz a decocção (chá), consegue-se extrair mais componentes.

Abaixo você conhece então os principais benefícios do gengibre:

É termogênico:ogengibre é um alimento termogênico, pois aumenta a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e facilitando o processo de emagrecimento.

Melhora a digestão: o chá de gengibre é visto como um bom remédio caseiro para enjoos porque, além de relaxar o sistema gastrointestinal, é um estimulante da digestão, ajudando a cessar e a prevenir os enjoos.O gengibre é uma raiz ou rizoma excelente para melhorar enjoos, gases e digestão.

Protege o coração:  o gengibre é considerado um protetor cardiovascular.

Protege contra gripes e resfriados:  o gengibre é uma raiz que, quando utilizada como chá, auxilia no tratamento de gripes, resfriados e tosses. Isso porque fortalece o sistema imunológico combatendo os vírus que causam esses problemas.

É antioxidante: o chá de gengibre possui propriedades antioxidantes (que evitam a formação de radicais livres que favorecem o envelhecimento celular).

Tem propriedades anti-inflamatórias: o gengibre apresenta uma substância chamada gingerol, que possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, protegendo o organismo de bactérias e fungos. É o gingerol ainda o responsável pelo sabor picante da raiz.

Tem ação anticancerígena: o gengibre tem propriedades anticancerígenas, sendo assim um grande aliado da saúde.

Diminui a glicemia: o gengibre tem ação hipoglicemiante (diminuindo a glicemia).

Chá de gengibre emagrece?

O chá de gengibre pode, sim, ajudar quem deseja perder peso. Isso porque aumenta o metabolismo, o que implica em uma queima mais eficiente de calorias.

Além disso,  o chá de gengibre tem ação anti-inflamatória e antioxidante ajuda o organismo a trabalhar melhor, o que diminui a resistência a perder peso (causada principalmente por inflamações crônicas).

Como facilita a digestão, facilita também a absorção de nutrientes. E a deficiência de alguns nutrientes também causam aumento de peso. Garantindo a absorção, garante-se uma eficiente quebra de gordura.

Como preparar e consumir o chá de gengibre

O gengibre pode ser encontrado em pó ou como raiz (seu formato natural). O melhor é fazer o chá de gengibre com a raiz. Confira o passo-a-passo, que é muito simples:

1 - Coloque 1 colher (chá) da raiz ralada para ferver com 150ml de água;
2 - Quando ferver desligue o fogo e abafe por 5 minutos;
3 - Coe o chá e sirva mais morno.

Tomar 2 vezes ao dia, geralmente 30 minutos antes do almoço e do jantar.

O ideal é não adoçar. Outra opção é utilizar o pó de gengibre para fazer o chá. Neste caso, utiliza-se uma colher (de café) do pó para a mesma quantidade de água.

Há também chás de gengibre industrializados, mas estes vêm adoçados (com açúcar ou adoçante) e, nesse caso, muito do efeito terapêutico é perdido. Sem contar que devemos evitar adoçantes e conservantes.

O consumo do chá de gengibre não deve exceder 300ml por dia. E ele não deve ser consumido de forma contínua por mais de 30 dias.

Contraindicações do chá de gengibre

Deve-se evitar o excesso do chá de gengibre quem:

- Tem cálculo biliar;
- Tem irritação gástrica;
- Tem pressão alta;
- Usa anticoagulantes ou coagulantes sanguíneos.

Isso porque o gengibre pode interferir em todos estes processo.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Dicas de Mulher


This post first appeared on Blog Do Paulo Rocha, please read the originial post: here

Share the post

O chá de gengibre ajuda a emagrecer e oferece vários benefícios à saúde

×

Subscribe to Blog Do Paulo Rocha

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×