Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Dieta Paleolítica

Sempre me perguntavam nas redes sociais o que eu achava da Dieta paleolítica, porém eu não queria aparecer só pra dizer o que é e o que acho sem saber se dá certo efetivamente ou não. Por isso na semana passada decidi testar a paleo e me surpreendi.

Comecei pesquisando sobre a dieta paleolítica e vi que ela tem muito a ver com a dieta prescrita pela minha nutricionista, a única diferença é que na dieta paleolítica não há carboidratos. Fiquei aliviada, pois não queria sair muito da linha da minha nutri, afinal estou conseguindo êxito na perda de peso e no ganho muscular.

A dieta paleolítica é uma dieta com restrição de carboidratos, ou seja, low carb. É como a dieta Atkins e Cetogênica, porém segue os seguintes tópicos:

BASE:

  • Comer comida de verdade ( evitar alimentos industrializados e/ou artificiais )
  • Evitar açúcar, grãos e cortar o trigo e seus derivados
  • Consumir gorduras naturais

Na dieta paleolítica pode-se comer carne de todos os tipos, menos os embutidos ( são industrializados, cheios de conservantes, corantes e aditivos químicos ). Nozes e gorduras naturais como óleo de coco e azeite de oliva também são liberados, assim como frutos do mar e ovos.

As verduras da dieta paleolítica são aquelas que crescem acima da terra, como tomate, agrião, rúcula e alface. Pode-se comer cenoura e beterraba, porém em pouca quantidade.

Achei algumas divergências quanto aos laticínios, pois a lactose é um tipo de açúcar. Porém no geral pode-se consumir iogurte feito naturalmente em casa, queijos e outros derivados do leite com mais de 40% de gordura ( inclui-se a manteiga, ó! ).

Frutas vermelhas tem menos frutose e podem ser ingeridas com mais tranquilidade, porém devemos manerar na ingestão das demais frutas,  por conterem mais açúcar.

Achei a dieta tranquila, ainda mais pra mim que já não uso açúcar em nada, não sou fã de grãos ou massas nem gosto de pão. Como na dieta original da minha nutricionista eu aprendi a comer mais folhas e a ingerir azeite, essa parte também foi tranquila. A maior diferença das duas dietas é realmente a ingestão de carboidrato, que é quase nula na dieta paleolítica.

CARDÁPIO:

Café da manhã:

2 ou 3 ovos inteiros, fritos no óleo de coco ( de preferência orgânico ).
1/4 de mamão formosa com chia ou 1/2 de mamão papai com chia ( 1 colher de sopa ).

Almoço:

1 ovo inteiro feito no óleo de coco
1 bife de frango médio/grande feito no óleo de coco ou na água
1 prato fundo cheio de verduras ( alface, agrião, rúcula, tomate, etc )
2 colheres de azeite extra virgem

Lanche da tarde ( receita inspirada no lanche passado pela minha nutricionista ):

2 colheres de abacate
1 banana pequena
2 colheres de fibra solúvel fiber mais
2 colheres de colágeno hidrolisado em pó
1 colher de sopa de chia

Jantar:

O mesmo que no almoço OU
1 bife de frango médio feito no óleo de coco
Legumes cozidos no vapor ou assados
1 colher de sopa de azeite extra virgem

Muitas pessoas comem bacon, carne vermelha bovina o suína ou embutidos artesanais, porém eu não ingeri esses alimentos só e apenas por não gostar. Se você gosta de carne, coma-a. Ela e as gorduras naturais são a base da dieta paleolítica.

DICA:

INTESTINO

É importante consumir muitas verduras, azeite ou outra gordura boa e beber muita água para manter o intestino funcionando. É perigoso ficar com a carne muito tempo dentro de ti, pois ela pode apodrecer e você pode ter gases ou cólicas. Fora isso a saúde do intestino é a saúde do corpo, cuide dele e sinta a diferença na sua saúde.

RESULTADO:

Seguindo o cardápio acima emagreci 2 kg em 5 dias sem muito exercício físico. Fiz caminhada apenas 2 dias naquela semana. Senti uma grande mudança nos braços e região abdominal. Além disso fiquei muito bem disposta, com muita energia e mesmo menstruada, não sofri com a TPM.

Assista também ao vídeo que fiz contando sobre minha experiência com a dieta Paleolítica:

//www.youtube.com/watch?v=Ha8NyiACZ2w

OPINIÃO:

Gostei e continuarei com a dieta. Fez muita diferença pra mim, a comida é fácil e rápida de fazer e é fácil comer na rua, afinal em qualquer lugar tem carne, folhas e azeite. Dá pra seguir sem neura, incorporar o cardápio no seu dia a dia e comer 1 besteirinha por semana sem engordar nem sentir culpa, pois ela realmente não fará diferença.

Fica a dica e seguem links para pesquisas sobre o tema:

Blog José Carlos Souto – Dieta Low Carb e Paleolítica
Saúde Primal – Ideais da dieta Paleo
Minha Vida – Pós e contras da dieta paleolítica
Senhor Tanquinho – Cardápio para dieta Paleolítica

O post Dieta Paleolítica apareceu primeiro em Gourmet Lifestyle.



This post first appeared on Gourmet Lifestyle – Um Blog Sobre Gastronomia, M, please read the originial post: here

Share the post

Dieta Paleolítica

×

Subscribe to Gourmet Lifestyle – Um Blog Sobre Gastronomia, M

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×