Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

QUAL É O DESTINO APROPRIADO PARA O LIXO ELETRÔNICO?

     O  avanço  das  tecnologias  provocou  o  aumento da produção de lixo, não só em quantidade, mas também em variedade. Se antes o lixo podia ser classificado apenas em seco, orgânico ou tóxico, hoje em dia essa classificação também abrange lixo eletrônico, hospitalar, industrial, nuclear.
FONTE: http://www.netmundi.org/links/tag/lixo/
  O consumismo e o obsoletismo programado, ou seja, a compra exagerada e a imposição de um “prazo de validade” para os produtos, são os grandes responsáveis pelo crescente aumento do lixo eletrônico no mundo. Pesquisas indicam que somente São Paulo produz 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano, e que se juntássemos todo o lixo eletrônico produzido anualmente pela humanidade, ele seria capaz de encher um trem que daria a volta ao mundo, segundo o Greenpeace.
   O descarte de materiais eletrônicos se tornou um dos maiores problemas ambientais, já que esses resíduos podem causar vários danos à natureza e à saúde humana. Esses materiais possuem em sua composição elementos tóxicos que ao entrarem em contato com o solo, podem contaminar o lençol freático, prejudicando um inteiro ecossistema.
     Um modo de reaproveitar produtos eletrônicos não mais utilizados é levando-os ao lugar onde foram comprados. E essas lojas, por lei, têm a obrigação de direcioná-los a centros de triagens ou empresas especializadas na reciclagem dessas materiais.
     Essas empresas desmontam o produto eletrônico, separando seus materiais por categoria: metal, plástico, bateria, etc. E cada tipo de material recebe um destino adequado. Por exemplo, os metais são vendidos para empresas montadoras de eletrônicos, que irão reutilizá-los, e os plásticos são entregues para a reciclagem. Esse processo é chamado de manufatura reversa, já que segue o caminho contrário da produção desses equipamentos. Além de dar um fim apropriado aos resíduos eletrônicos, esse processo também gera emprego e renda.
     Não é difícil cuidar do meio ambiente, mas é necessário que cada um faça sua parte.

              SEJA INTELIGENTE. SEJA SUSTENTÁVEL!






FONTES:
http://www.elixo.org.br/reciclagem-lixo-eletronico/
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/Como-montar-um-servi%C3%A7o-de-reciclagem-de-lixo-eletr%C3%B4nico


This post first appeared on Descarte Inteligente, please read the originial post: here

Share the post

QUAL É O DESTINO APROPRIADO PARA O LIXO ELETRÔNICO?

×

Subscribe to Descarte Inteligente

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×