Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

LIXO: UMA MANCHA NA HISTÓRIA

FONTE : http://www.estudopratico.com.br/periodo-paleolitico-caracteristicas/
PRÉ-HISTÓRIA: PALEOLÍTICO
 Logo após o surgimento do homem, a quantidade de lixo produzida por ele era tão pequena que não havia necessidade de um descarte adequado - podia-se simplesmente deixar o lixo no chão que ele seria facilmente decomposto, já que era composto apenas de resíduos orgânicos.


FONTE: http://bloghistoria7c.blogspot.com.br/2006/11/o-neoltico.html
PRÉ-HISTÓRIA: NEOLÍTICO
 Alguns milhares de anos e homens depois, ainda na Pré-História, o lixo já não era mais o mesmo, mas o problema de descarte ainda não havia aparecido.




FONTE:http://www.tuia.com.br/Historia_Geral/index.htm
IDADE ANTIGA
Numa era de adoração a divindades, na época da Grécia Antiga e do Império Romano, foram criadas inovações que melhoraram as condições ambientais da vida urbana. Foi nesse período que surgiu o primeiro sistema de saneamento básico.


                                                                      IDADE MÉDIA



FONTE: http://www.megacurioso.com.br/
 E então apareceu a Idade Média, em que ocorreu uma grande migração para as cidades, resultando no acúmulo de dejetos     nas ruas. A população não tinha consciência do que fazer com o resto de comida. As classes mais altas da sociedade despejavam o lixo em algum lugar afastado delas. Enquanto que a maioria do povo pertencia às classes baixas e não tinha o ensinamento nem a condição de se livrar dos dejetos em um lugar adequado, sendo que a maioria das pessoas apenas abria uma fossa em sua residência – ou em algum outro lugar da cidade – e despejava seus resíduos ali. É fácil de encontrar imagens que retratam as cidades medievais sujas, com pessoas moribundas vivendo ao meio do lixo.



FONTE:http://wikigeo.pbworks.com/w/


IDADE MODERNA E REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
 Chega a Idade Moderna, repleta de artistas, filósofos e revolucionários. Logo em seguida surge a Revolução Industrial. Época de grandes avanços tecnológicos que proporcionariam a criação de celulares, automóveis, pilhas. Mas junto dessas maravilhas veio um grande problema: os resíduos provenientes delas. Apesar da óbvia mudança no lixo, demorou a ser descoberto o problema no descarte de certos tipos de resíduos. O capitalismo impulsionava a produção em massa, cada vez mais rápida e mais avançada, o que resultava em maiores quantidades de lixo, cada vez mais tóxicos e prejudiciais ao meio ambiente.



FONTE: http://jwaconstrutora.com.br/mpn2.html

IDADE CONTEMPORÂNEA: DIAS DE HOJE
 Para lidar com esse problema, houve o surgimento da COLETA SELETIVA. Para eletrônicos, lâmpadas usadas, medicamentos vencidos, feitos de materiais especiais, foram criados POSTOS DE COLETA. Continua-se com o sistema de soterramento do lixo através de LIXÕES e ATERROS SANITÁRIOS. Também apareceu lugares especializados na queima de dejetos. Mas a medida mais eficiente foi a política dos 3R's: REDUZIR, RECICLAR E REUTILIZAR.


SEJA INTELIGENTE. SEJA SUSTENTÁVEL!


FONTES:
https://www.ufmg.br/proex/geresol/lixohistoria.htm
http://www.ambsc.com.br/saiba-mais/historia-do-lixo/
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/desafios-era-lixo-detritos-transformar-riqueza-urbanidade-sujeira-681764.shtml
http://www.mundoeducacao.com/geografia/o-lixo.htm
http://www.aegea.com.br/portfolio/a-historia-do-saneamento-basico-na-idade-antiga/


This post first appeared on Descarte Inteligente, please read the originial post: here

Share the post

LIXO: UMA MANCHA NA HISTÓRIA

×

Subscribe to Descarte Inteligente

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×