Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Minhocuçu

"Minhocuçu" nada mais é do que o nome dado às Minhocas que crescem bastante! Podendo atingir até 60cm de comprimento, fazem jus ao sufixo indígena "açu", que significa "grande".

As minhocas são anelídeos conhecidos como oligoquetos, o que significa "poucas cerdas". Além delas, há outros dois tipos de anelídeos, os poliquetas (muitas cerdas), que são vermes marinhos, e os aquetas (sem cerdas), que são as sanguessugas. As cerdas são utilizadas para a locomoção, e no minhocuçu são facilmente visíveis a olho nu.

As minhocas em geral são animais muito importantes para a jardinagem e agricultura, pois se alimentam da matéria orgânica presente no solo, decompondo a mesma em seu organismo e excretando o húmus, que é uma substância cheia de nutrientes que são absorvidos pelas plantas. Além disso, a movimentação destes animais pelo solo provoca a oxigenação do mesmo, fundamental para a vida subterrânea, seja ela macro ou microscópica.

Por incrível que pareça, o minhocuçu não está livre das ameaças humanas. Por se tratar de uma excelente isca para a pesca de peixes como o pintado, seu uso desenfreado vem causando um alerta de possível perigo de extinção para essas minhocas gigantes. ):





This post first appeared on Bicho Paulistano, please read the originial post: here

Share the post

Minhocuçu

×

Subscribe to Bicho Paulistano

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×