Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Mundo Sustentável

RECOMENDAÇÃO DE LIVRO

Num cenário de crise ambiental sem precedentes na história, o livro se propõe a ser uma coletânea jornalística de notícias não só em tom de denúncia, como tem sido o caso mais comum até o momento, mas também busca promover e divulgar as boas iniciativas e as alternativas para a humanidade. 

Reúne uma série de artigos, transcrições de entrevistas e reportagens veiculadas em diferentes mídias acerca das questões ambientais concedidas por André Trigueiro. 

O autor é jornalista pós-graduado em Gestão Ambiental, professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC/RJ. Atua como repórter e apresentador do Jornal das Dez, do canal de TV a cabo Globo News, no qual também participou ativamente na produção, roteirização e apresentação de programas especiais com o tema socioambiental. 

Na linha da coerência com as questões ambientais o livro é editado em papel reciclado e está estruturado em 8 temas centrais. Quem gosta de ler livros seqüencialmente, não será o caso aqui, visto que não há uma história e sim inúmeras delas (notícias), em tom de conversa mesmo, uma mais interessante e curiosa do que a outra, todas é claro, tratando das soluções e iniciativas para um mundo sustentável. Um diferencial que torna a leitura interessante é que, ao final de cada capítulo, um convidado especialista reconhecido no assunto, resume o conteúdo abordado pelo jornalista André Trigueiro. 

Um assunto muito interessante tratado no livro e totalmente ausente da mídia é a questão do consumismo, tratado logo no primeiro capítulo, levando inclusive a questão do consumo doentio e também da “pegada ecológica”. A pegada ecológica é conceito pouco conhecido da população mas que evidencia de forma muito objetiva como um cidadão comum pode mudar seus hábitos a partir dos impactos que causa ao meio ambiente. Isto mesmo, todos provocamos algum tipo de impacto ambiental somente pelo fato de vivermos, respirarmos. Quanto mais consumimos, mais impactos causamos! 

O impressionante volume de lixo produzido não é esquecido, com as inúmeras possibilidades de aproveitamento, logística reversa, reciclagem e uma série de novos focos de negócios, ainda pouco explorados globalmente, a exemplo da questão das “sobras” do coco. As cascas dos cocos tem sido reaproveitadas para se obter fibra e produzir, entre outros, produtos como: cordas, tapetes, chapéus, encostos para carros e aviões, placas de isolamento acústico ou térmico e também para paisagismo. O interessante é que, por ser a casca do coco matéria orgânica, não se importam ou vêem naquele resíduo, que leva 12 anos para se decompor, uma oportunidade de renda ou negócio de reduzido custo. 

Na questão da reciclagem, um dado impressionante é o uso intensivo de materiais na produção de computadores. Para se produzir um microcomputador, por exemplo, são empregados mais de 240kg de combustíveis fósseis. Vale lembrar que este tipo de combustível é um recurso não renovável. Nem em carros ou geladeiras o uso destes materiais é tão acentuada como em computdores. 

As soluções criativas também podem ser virtuais, tais como a Bolsa de Resíduos que funciona como uma espécie de classificados e pretende intermediar a troca de quantias significativas de resíduos entre as empresas. O que é problema para alguns empresários, para outros é a solução em forma de resíduo a ser aproveitado. Há também as soluções mais complexas e arrojadas, como a proposta do Mercado de Carbono, uma tentativa de equilibrar as emissões de Gás Carbônico (CO²) na atmosfera com seus danosos efeitos para o efeito estufa e o aquecimento global, através de um comércio entre países mais poluidores e os menos poluidores. 

Não ficam de fora a urbanização e suas conseqüências com a busca de cidades e construções sustentáveis, soluções e produtos Cada Vez Mais ecológicos, a questão do asfalto, do concreto e da presença dos automóveis como agente nocivo. 

Na área da tecnologia, discute-se a mudança da matriz energética mundial na direção de fontes renováveis ou menos poluentes, a opção pelas energias solar e eólica e a nova geração de combustíveis com os óleos vegetais. A primeira patente mundial de biodiesel é do Brasil, acredite-se criada a partir do óleo de algodão e surgida em 1980. 

Não podemos esquecer da escassez da água potável e pura, a sua poluição e o seu desperdício. 

A crise que vivemos é global, afeta a todos e tem merecido cada vez mais atenção e destaque nas Nações Unidas e de Governos ao redor do mundo. Por fim, o livro busca levar leitor a perceber o papel da mídia num mundo em crise. 

O livro demonstra uma diferença pouco percebida, mas fundamental, a de que o jornalismo ambiental rompe com o dogma da imparcialidade tão presente em discussões do curso de comunicação e toma partido em favor da sustentabilidade. 

Referências bibliográficas para este artigo: André Trigueiro. Ed. Globo – 2005 302 pg.


This post first appeared on O Futuro Do Planeta - Responsabilidade Socioambiental, please read the originial post: here

Share the post

Mundo Sustentável

×

Subscribe to O Futuro Do Planeta - Responsabilidade Socioambiental

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×