Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Parasita tropical ganha posição nos EUA, especialmente no Texas

Os cientistas identificaram uma nova cepa de um parasita que causa a doença leishmaniose, e a encontraram principalmente em pessoas que não haviam viajado recentemente para fora dos EUA.

Com informações de Live Science.

A leishmaniose é causada por parasitas, mostrados acima, que são transmitidos pela picada de uma fêmea de flebotomíneo infectada.  (Crédito da imagem: Shutterstock)

A doença parasitária Leishmaniose costumava surgir nos EUA principalmente entre pessoas que viajaram para regiões tropicais. Mas agora, uma estirpe local única do parasita pode estar a ganhar espaço no país, sugere um novo estudo.

Além disso, existem preocupações potenciais de que os cães importados possam estar a impulsionar a propagação de outra forma da doença, alertou um segundo grupo de investigação. 

A leishmaniose é uma doença tropical negligenciada causada por parasitas; espalha-se aos humanos através das picadas de fêmeas de flebótomos Phlebotomus ), embora em casos raros também possa espalhar-se através de transfusões de sangue ou através da partilha de agulhas contaminadas. A forma mais comum da doença, chamada leishmaniose cutânea, provoca o aparecimento de  feridas e úlceras na pele onde alguém é mordido e, se não tratadas, podem tornar-se cicatrizes desfigurantes.

A leishmaniose cutânea já foi detectada nos EUA antes, principalmente em estados do sul, como o Texas. No entanto, estes casos têm sido esporádicos e observados principalmente em pessoas que regressaram aos EUA de países onde a doença é endémica , ou seja, onde normalmente se espalha, como partes da América Central e do Sul, Médio Oriente, Mediterrâneo e Ásia Central. 

Na primeira das duas apresentações feitas quinta-feira (19 de outubro) na Reunião Anual da Sociedade Americana de Medicina Tropical e Higiene (ASTMH) em Chicago, os pesquisadores relataram que detectaram uma cepa geneticamente distinta de um parasita Leishmania que causa a leishmaniose cutânea . A cepa recém-descoberta pertence à espécie Leishmania mexicana e é diferente das cepas que normalmente causam casos importados de leishmaniose nos EUA.

Isso sugere que a nova cepa está sendo espalhada por flebotomíneos Dos Eua, disse Vitaliano Cama, um dos líderes do estudo e consultor sênior da Divisão de Doenças Parasitárias e Malária dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, à WordsSideKick.com.

Para chegar a essas descobertas, os pesquisadores sequenciaram geneticamente mais de 2.000 amostras de tecidos de pacientes com suspeita de leishmaniose cutânea em 50 estados dos EUA, Porto Rico e Ilhas Virgens dos EUA entre 2005 e 2019. Em 2018, mais de 80 casos de leishmaniose capturada localmente leishmaniose humana foram relatadas nos EUA, mas é difícil estimar com precisão o número de casos. 

Isso porque, embora a leishmaniose cutânea seja uma condição notificável no Texas, o que significa que os diagnósticos devem ser relatados às autoridades locais de saúde pública, este não é o caso a nível nacional. A nova análise funcionou, portanto, quase como um proxy para a vigilância, permitindo aos investigadores ter uma noção da frequência com que a doença ocorre, disse Cama. 

Parasitas Leishmania foram identificados em 1.222 das mais de 2.000 amostras de tecidos; mais de 1.100 amostras eram de pessoas que viajaram internacionalmente, enquanto 86 eram de não viajantes. Destas 1.222 amostras, 164 eram L. mexicana, das quais 52 casos, ou 32%, ocorreram no Texas. L. mexicana foi a espécie mais comum encontrada entre os não viajantes, com mais de 60% de testes positivos.   

A equipe detectou duas cepas distintas de L. mexicana : ACT e CCC. O primeiro parecia dramaticamente mais prevalente em viajantes, enquanto o último era muito mais comum em não viajantes, especialmente aqueles no Texas.

“Essas descobertas oferecem evidências de que a leishmaniose pode ser endêmica nos Estados Unidos”, escreveram os autores no resumo.

Ainda não se sabe quais pressões causaram a evolução da cepa CCC ou se ela pode se espalhar entre flebotomíneos e humanos mais facilmente do que outras cepas, disse Cama. Mas a equipe espera que sua análise facilite a detecção de casos de leishmaniose cutânea adquirida localmente, caso surjam em outras regiões dos EUA. 

Os parasitas Leishmania são transmitidos pela picada de flebotomíneos fêmeas infectadas pertencentes ao gênero 
Phlebotomus , conforme foto acima.  (Crédito da imagem: CDC/Frank Collins via Biblioteca de Imagens de Saúde Pública)

Há também preocupações de que uma forma diferente e mais mortal da doença, chamada leishmaniose visceral, possa começar a espalhar-se nos EUA, disse um segundo grupo de investigação na reunião da ASTMH. 

A leishmaniose visceral é geralmente causada pelas espécies L. donovani e L. infantum. A doença pode causar febre, perda de peso, anemia e aumento do baço e do fígado, e é fatal em mais de 95% dos casos que não são tratados. Na sua apresentação, os investigadores alertaram que as populações de flebotomíneos dos EUA poderiam estar a contrair L. infantum ao alimentarem-se de cães importados que transportam o parasita.

“Tem havido um lento fluxo de cães [infectados] sendo importados para os EUA”, especificamente de países onde L. infantum é endêmico, como a Turquia, disse Christine Peterson, diretora do Centro de Doenças Infecciosas Emergentes da Universidade de Iowa. Ciência Viva. Na verdade, houve relatos anteriores de cães portadores de L. infantum importados para os EUA e Canadá, e sabe-se que pelo menos algumas raças podem transmitir o parasita aos seus filhotes durante a gravidez. 

“Acontece que, devido à origem e às exposições que geralmente suas mães tiveram, [esses cães] tiveram Leishmania infantum”, disse Peterson.

Peterson suspeita que esta questão possa chegar ao clímax devido a vários fatores, incluindo um aumento no número de pessoas que resgatam cães de países endémicos, a falta de rastreio destes cães importados e um clima mais quente que poderia permitir que os flebotomíneos expandissem a sua distribuição. Por estas razões, Peterson e os seus colegas propuseram uma nova ferramenta de avaliação de risco que poderia ser utilizada por veterinários e autoridades de saúde pública para examinar cães importados e ajudar a controlar a infecção.

A nova ferramenta ainda não foi testada, mas Peterson disse que sua equipe a fornecerá a veterinários e agências estaduais para uso imediato.

Enquanto isso, “a maneira mais direta de controlar esta doença, porque os cães são realmente o reservatório, é colocar neles coleiras básicas impregnadas de inseticida contra pulgas e carrapatos ou usar algumas das coleiras tópicas ou orais”, disse Peterson. 

Este artigo é apenas para fins informativos e não tem como objetivo oferecer aconselhamento médico.





This post first appeared on O Verdoso, please read the originial post: here

Share the post

Parasita tropical ganha posição nos EUA, especialmente no Texas

×

Subscribe to O Verdoso

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×