Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Uso ritual de restos humanos que datam do Neolítico

Um estudo internacional documentou modificações ósseas post-mortem não ligadas ao consumo.

Por Universidade de Córdoba com informações de Sience Daily.

Entrada para a caverna. Juan Carlos Vera Rodríguez – Universidade de Córdoba

Muitos Restos ósseos depositados em cavernas pré-históricas apresentam cortes e marcas, com a comunidade científica às vezes atribuindo ao seu uso para consumo humano. Um estudo apresentado pelo pesquisador da Universidade de Córdoba, Rafael Martínez Sánchez, e liderado por Zita Laffranchi e Marco Milella da Universidade de Berna (Suíça), juntamente com outros pesquisadores de diferentes centros de pesquisa, acaba de ser publicado na revista PLoS oneA obra avança nosso conhecimento sobre os ritos funerários ocorridos a partir do Neolítico, ao documentar como as sociedades pré-históricas modificaram os ossos humanos para utilizá-los.

Para tanto, foram analisados ​​mais de 400 restos mortais. Correspondentes a adultos e pré-adultos, foram encontrados na Cueva de los Mármoles (caverna) em Priego de Córdoba, e estão preservados no Museu Arqueológico da cidade. Graças a moldes de alta resolução estudados com microscópio eletrônico, a equipe de pesquisa observou que muitas das marcas em alguns ossos são compatíveis com um processo de limpeza realizado para utilizar os restos ósseos como ferramentas e não (pelo menos, em princípio) para consumo.

Como explica Martínez Sánchez, estabelecer que as Marcas Dos Ossos correspondem a um uso (ferramentas) ou outro (alimentação) é difícil, até porque esses restos foram depositados na superfície da caverna, em vez de serem enterrados, de modo que podem ter sofreu outros tipos de modificações tafonômicas (por animais, pisoteios…) ao longo dos anos. O estudo, porém, não vê as marcas dos ossos como uma sugestão de que tenham sido utilizadas para a obtenção de partes moles deles, para consumo. Em vez disso, são vistas como evidenciando um processo de limpeza mais cuidadoso e consistente com seu uso instrumental. Foram encontradas a fíbula com extremidade pontiaguda, tíbia modificada e crânio.

Além disso, a datação por carbono 14 de doze restos mortais indicou três períodos de uso funerário na caverna: em 3.800 aC, em 2.500 aC. C. e por volta de 1.300 ou 1.400 AC. O primeiro destes períodos, que corresponde ao Neolítico, coincide com a difusão da utilização de dólmenes destinados a sepultamentos colectivos. Portanto, foi uma época caracterizada por uma grande preocupação com os antepassados. Essa sobreposição entre o primeiro período de sepultamento na caverna e o início do Megalitismo, aliada ao fato de as marcas nos ossos não parecerem compatíveis com o consumo, reforça a ideia do grupo de pesquisa de que os restos mortais foram confeccionados para serem usados ​​como instrumentos em um dado instante. Como argumenta Martínez Sánchez, “parece que houve a ideia de agrupar os mortos no mesmo local, limpar os restos mortais e usar os ossos como instrumentos,

Com este estudo a equipe conseguiu fundamentar um tratamento de restos ósseos muito provavelmente não ligado ao consumo, mas sim a fatores mais complexos. Assim, parece que os ossos foram utilizados para aspectos rituais e culturais após seu depósito. Além disso, estas formas de pensar aparentemente abrangeram um grande período de tempo, desde o final do Neolítico até à Idade do Bronze, uma época “em que não esperávamos encontrar corpos ainda depositados nesta cavidade”, diz Martínez Sánchez.

Fonte da história:
Materiais fornecidos pela Universidade de CórdobaNota: O conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.

Referência do periódico :
Zita Laffranchi, Marco Milella, Juan Carlos Vera Rodríguez, María José Martínez Fernández, María Dolores Bretones García, Sylvia Alejandra Jiménez Brobeil, Julia Brünig, Inmaculada López Flores, Juan Antonio Cámara Serrano, Rafael M. Martínez Sánchez. As above, so below: Deposition, modification, and reutilization of human remains at Marmoles cave (Cueva de los Marmoles: Southern Spain, 4000–1000 cal. BCE). PLOS UM , 2023; 18 (9): e0291152 DOI: 10.1371/journal.pone.0291152





This post first appeared on O Verdoso, please read the originial post: here

Share the post

Uso ritual de restos humanos que datam do Neolítico

×

Subscribe to O Verdoso

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×