Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Kelping é um ‘fenômeno global’ que varre o mundo das baleias jubarte, dizem os cientistas

As baleias-jubarte podem gostar de rolar nas algas como forma de brincadeira, mas o “kelping” também pode ajudar a manter a saúde da pele, removendo parasitas e bactérias.

Com informações de Live Science.

Baleias jubarte ( Megaptera novaeangliae ): Brincar com algas marinhas é um comportamento conhecido como kelping. (Crédito da imagem: Cortesia de Olaf Meynecke/Lorinnah Hesper/Kristin Campbell)

As Baleias-jubarte brincando em Algas Marinhas – um comportamento conhecido como “kelping” – são mais difundidas do que se pensava e constituem um “fenômeno global”, descobriu uma nova pesquisa.

Kelping foi observado pela primeira vez em 2007, e os cientistas já descreveram o comportamento antes – mas apenas como eventos isolados. Acontece que as jubartes de todo o mundo apreciam a carícia das folhas das algas marinhas na sua pele, tanto como forma de brincadeira como como uma esfoliação corporal potencialmente calmante. 

“É algo que eles fazem juntos como um evento social ou sozinhos”, disse ao Live Science o principal autor do estudo, Olaf Meynecke, pesquisador do Centro de Pesquisa Costeira e Marinha da Universidade Griffith, em Queensland, Austrália. “Eles colocam a alga na cabeça e rolam nela; tentam movê-la também com as nadadeiras peitorais.”

Para o novo estudo, os investigadores examinaram 95 publicações nas redes sociais que documentavam a formação de algas nas baleias-jubarte, abrangendo o Nordeste do Pacífico e o Atlântico Norte até às costas oeste e leste da Austrália.

E embora o termo “kelping” sugira uma preferência por algas marinhas – grandes algas marrons que crescem em águas relativamente rasas perto da costa – as baleias-jubarte ( Megaptera novaeangliae ) interagem com diferentes tipos de algas marinhas, disse Meynecke.

“As baleias não parecem ser tão exigentes”, disse ele. “Tudo o que estava disponível na região era o que as baleias interagiam e brincavam”.

As algas marinhas, como as algas marinhas, podem ter propriedades antimicrobianas e ajudar as baleias a manter a saúde da pele.  (Crédito da imagem: Cortesia de Olaf Meynecke)

As jubartes pertencem a um grupo de baleias que se alimentam de filtros, conhecidas como baleias de barbatanas, que interagem com objetos em seu habitat oceânico. As baleias jubarte às vezes brincam com troncos e madeira flutuante, bem como com equipamentos de pesca e águas-vivas, de acordo com o novo estudo, publicado em 15 de setembro no Journal of Marine Science and Engineering.

As algas marinhas provavelmente são macias e agradáveis ​​em contato com a pele, disse Meynecke. Ao longo das mandíbulas e ao redor da cabeça, as jubartes têm pelos sensoriais altamente inervados que podem ser estimulados quando roçam nas algas marinhas.

“Fica muito claro pelas imagens dos drones que as baleias têm como alvo as algas e às vezes deixam um grupo de baleias para ir direto para as algas”, disse Meynecke. 

Kelping também pode ter benefícios terapêuticos, pois pode ajudar as jubartes a eliminar parasitas e bactérias que colonizam sua pele. “Só esfregar vai livrar alguns desses pequeninos”, disse Meynecke. Acredita-se que as algas marinhas tenham propriedades antimicrobianas, mas são necessárias mais pesquisas para avaliar se isso se aplica às criaturas que pegam carona nas baleias.

As baleias jubarte às vezes mordem as algas marinhas e as puxam para baixo da água antes de soltá-las novamente, o que pode servir para esfregar o interior da boca, disse Meynecke. “Eles estão agarrando-a com a boca – o que é realmente interessante, porque são baleias de barbatanas que não têm dentes e morder algo não é um instinto natural”, disse ele. 

Mas os parasitas podem estar a derrotar as jubartes no seu próprio jogo, agarrando-se a manchas de algas marinhas e saltando quando as baleias vêm para se esfregar, disse Meynecke.

Esta não seria a primeira evidência de que essas baleias cuidam da pele. No início deste ano, pela primeira vez, investigadores filmaram baleias jubarte a fazerem uma esfoliação corporal completa no fundo do mar . 

Brincar em manchas de algas marinhas também pode melhorar a aprendizagem e fortalecer os laços sociais quando várias baleias se envolvem, de acordo com o estudo. “Trata-se de coordenação, mobilidade e do prazer de ter algo com que brincar”, disse Meynecke.

Mas as alterações climáticas podem arruinar a diversão das baleias, alterando a distribuição das algas marinhas, especialmente das algas, alertou Meynecke. “As algas estão sob extremo estresse com o aquecimento dos oceanos”, disse ele. A proliferação de espécies que se alimentam de algas, como os ouriços-do-mar, também é preocupante, acrescentou, porque “podem transformar uma incrível e bela floresta de algas num completo deserto”. 





This post first appeared on O Verdoso, please read the originial post: here

Share the post

Kelping é um ‘fenômeno global’ que varre o mundo das baleias jubarte, dizem os cientistas

×

Subscribe to O Verdoso

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×