Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Imagem fabulosa de um caranguejo-ferradura dourado vence concurso de fotografia da vida selvagem

O fotógrafo francês Laurent Ballesta recebeu o prêmio de Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano deste ano por sua imagem de um caranguejo-ferradura de três espinhos na ilha de Pangatalan, nas Filipinas.

Com informações de Live Science.

“A ferradura dourada”, do fotógrafo e biólogo marinho francês Laurent Ballesta, ganhou o prêmio de Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano de 2023. (Crédito da imagem: Laurent Ballesta)

Uma imagem impressionante de um caranguejo-ferradura dourado arrastando os pés ao longo do fundo do mar com três peixes listrados no alto venceu o concurso Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano Deste Ano.

Laurent Ballesta, um fotógrafo subaquático francês e biólogo marinho, capturou a cena impressionante nas águas protegidas da Ilha Pangatalan, nas Filipinas, um refúgio para os ameaçados caranguejos-ferradura tri-espinhosos ( Tachypleus tridentatus ).

Esses caranguejos-ferradura existem há mais de 100 milhões de anos, disseram os representantes do prêmio em um comunicado compartilhado com a WordsSideKick.com, mas agora enfrentam a destruição do habitat e a escassez de alimentos devido à pesca excessiva. Os humanos também os colhem pelo seu sangue azul único, que é usado no desenvolvimento de vacinas.

“Ver um caranguejo-ferradura vivo de forma tão vibrante em seu habitat natural, de uma forma tão assustadoramente bela, foi surpreendente”, disse Kathy Moran, presidente do júri da competição, no comunicado. “Estamos diante de uma espécie antiga, altamente ameaçada e também crítica para a saúde humana. Esta foto é luminescente”.

Os três juvenis de trevallies dourados ( Gnathanodon speciosus ) que pairavam sobre o caranguejo-ferradura provavelmente estavam lá para pegar qualquer guloseima comestível arada pelo lento avanço do caranguejo, de acordo com o comunicado.

O júri selecionou a foto de Ballesta, intitulada “A ferradura dourada”, entre quase 50 mil inscrições de 95 países. Outros 18 vencedores receberam prêmios por mostrarem a rica diversidade da vida na Terra.

“Embora inspirem admiração e admiração absolutas, as imagens vencedoras deste ano apresentam evidências convincentes do nosso impacto na natureza – tanto positivo quanto negativo”, disse Doug Gurr, diretor do Museu de História Natural, que organiza a competição, no comunicado. 

As imagens vencedoras estarão em exibição na exposição “Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano” no Museu de História Natural de Londres, de sexta-feira, 13 de outubro, até 30 de junho de 2024.

Esta não é a primeira vez que Ballesta recebe o prêmio de Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano. Em 2021, ele recebeu o prêmio principal por sua fotografia de garoupas camufladas ( Epinephelus polyphekadion ) nadando em uma nuvem leitosa de óvulos e espermatozoides em Fakarava, Polinésia Francesa, no sul do Oceano Pacífico. 





This post first appeared on O Verdoso, please read the originial post: here

Share the post

Imagem fabulosa de um caranguejo-ferradura dourado vence concurso de fotografia da vida selvagem

×

Subscribe to O Verdoso

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×