Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Verme pulmonar de rato que pode invadir cérebro humano encontrado em roedores da Geórgia

Um verme parasita que infecta ratos estabeleceu uma nova população na Geórgia depois de ter sido encontrado anteriormente em outros estados do sudeste.

Com informações de Live Science.

Os vermes pulmonares de ratos normalmente vivem nos pulmões dos ratos, mas suas larvas, como vistas aqui, podem infectar humanos se ingeridas acidentalmente. (Crédito da imagem: Centros de Controle e Prevenção de Doenças)

Um parasita que normalmente vive nos pulmões de Ratos pode infectar o cérebro humano se ingerido acidentalmente em alimentos contaminados – e agora, o verme conquistou novo território na Geórgia.

Mas não se desespere.

O parasita, chamado verme pulmonar de rato (Angiostrongylus cantonensis), infecta principalmente pessoas no Sudeste Asiático e também é endêmico no Havaí e nas ilhas do Pacífico. Considerado invasor no território continental dos EUA, o verme provavelmente chegou pela primeira vez à parte sudeste do país na década de 1980, através de ratos que chegaram a Nova Orleans, Louisiana, em navios mercantes. Desde então, casos humanos esporádicos da infecção foram relatados em vários estados, incluindo Texas, Tennessee e Alabama.

Agora, em um estudo realizado entre 2019 e 2022, os pesquisadores descobriram Vermes Pulmonares em ratos marrons ( Rattus norvegicus ) em Atlanta, Geórgia. 

“Como o verme pulmonar A. cantonensis foi identificado anteriormente em ratos nos estados vizinhos da Flórida e Alabama, as populações de A. cantonensis provavelmente estavam na Geórgia muito antes de 2019, quando o primeiro rato positivo foi identificado em Atlanta”, escreveram os pesquisadores em um relatório publicado em Emerging Infectious Diseases, um jornal publicado pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Isto “sugere que este parasita zoonótico foi introduzido e se estabeleceu em uma nova área do sudeste dos Estados Unidos”.

A equipe examinou tecidos de 33 ratos marrons encontrados mortos em um zoológico em Atlanta entre 2019 e 2022. Dos Ratos, sete, ou cerca de 21%, tinham lombrigas no coração, artérias pulmonares e tecidos cerebrais. Uma análise genética confirmou que A. cantonensis estava em quatro dessas amostras infestadas de vermes, e as sequências genéticas correspondiam perfeitamente às dos vermes pulmonares previamente coletados na Louisiana. 

Os vermes dos ratos restantes não puderam ser identificados devido à “qualidade insuficiente da amostra e à degradação do DNA”, observaram os pesquisadores. Por causa disso, outras espécies de vermes não puderam ser descartadas, mas os ratos apresentaram lesões indicativas de infecções por A. cantonensis .

Como os vermes pulmonares dos ratos podem entrar nos humanos? Os parasitas adultos vivem nos pulmões dos ratos e infectam apenas ratos, mas os ratos podem transmitir as larvas dos parasitas nas fezes, de acordo com o CDC. Caracóis e lesmas podem então ser infectados ao comerem as larvas e, ao comerem caracóis ou lesmas crus ou mal cozidos, as pessoas podem, por sua vez, ser infectadas. 

“As pessoas também podem ser infectadas acidentalmente, ao comer produtos crus (como alface) que contenham um pequeno caracol ou lesma ou parte de um”, alerta o CDC. Outros animais, como camarões de água doce, caranguejos e sapos, também podem ser infectados com as larvas e é possível que comer estes animais crus ou mal cozidos represente um risco para os seres humanos, mas isso não está bem estabelecido.

Uma vez em uma pessoa, o verme pode causar uma infecção cerebral rara chamada meningite eosinofílica, cujos sintomas podem incluir dor de cabeça, rigidez no pescoço, formigamento ou dor na pele, febre baixa, náuseas e vômitos. 

“A maioria das infecções por A. cantonensis resolve-se espontaneamente ao longo do tempo, sem tratamento específico, porque o parasita não consegue sobreviver por muito tempo no corpo humano”, observa o CDC. “No entanto, raramente podem ocorrer complicações graves, levando à disfunção neurológica ou à morte”. 

A boa notícia é que você pode evitar essa infecção sabendo onde vivem os vermes pulmonares e não ingerindo caracóis, lesmas, camarões de água doce, caranguejos terrestres, sapos ou lagartos crus ou mal cozidos ou vegetais ou sucos potencialmente contaminados, aconselha o CDC. Os vegetais devem ser bem lavados se consumidos crus.

Este artigo é apenas para fins informativos e não tem como objetivo oferecer aconselhamento médico.





This post first appeared on O Verdoso, please read the originial post: here

Share the post

Verme pulmonar de rato que pode invadir cérebro humano encontrado em roedores da Geórgia

×

Subscribe to O Verdoso

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×