Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Flores estão se espalhando na Antártica à medida que as temperaturas do verão aumentam

A Antártica parece cada vez menos reconhecível a cada ano que passa.

Com informações de Science Alert.

Erva-pérola antártica Colobanthus quitensis ) Wikipédia

Em terra, os cientistas encontraram plantas com flores, musgos e algas a espalharem-se como nunca antes, e no mar, a extensão do gelo marinho flutuante atingiu mínimos recordes.

Estas mudanças dramáticas coincidiram com o aumento das Temperaturas no verão. Em 2022, pesquisadores da Universidade de Washington (UW) registraram a maior onda de calor que já atingiu a Antártica.

Em março, as temperaturas perto do pólo sul atingiram 39 °C acima do normal durante três dias consecutivos, atingindo um pico de -10 °C (14 °F).

Esta foi a anomalia de temperatura mais quente registrada em qualquer lugar do mundo, disse Edward Blanchard-Wrigglesworth, cientista atmosférico e primeiro autor de um artigo publicado pela equipe UW, a Kasha Patel no The Washington Post.

Alguns membros de sua equipe que trabalhavam na Antártica na época aparentemente estavam aquecidos o suficiente para usar shorts e até mesmo ficar sem camisa ao sol.

Momentos como estes deixam mais claro do que nunca que a Antártica não está imune à crise climática, como alguns cientistas pensavam.

Para descobrir quanto da recente Onda de calor na Antártica foi atribuída às alterações climáticas, a equipa da UW utilizou uma “abordagem de enredo”.

Esta estratégia de modelização baseia-se no “desdobramento de eventos passados, ou de eventos ou caminhos futuros plausíveis” para reproduzir os eventos climáticos atuais.

“Descobrimos que as alterações climáticas ao longo do último século amplificaram a onda de calor em 2 °C, enquanto uma onda de calor equivalente em 2096 seria mais 6 °C mais quente em relação a 2022 (8 °C em relação a 1922)”, escrevem Blanchard- Wrigglesworth e colegas.

Esse cenário futuro poderá trazer as temperaturas de Março na Antártica perigosamente próximas do ponto de derretimento, ameaçando as vastas camadas de gelo do continente.

No momento, a Antártica e suas ilhas associadas estão cobertas por neve e gelo permanentes, com apenas cerca de uma porcentagem de terras adequadas para plantas com flores, como a erva-cabeluda antártica ( Deschampsia antarctica ) e a erva-pérola antártica ( Colobanthus quitensis ).

Nas últimas décadas, no entanto, primaveras e verões mais quentes viram essas plantas decolar, com taxas de crescimento aumentando 20% ou mais entre 2009 e 2018.

Até ao final do século, alguns modelos prevêem que haverá um aumento triplo de terras sem gelo na Península Antártica para colonização de plantas.

Se a vegetação continuar a espalhar-se por estas zonas, os investigadores temem que isso leve a uma “perda irreversível de biodiversidade” na Antártica.

“Sabemos que haverá milhares de quilómetros quadrados de novas áreas livres de gelo e que as temperaturas mais altas e a água extra disponível criarão novos habitats prontos para colonização, o que beneficiará algumas espécies e não outras”, explicou Jasmine Lee, bióloga conservacionista. no British Antarctic Survey, em 2022.

“Infelizmente, os climas mais amenos também reduzirão a barreira de invasão de espécies vegetais e animais estrangeiras”.

Simplesmente não há tempo para parar e cheirar as flores.

Cientistas de todo o mundo estão agora a trabalhar o mais rapidamente possível para compreender os habitats passados ​​e presentes da Antártica, para que possam tentar preservá-los para o futuro.

O estudo sobre a onda de calor da Antártica foi publicado na Geophysical Research Letters.





This post first appeared on O Verdoso, please read the originial post: here

Share the post

Flores estão se espalhando na Antártica à medida que as temperaturas do verão aumentam

×

Subscribe to O Verdoso

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×