Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Canino curioso no Brasil acaba sendo um híbrido inédito

Um canino perdido no Brasil revelou-se uma nova e adorável raça.

Com informações de Science Alert.

O híbrido cachorro-raposa. (Flávia Ferrari)

De acordo com um estudo genético, a fêmea é provavelmente a primeira do gênero – um híbrido entre uma raposa-dos-pampas sul-americana e um cachorro. Também conhecido como dogxim.

Desde o início, sua aparência e comportamento confundiram os cientistas. O animal não era como nenhum canino que eles já tivessem visto. Ele latia como um cachorro, e seus olhos e pelo escuro pareciam os de um cachorro, mas suas orelhas pontudas e focinho comprido sugeriam o contrário.

Também não comia comida de cachorro, apenas ratos pequenos.

“Não era tão dócil como um cão, mas também carecia da agressividade esperada de um canídeo selvagem quando manuseado”, disse ao The Telegraph um conservacionista que ajudou a cuidar da Criatura .

A curiosa criatura foi encontrada inicialmente em 2021, gravemente ferida após uma colisão rodoviária em Vacaria, no Rio Grande do Sul. Ele foi internado no Centro de Conservação e Reabilitação de Animais Silvestres da Universidade Federal do Grande do Sul.

Esta região da América do Sul é conhecida por abrigar quatro espécies de canídeos, mas nenhum desses animais específicos se compara aos caninos resgatados em aparência ou genética.

Os cães selvagens locais ( Speothos venaticus ) têm orelhas pequenas e arredondadas, pernas curtas e pêlo marrom.

Já o lobo-guará ( Chrysocyon brachyurus ) é bastante alto, com pernas e orelhas longas e pelagem marrom-avermelhada.

A raposa-caranguejeira ( Cerdocyon Thousands ) e a raposa-dos-pampas ( Lycalopex gymnocercus ) têm aparência mais próxima do animal resgatado, embora sua pelagem seja de cor mais clara. Apesar dos nomes, nenhum deles está intimamente relacionado com as raposas europeias, sendo um pouco mais relacionado com os cães.

Sem nenhuma espécie adequada, os pesquisadores no Brasil recorreram à ideia de um cruzamento.

Evidências genéticas da criatura resgatada sugerem que ela é, na verdade, um híbrido entre uma raposa-dos-pampas e um cão doméstico – uma ocorrência extremamente rara de reprodução de duas espécies de gêneros diferentes.

“Esta descoberta implica que, embora estas espécies tenham divergido há cerca de 6,7 milhões de anos e pertençam a géneros diferentes, ainda podem produzir híbridos viáveis”, escrevem os investigadores .

O híbrido cachorro-raposa (A) e a raposa-dos-pampas (B). (Thales Renato Ochotorena de Freitas e Bruna Elenara Szynwelski)

Descobriu-se que o animal resgatado possuía 76 cromossomos no total, e esses cromossomos tinham aparência visual semelhante aos dos cães domésticos e da raposa-dos-pampas.

Além do mais, as raposas-dos-pampas têm 37 pares de cromossomos, que poderiam se reorganizar com o genoma de um cachorro para deixar 38 pares.

Embora ainda não seja igual aos 39 pares do cão, as semelhanças genéticas podem permitir combinações raras de DNA que realmente funcionam.

O canídeo resgatado também possui dois cromossomos X com duas morfologias diferentes, o que indica que vieram de duas espécies diferentes.

Uma análise do DNA mitocondrial da criatura, que vem apenas do lado materno, sugere que sua mãe era provavelmente a raposa-dos-pampas e seu pai era um cachorro.

“Até o momento, não temos evidências científicas de que existam outros híbridos nesta região. No entanto, suspeitamos que este caso que descrevemos não seja o único”, disse Bruna Szynwelski à Newsweek.

“Depois que o biólogo Herbert Hasse Junior observou dois animais com fenótipo incomum na natureza em 2019, é provável que um desses animais fosse a fêmea híbrida atropelada em 2021, e o outro animal nunca mais foi visto”.

Em uma reviravolta cruel na história, o híbrido cachorro-raposa aparentemente morreu em circunstâncias desconhecidas em um zoológico após se recuperar dos ferimentos.

De acordo com reportagem do The Telegraph, as autoridades estão agora investigando como e por que esta criatura única faleceu.

O estudo foi publicado em Animals.





This post first appeared on O Verdoso, please read the originial post: here

Share the post

Canino curioso no Brasil acaba sendo um híbrido inédito

×

Subscribe to O Verdoso

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×