Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Tigre-da-Tasmânia se torna o primeiro animal extinto a ter seu RNA extraído

Esse tipo de procedimento pode abrir portas para o estudo de espécies extintas.

Com informações de Science Alert.

(Benjamin A. Sheppard/Domínio público)

O tigre-da-Tasmânia tem uma história longa e variada que agora inclui ser a primeira família animal extinta da qual os cientistas recuperaram o RNA, a molécula que dá vida ao genoma de uma espécie.

Com um protocolo especialmente modificado, uma equipe sueca extraiu milhões de filamentos de RNA da pele e do músculo de um tigre da Tasmânia, ou Tilacino, de 132 anos.

Conhecido pelos cientistas como Thylacinus cynocephalus, o marsupial listrado e carnívoro foi caçado até a extinção na ilha da Tasmânia, na Austrália, na década de 1930.

A recuperação de RNA – o material genético que traduz a informação codificada no DNA em proteínas – de animais extintos como o tilacino poderia abrir um tesouro de informação sobre a atividade genética há muito considerada perdida.

“A recuperação de perfis de expressão de RNA que não existem mais em células vivas expande a possibilidade de aprofundar a biologia de animais extintos”, escrevem o bioinformático Emilio Mármol-Sánchez, da Universidade de Estocolmo, e colegas em seu artigo publicado.

“Esta é a primeira vez que tivemos um vislumbre da existência de genes reguladores específicos do tilacino, como os microRNAs, que [foram] extintos há mais de um século”, acrescenta o biólogo molecular Marc Friedländer, da Universidade de Estocolmo.

Enquanto a leitura de sequências de DNA nos diz quais genes uma espécie possui, as sequências de RNA revelam quais genes estão realmente “ligados” e usados ​​para produzir proteínas dentro das células. Mas o ARN é muito mais frágil e decompõe-se muito, muito mais rapidamente do que o DNA, pelo que a recuperação de amostras históricas é um desafio – mas não impossível.

Mármol-Sánchez e colegas colheram seis amostras de músculos e pele de um espécime de tilacino que foi catalogado em 1891 e arquivado no Museu de História Natural de Estocolmo.

O tilacino amostrado neste estudo. ( Emilio Marble Sanchez/Panagiotis Kalogeropoulos/Universidade de Estocolmo )

O RNA recuperado do tilacino de 132 anos não é o mais antigo, nem de longe. Nos últimos anos, o RNA foi extraído de um canídeo semelhante a um cão, preservado no permafrost por aproximadamente 14.300 anos, e de um homem do gelo humano mumificado de 5.300 anos .

O tigre antigo não tem uma classificação taxonómica clara, mas a sua família vive até hoje, o que significa que o tilacino é o primeiro animal verdadeiramente extinto a ter o Seu Rna recuperado.

Parte de seu RNA mostra sinais de danos, o que é esperado quando preservado por centenas ou milhares de anos ou usando produtos químicos para embalsamamento.

As amostras também foram contaminadas com RNA humano e possivelmente bacteriano, mas os pesquisadores conseguiram confirmar a autenticidade das sequências de RNA do tilacino combinando-as com o genoma da espécie.

Nas amostras musculares, encontraram RNA que codifica proteínas específicas de tecidos, incluindo titina e actina, que permitem que as fibras musculares se estiquem e contraiam, e na pele, ARN que codifica uma proteína estrutural chamada queratina.

“Os perfis transcricionais se assemelham muito aos das espécies existentes, revelando características anatômicas específicas, como fibras musculares lentas [nas amostras de músculo esquelético] ou infiltração sanguínea”, escrevem Mármol-Sánchez e colegas.

A equipa de estudo está entusiasmada com as suas descobertas, que esperam que ajudem nos esforços contínuos para ressuscitar o tilacino, um projeto que levanta muitas questões éticas e tecnológicas .

Mas mais do que isso, a sequenciação de RNA de espécies extintas poderia apresentar aos investigadores uma oportunidade de detectar a presença de diferentes vírus de ARN ao longo do tempo, o que poderia acelerar a nossa compreensão da evolução viral.

“A sua presença em vestígios tão antigos sugere o potencial para traçar o perfil do viroma de ARN a partir de espécimes de espécies existentes e extintas armazenadas em coleções secas de museus”, escrevem Mármol-Sánchez e colegas .

Por mais interessantes que essas investigações possam ser para os cientistas, outra questão válida é como um espécime de tilacino de uma ilha avançada da Austrália acabou num museu sueco, a meio mundo de distância de onde outrora viveu.

O estudo foi publicado na Genome Research.





This post first appeared on O Verdoso, please read the originial post: here

Share the post

Tigre-da-Tasmânia se torna o primeiro animal extinto a ter seu RNA extraído

×

Subscribe to O Verdoso

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×