Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Os 10 pesadelos mais comuns, segundo a ciência

Você está correndo, mas não vai a lugar nenhum. Você está caindo, mas nunca atinge o chão. Você está vendo seu ente querido definhar, mas não há nada que você possa fazer a respeito.

Por Maiya Focht, Business Insider

Foto de Stormseeker na Unsplash

Se você for como a maioria das pessoas, então já deve estar suando frio, lembrando-se de um pesadelo.

Embora nossos Sonhos sejam altamente pessoais e muitas vezes baseados no que aconteceu conosco durante nossa vida e durante o dia, existem alguns temas que nos unem a todos.

“Esses sonhos estão relacionados a problemas que cada pessoa tem em suas vidas despertas”, disse Michael Schredl, chefe do laboratório do sono do Instituto Central de Saúde Mental, Mannheim, Alemanha, ao Insider.

É difícil fazer generalizações sobre pesadelos, já que a ciência ainda não concordou sobre por que sonhamos.

Mas existem padrões básicos em temas de pesadelo que podem ajudá-lo a traduzir o que seu cérebro está tentando expressar, disse Schredl. Compreender esses padrões pode ser um ponto de partida para identificar com quais emoções você está lidando em seu subconsciente.

Num estudo de 2018 , Schredl e o seu colega analisaram mais de 1.200 pesadelos, pedindo aos participantes que recordassem o seu sonho angustiante mais recente. Eles então os categorizaram em temas comuns.

Aqui estão os 10 principais que eles encontraram.

Foto de Jesper Aggergaard na Unsplash

10. Infestação

Ter uma infestação em sua casa faz com que a realidade pareça um pesadelo. Portanto, sonhar com uma invasão de rastreadores assustadores ou demônios peludos pode ser um medo literal ou simbólico.

Se for simbólico, uma infestação pode representar medo de doenças ou sujeira, ou qualquer outra coisa que você associe pessoalmente a camundongos, baratas ou ratos, disse Schredl. Como esses sonhos podem se desenrolar de muitas maneiras, há muitas maneiras de interpretá-los.

Também poderia ser um exemplo de sentimento de insegurança ou insegurança em casa, disse Schredl.

9. Presença maligna

No nono lugar, há a estranha sensação de suspeitar que pode haver um fantasma, demônio ou alienígena por perto. Isso pode significar que o sonhador vê a presença ofensiva ou apenas suspeita que alguém esteja próximo.

Esses tipos de alucinações do sono costumam atormentar pessoas que sofrem de paralisia do sono, de acordo com a Cleveland Clinic. Esse perturbador distúrbio do sono ocorre quando as partes do cérebro que o mantêm imóvel durante o sono e as partes que o mantêm dormindo não se comunicam.

Nesse estado, as pessoas costumam relatar um ghoul parado sobre elas enquanto lutam para se mover.

Esses personagens de filmes de terror são provavelmente seu cérebro usando símbolos culturais familiares para representar seu medo no momento, disse Baland Jalal, neurocientista de Harvard, ao Guardian .

Imagine: “você cresceu ouvindo de sua avó que espíritos e demônios habitam sua aldeia depois de escurecer. Você acorda durante o sono REM, vê algum tipo de sombra e começa a entrar em pânico, criando mais alucinações de imagem corporal que seu mente interpreta nesta narrativa cultural e então você percebe um demônio vindo em sua direção”, disse ele.

Uma ilustração de uma explosão atômica no meio de uma cidade populosa. Sonhos de desastre são comuns a muitos que dormem. Mirifada/Getty Images

8. Catástrofe

Incêndios, inundações, precipitação nuclear — um tema comum nos sonhos de muitas pessoas é qualquer coisa que possa ser confundida com o fim dos tempos. Os desastres ficaram em oitavo lugar na pesquisa, encontrados em cerca de 4,5% dos relatos de sonhos que Shredl estudou.

Isso pode sinalizar uma apreensão geral em relação ao futuro, como uma forma de seu cérebro ruminar sobre algo que você teme que possa ocorrer, de acordo com Corelli, de Stanford. Depende se você vê as mudanças que ocorrem em sua vida como positivas ou negativas.

Ou, se você passou por um desastre natural, pode ser sua mente trabalhando na situação como forma de processar seu trauma, de acordo com pesquisadores da Universidade de Buffalo .

7. Sentir-se preocupado

Você conhece a sensação de ter certeza de que esqueceu algo importante, algo grande, mas não tem certeza do que é?

Muitas pessoas sonham com esse sentimento, sendo a apreensão e a preocupação classificadas como o sétimo pesadelo mais comum.

As pessoas no estudo de Shredl relataram sentir que sabiam que algo estava errado, mas não sabiam o quê, e isso as deixou mais desconfortáveis.

O medo do desconhecido parece ser algo que muitos de nós compartilhamos, até mesmo em nossos sonhos.

Sonhar com desentendimentos pode ser um sinal de ansiedade social. Boris Zhitkov/Getty Images

6. Desentendimentos

Os conflitos interpessoais aparecem como o sexto mais comum. Nesses cenários, o sonhador trava ou testemunha uma luta não física.

Esses sonhos podem ser emblemáticos de alguma ansiedade social que você tem em relação a um relacionamento pessoal, de acordo com a Psychology Today. Você pode estar temendo uma conversa que precisa ter ou processando um conflito que já aconteceu.

5. Doença e morte

As preocupações relacionadas com a saúde e a morte ficaram bem no meio da pesquisa e foram encontradas em 11,6% dos relatórios.

Nesses tipos de pesadelos, o sonhador relatou ter visto a si mesmo ou a um ente querido ficar doente, sofrer uma doença ou morrer.

Esses sonhos são complexos e podem representar muitas coisas dependendo do que você está passando pessoalmente.

Eles podem ser emblemáticos de um medo geral de doença e morte ou de uma sensação de perda de controle de seu bem-estar pessoal, informou o Insider anteriormente.

Também pode ser uma forma de processar o luto, de acordo com um estudo de 2020.

Uma fotografia estilizada de longa exposição mostrando quatro pessoas fugindo de um carro que se aproximava em um túnel. Às vezes, em pesadelos de perseguição, você pode nem saber o que está perseguindo você. Imagens de Frank Herholdt/Getty

4. Sendo perseguido

Nestes sonhos, você pode estar sendo perseguido por um humano, uma presença maligna ou algo que você nem consegue ver.

Schredl explica como os padrões básicos de um sonho de perseguição podem dizer o que isso significa. Em um pesadelo como esse, você fica com medo ao fugir de algo que sente estar cada vez mais perto de você.

Experimentar o medo e fugir de suas causas é psicologia 101. Este é um comportamento de evitação, disse Schredl. Então, geralmente, sonhos de ser perseguido geralmente significam que você está ansioso com algo que pode estar evitando.

3. Acidentes

Esta ampla categoria de sonhos inclui temas como quedas, acidentes de carro, afogamentos e muito mais. Shredl encontrou esse tema em 15% dos relatórios.

Mas quando divididos por sexo, os homens relataram significativamente mais sonhos de queda do que as mulheres.

Esses sonhos podem ser mais literais do que você imagina, representando medo de altura, de dirigir ou do oceano. Mas também podem representar sentir-se fora de controle, temer a morte ou sentir-se desamparado, disse Schredl ao Insider.

Ele explicou esses sonhos comparando nossos cérebros aos de um diretor de cinema.

“Se você é um diretor de cinema e tem que retratar a situação do sentimento de completamente desamparado, um sonho de queda, a situação de queda, pode ser um desses. Porque no sonho de queda a única coisa que você sabe, você sabe, é que você cairá e morrerá”, disse ele.

Portanto, esses tipos de sonhos acidentais podem ser a maneira que nosso cérebro usa para expressar dramaticamente como nos sentimos em relação à nossa própria mortalidade, capacidade ou saúde.

As lutas físicas são o segundo pesadelo mais comum. Hans Neleman/Getty Images

2. Agressão física

Levando um pouco mais longe o número seis da lista – desentendimentos –, você chega ao segundo sonho mais comum, que é a agressão física.

Nesses cenários, o sonhador pode ser atacado, participar de uma briga ou testemunhar outras pessoas brigando.

Este tipo de pesadelo pode refletir ansiedade social, um medo literal da violência ou preocupações sobre ser vulnerável às críticas de outras pessoas, informou anteriormente o Insider .

1. Falha

Em primeiro lugar está a ampla categoria de fracasso e desamparo, que Schredl documentou em 18% dos relatórios.

Isto abrange tudo, desde não conseguir atingir um objetivo, até chegar atrasado, perdido, incapaz de falar, perder ou esquecer algo, ou cometer um erro.

Isso inclui o sonho estereotipado de ser reprovado em um teste, que representou 3% de todos os pesadelos relatados no estudo.

Como esta é uma categoria ampla, há muitas interpretações diferentes que você pode fazer. Sonhos de exames podem significar que você está inseguro quanto à sua capacidade de desempenho no trabalho ou em casa, ou lembrando-se de um determinado evento preocupante, disse Schredl.

Olhar para trás, para o padrão de todos esses sonhos, nos dá uma pista. Por exemplo, em um pesadelo sobre um exame, é mais ou menos assim:

“Alguém está olhando, como você se sai? Você sabe o que precisa saber? E, claro, esta é uma situação típica, pois acho que toda pessoa que está trabalhando“, disse Schredl.

Portanto, se você está sonhando com esses cenários, pode estar se sentindo um pouco inseguro em relação às suas próprias habilidades ou à forma como as outras pessoas pensam sobre o seu desempenho.

Este artigo foi publicado originalmente pelo Business Insider.





This post first appeared on O Verdoso, please read the originial post: here

Share the post

Os 10 pesadelos mais comuns, segundo a ciência

×

Subscribe to O Verdoso

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×