Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Templo e santuário submersos do antigo Egito encontrados repletos de “tesouros e segredos”

Arqueólogos descobriram um tesouro dentro de um templo e santuário subaquático submerso no Egito.

Com informações de Live Science.

Arqueólogos subaquáticos encontraram vários artefatos dentro do templo, incluindo objetos de ouro, joias e um pilar djed, um símbolo de estabilidade feito de lápis-lazúli. (Crédito da imagem: Instituto Europeu de Arqueologia Subaquática (IEASM))

Ao explorar um canal na costa mediterrânea do Egito, arqueólogos subaquáticos descobriram um Templo submerso e um santuário repleto de tesouros antigos ligados ao deus Amon e à deusa Afrodite, respectivamente.

O templo, que desabou parcialmente “durante um evento cataclísmico” em meados do século II a.C., foi originalmente construído para o deus Amon; era tão importante que os faraós iam ao templo “para receber do deus supremo do antigo panteão egípcio os títulos de seu poder como reis universais”, segundo um Comunicado do Instituto Europeu de Arqueologia Subaquática (IEASM).

O edifício agora abandonado fazia parte da antiga cidade portuária de Thonis-Heracleion, na Baía de Aboukir (também chamada de Baía de Abū Qīr). A antiga cidade, agora submersa e a cerca de 7 quilómetros da costa moderna do Egito, foi destruída quando um grande terramoto e maremotos fizeram com que a terra se liquefizesse e afundasse no delta do Nilo.

Enquanto exploravam o templo, os arqueólogos desenterraram uma série de “tesouros e segredos”, incluindo instrumentos rituais feitos de prata, jóias de ouro e recipientes de alabastro que antes eram usados ​​para guardar perfumes ou unguentos gordurosos conhecidos como unguentos.

Também no local os mergulhadores encontraram estruturas subterrâneas sustentadas por “postes e vigas de madeira bem preservados” que datavam do século V a.C., escreveram no comunicado.

“É extremamente comovente descobrir objetos tão delicados, que sobreviveram intactos apesar da violência e da magnitude do cataclismo”, disse Franck Goddio, presidente do IEASM e arqueólogo subaquático francês que liderou as escavações, no comunicado.

A leste do templo, os arqueólogos encontraram um santuário grego dedicado a Afrodite, a deusa do amor. Também continha numerosos artefatos, incluindo objetos importados de bronze e cerâmica.

“Isto ilustra que os gregos que foram autorizados a negociar e a estabelecer-se na cidade durante o tempo dos faraós da dinastia Saïte [entre 688 a.C. e 525 a.C.] tinham os seus santuários para os seus próprios deuses”, escreveram os arqueólogos no comunicado.

O santuário também continha um esconderijo de armas gregas, o que poderia indicar que mercenários gregos estiveram na região em algum momento “defendendo o acesso ao Reino” na foz do braço mais ocidental do Nilo, ou Canópico, disseram os pesquisadores no comunicado.





This post first appeared on O Verdoso, please read the originial post: here

Share the post

Templo e santuário submersos do antigo Egito encontrados repletos de “tesouros e segredos”

×

Subscribe to O Verdoso

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×