Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Estabilidade da Terra e capacidade de apoiar a civilização em risco: Seis dos nove limites planetários excedidos

Um novo estudo atualiza a estrutura dos limites planetários e mostra que as atividades humanas estão a impactar cada vez mais o planeta aumentando o risco de desencadear mudanças dramáticas na Terra.

Por Universidade de Copenhague – Faculdade de Saúde e Ciências Médicas com informações de Science Daily.

Seis dos nove limites foram agora ultrapassados. Ilustração: Azote para o Centro de Resiliência de Estocolmo com base na análise de Richardson et al 2023

Durante mais de 3 mil milhões de anos, a interação entre a vida (representada pela fronteira planetária, Integridade da Biosfera) e o clima controlou as condições ambientais globais na Terra. As atividades humanas, por exemplo, a substituição da natureza por outras utilizações do solo, a alteração da quantidade de água nos rios e no solo, a introdução de produtos químicos sintéticos no ambiente aberto e a emissão de gases com efeito de estufa para a atmosfera, todas influenciam estas interações.

Respeitar e manter as interações no sistema Terra para que permaneçam semelhantes àquelas que controlaram as condições da Terra ao longo dos últimos 12.000 anos são fundamentais para garantir que as atividades humanas não desencadeiem mudanças dramáticas nas condições da Terra – mudanças que provavelmente diminuiriam a capacidade da Terra para apoiar as civilizações modernas.

As nove “fronteiras planetárias” representam componentes do ambiente global que regulam a estabilidade e a habitabilidade do planeta para as pessoas. O grau de violação dos níveis de Limites seguros é causado por atividades humanas que impactam os componentes. A estrutura das fronteiras planetárias aplica a mais recente compreensão científica do funcionamento do sistema Terra para identificar um “espaço operacional seguro” para a humanidade, propondo limites para a medida em que as atividades humanas podem ter impacto em processos críticos sem risco de potencialmente desencadear mudanças irreversíveis nas condições da Terra que nos sustentam.

Pela primeira vez, são apresentadas métricas para todos os limites. Descobriu-se que seis dos limites foram transgredidos e a transgressão está a aumentar em todos os limites, exceto na degradação da camada de ozônio da Terra. Um foco global no clima não é suficiente. O desenvolvimento de modelos de sistemas terrestres que reproduzam com precisão as interações entre fronteiras, especialmente a integridade climática e da biosfera, é uma prioridade urgente.

O estudo, publicado na Science Advances, representa a terceira atualização do quadro realizada por vinte e nove cientistas de oito países diferentes.

Os limites planetários ao longo do tempo. Ilustração: Azote para o Centro de Resiliência de Estocolmo com base na análise de Richardson et al 2023.

A “pressão arterial” da Terra está muito alta

A tendência de aumento da transgressão dos limites é preocupante, explica Katherine Richardson, professora do Globe Institute, líder do Centro de Ciências da Sustentabilidade da Universidade de Copenhagen e líder do estudo:

“Cruzar seis fronteiras por si só não implica necessariamente que ocorrerá um desastre, mas é um sinal de alerta claro. Podemos considerar isso como fazemos com a nossa própria pressão arterial. Uma pressão arterial acima de 120/80 não é uma garantia de um ataque cardíaco, mas aumenta o risco de um. Portanto, tentamos reduzi-lo. Para o nosso próprio bem – e de nossos filhos – precisamos reduzir a pressão sobre essas seis fronteiras planetárias.”

Uma conclusão importante do estudo é que é necessário mais foco nas interações entre as fronteiras:

“O foco nas alterações climáticas causadas pelo homem não é suficiente se quisermos proteger o sistema terrestre de danos irreversíveis”, afirma Johan Rockström, Diretor do Instituto Potsdam para a Investigação do Impacto Climático (PIK), e proponente original do quadro em 2009.

“Ao lado das alterações climáticas, a integridade da biosfera é o segundo pilar da estabilidade do nosso planeta. A nossa investigação mostra que a mitigação do aquecimento global e a preservação de uma biosfera funcional para o futuro têm de andar de mãos dadas”, disse o coautor Wolfgang Lucht, Diretor do departamento de Análise do Sistema Terrestre do PIK, enfatiza.

O uso da biomassa afeta a biodiversidade

A necessidade de respeitar os limites da Alteração do Uso do Solo coloca o foco no aumento do uso global de biomassa como alternativa ao carvão, petróleo e gás. A biomassa é o produto da fotossíntese, processo pelo qual as plantas convertem a energia do sol em energia que pode ser utilizada por outros organismos vivos e, assim, fornece a energia que sustenta a biodiversidade.

“O nosso estudo mostra que os humanos estão a apropriar-se do equivalente a cerca de 30% da energia que estava disponível para apoiar a biodiversidade antes da Revolução Industrial”, diz Richardson.

“Certamente, a remoção de grande parte da energia que de outra forma estaria disponível para a natureza deve ser um motor da perda de biodiversidade. Portanto, propomos a adoção da Apropriação Humana da Produção Primária Líquida (HANPP), ou seja, o uso de biomassa, como uma das duas métricas ao avaliar os impactos humanos na biodiversidade.”

Seis dos nove limites planetários foram agora transgredidos. Ilustração: Azote para o Centro de Resiliência de Estocolmo com base na análise de Richardson et al 2023.

São necessários melhores modelos de sistema terrestre

“Um mundo que se desenvolve dentro dos limites definidos pela ciência é a única maneira de navegar na nossa situação atual com riscos crescentes e potencialmente catastróficos, à escala planetária. Já reconhecemos isto no clima, onde o Acordo de Paris adotou o limite climático planetário de manter o Limite de 1,5°C. Da mesma forma, o mundo aceitou o limite planetário da biodiversidade, quando decidido na COP15 Montreal-Kunming de 2022, para travar e reverter a perda de biodiversidade na terra e no oceano”, afirma Johan Rockström e continua:

“Nosso estudo mostra, no entanto, que isso não é de longe suficiente. A ciência das Fronteiras Planetárias fornece um ‘guia para a ação’ se realmente quisermos garantir a prosperidade e a equidade para todos na Terra, e isso vai muito além apenas do clima, exigindo novas modelagens e análise do sistema terrestre e esforços sistemáticos para proteger, recuperar e reconstruir a resiliência planetária.”

“Esperamos”, acrescenta Katherine Richardson, “que este novo estudo sirva como um alerta para muitos e aumente o foco da comunidade internacional na necessidade de limitar os nossos impactos no planeta, a fim de preservar e proteger as condições da Terra que permitem sociedades humanas avançadas floresçam.”


Fonte da história:
Materiais fornecidos pela Universidade de Copenhague – Faculdade de Saúde e Ciências MédicasNota: O conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.

Multimídia relacionada :

  • Gráficos mostrando limites planetários, violados e não violados

Referência do periódico :
Katherine Richardson, Will Steffen, Wolfgang Lucht, Jørgen Bendtsen, Sarah E. Cornell, Jonathan F. Donges, Markus Drüke, Ingo Fetzer, Govindasamy Bala, Werner von Bloh, Georg Feulner, Stephanie Fiedler, Dieter Gerten, Tom Gleeson, Matthias Hofmann, Willem Huiskamp, Matti Kummu, Chinchu Mohan, David Nogués-Bravo, Stefan Petri, Miina Porkka, Stefan Rahmstorf, Sibyll Schaphoff, Kirsten Thonicke, Arne Tobian, Vili Virkki, Lan Wang-Erlandsson, Lisa Weber, Johan Rockström. Earth beyond six of nine planetary boundariesScience Advances, 2023; 9 (37) DOI: 10.1126/sciadv.adh2458





This post first appeared on O Verdoso, please read the originial post: here

Share the post

Estabilidade da Terra e capacidade de apoiar a civilização em risco: Seis dos nove limites planetários excedidos

×

Subscribe to O Verdoso

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×