Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Aroma do Sucesso: Método com fragrância simples produz grande impulso de memória

Pesquisa sobre aromas durante o sono gera 226% de aumento cognitivo.

Por Universidade da Califórnia – Irvine, com informações de Science Daily.

Foto de Omkar Jadhav na Unsplash

Quando uma fragrância flutuava nos quartos de adultos mais velhos por duas horas todas as noites durante seis meses, as memórias disparavam. Os participantes deste Estudo da Universidade da Califórnia, neurocientistas de Irvine colheram um aumento de 226% na capacidade cognitiva em comparação com o grupo de controle. Os pesquisadores dizem que a descoberta transforma o vínculo há muito conhecido entre cheiro e memória em uma técnica fácil e não invasiva para fortalecer a memória e potencialmente dissuadir a demência.

O estudo da equipe aparece na Frontiers in Neuroscience .

As pessoas do grupo enriquecido mostraram um aumento de 226% no desempenho cognitivo em comparação com o grupo de controle, medido por um teste de lista de palavras comumente usado para avaliar a memória. A imagem revelou uma melhor integridade na via cerebral chamada fascículo uncinado esquerdo. Essa via, que conecta o lobo temporal medial ao córtex pré-frontal de tomada de decisão, torna-se menos robusta com a idade. Os participantes também relataram dormir mais profundamente.

Os cientistas sabem há muito tempo que a perda da capacidade olfativa, ou capacidade de cheirar, pode prever o desenvolvimento de quase 70 doenças neurológicas e psiquiátricas. Estes incluem Alzheimer e outras demências, Parkinson, esquizofrenia e alcoolismo. Estão surgindo evidências sobre uma ligação entre a perda do olfato devido ao COVID e a consequente diminuição cognitiva. Pesquisadores descobriram anteriormente que expor pessoas com demência moderada a até 40 odores diferentes duas vezes ao dia durante um período de tempo aumentava suas memórias e habilidades de linguagem, aliviava a depressão e melhorava suas capacidades olfativas. A equipe da UCI decidiu tentar transformar esse conhecimento em uma ferramenta fácil e não invasiva de combate à demência.

“A realidade é que, acima dos 60 anos, o sentido olfativo e a cognição começam a decair”, disse Michael Leon, professor de neurobiologia e comportamento e membro do CNLM. “Mas não é realista pensar que pessoas com deficiência cognitiva possam abrir, cheirar e fechar 80 frascos de odor por dia. Isso seria difícil mesmo para aqueles sem demência”.

A primeira autora do estudo, a cientista do projeto Cynthia Woo, disse: “É por isso que reduzimos o número de aromas para apenas sete, expondo os participantes a apenas um de cada vez, em vez dos múltiplos aromas usados ​​simultaneamente em projetos de pesquisa anteriores. pessoas sentirem os odores durante o sono, eliminamos a necessidade de reservar um tempo para isso durante as horas de vigília todos os dias.”

Os pesquisadores dizem que os resultados de seu estudo confirmam o que os cientistas aprenderam sobre a conexão entre cheiro e memória.

“O sentido olfativo tem o privilégio especial de estar diretamente conectado aos circuitos de memória do cérebro”, disse Michael Yassa, professor e James L. McGaugh Chair na Neurobiologia da Aprendizagem e Memória. Diretor do CNLM, ele atuou como investigador colaborador. “Todos os outros sentidos são encaminhados primeiro através do tálamo. Todos já experimentaram como os aromas são poderosos em evocar lembranças, mesmo de muito tempo atrás. No entanto, ao contrário das alterações da visão que tratamos com óculos e aparelhos auditivos para deficiência auditiva, houve nenhuma intervenção para a perda do olfato.”

A equipe gostaria de estudar o impacto da técnica em pessoas com perda cognitiva diagnosticada. Os pesquisadores também dizem que esperam que a descoberta leve a mais investigações sobre terapias olfativas para problemas de memória. Um produto baseado em seu estudo e projetado para as pessoas usarem em casa deve chegar ao mercado neste outono.

O estudo foi financiado pela Procter & Gamble.

Fonte da história:
Materiais fornecidos pela University of California – IrvineObservação: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e tamanho.

Referência do periódico :
Cynthia C. Woo, Blake Miranda, Mithra Sathishkumar, Farideh Dehkordi-Vakil, Michael A. Yassa, Michael Leon. Overnight olfactory enrichment using an odorant diffuser improves memory and modifies the uncinate fasciculus in older adults. Frontiers in Neuroscience, 2023; 17 DOI: 10.3389/fnins.2023.1200448





This post first appeared on O Verdoso, please read the originial post: here

Share the post

Aroma do Sucesso: Método com fragrância simples produz grande impulso de memória

×

Subscribe to O Verdoso

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×