Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Cápsulas de café: o que fazer com elas pós-consumo? 

Aquele café saboroso e revigorante com a praticidade das cápsulas pode ter um enorme impacto ambiental se não houver um descarte correto.

Por Rafael L. M. com informações de Saville Alves, CEO da SOLOS.

Freepik

Uma verdadeira paixão nacional, o café é com certeza o protagonista da manhã de todas as pessoas. Nos últimos anos, a tecnologia ofereceu a praticidade de uma boa xícara ao toque de um botão. De acordo com uma pesquisa da companhia britânica de cápsulas biodegradáveis Halo, dentre as 2 bilhões de xícaras consumidas diariamente, ao menos 56 milhões são provenientes das cápsulas de café, cerca de 39 mil cápsulas por minuto.

O maior problema é que, segundo o Instituto de Pesquisas Tecnológicas da USP (IPT – USP), o café em cápsulas, preparado pelas máquinas, pode ser até 14 vezes mais prejudicial para o meio ambiente do que filtrar em um coador. “Não podemos negar que se tornou muito prático o consumo diário da bebida. O maior problema é não termos retorno das próprias empresas que produzem, o que fazer e qual a melhor forma de descartar esse material. A conscientização da reciclagem já é um processo complicado e se torna pior quando a população está desinformada”, comenta Saville Alves, Sócia e Líder de Negócios da SOLOS. 

Então a questão central é: o que é correto fazer com elas após o uso? Saville Alves explorou algumas opções e considerações importantes. Confira:

  • Reciclagem: Muitas cápsulas de café são feitas de materiais recicláveis, como alumínio ou plástico. Se você tem acesso a um programa de reciclagem que aceita esses materiais, é a opção mais sustentável. Antes de jogar a cápsula no lixo, verifique se ela pode ser reciclada e siga as instruções locais de descarte. Atenção as cápsulas que contém além do café, componentes como leite, precisam de descarte imediato, já que os alimentos com lactose são bastante perecíveis. 
  • Cápsulas compostáveis: Alguns fabricantes oferecem cápsulas de café compostáveis, que são uma alternativa mais ecológica. Elas são projetadas para se decompor naturalmente em compostagem industrial ou doméstica. No entanto, certifique-se de que você tem acesso a instalações de compostagem apropriadas.
  • Reutilização: Algumas pessoas optam por reutilizar cápsulas de café preenchendo-as com café moído fresco. Existem dispositivos disponíveis no mercado que permitem essa prática. Além disso, também pode ser bacana usá-las para pequenas plantações, incentivando principalmente as crianças com atividades lúdicas. 
  • Programas de reciclagem dos fabricantes: Algumas empresas que fabricam cápsulas de café têm programas de reciclagem específicos. Verifique se o fabricante do seu café oferece essa opção e siga suas orientações.




This post first appeared on O Verdoso, please read the originial post: here

Share the post

Cápsulas de café: o que fazer com elas pós-consumo? 

×

Subscribe to O Verdoso

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×