Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Psilocibina psicodélica pode tratar anorexia em alguns pacientes, sugere estudo

Dez pacientes com anorexia foram tratados com psilocibina e relataram uma experiência positiva, e quatro tiveram remissão de seus sintomas.

Com informações de Live Science.

O estudo fornece a primeira evidência da segurança e eficácia potencial da psilocibina como tratamento para anorexia. (Crédito da imagem: The Washington Post / Colaborador via Getty Images)

A Psilocibina, o principal ingrediente psicoativo dos cogumelos mágicos, pode ser uma nova opção promissora de tratamento para a anorexia, mostraram os primeiros testes clínicos. 

Em um pequeno teste, 10 mulheres com transtorno alimentar receberam uma dose única de psilocibina, enquanto apoiadas por um terapeuta, e toleraram os efeitos de curto prazo da droga, sem apresentar efeitos colaterais graves. A maioria dos pacientes relatou uma experiência positiva com o medicamento, relatando que sua qualidade de vida melhorou e que se sentiam mais otimistas. Quatro participantes entraram em remissão de seus sintomas após três meses. 

As descobertas, publicadas na segunda-feira (24 de julho) na revista Nature Medicine, precisarão ser replicadas em estudos maiores para confirmar que a psilocibina pode efetivamente aliviar os principais sintomas da anorexia, observaram os autores do estudo. No entanto, sem medicamentos atualmente aprovados para anorexia no mercado, esses resultados iniciais podem sinalizar a esperança de uma nova opção de tratamento para essa doença potencialmente mortal. 

Novos tratamentos “precisam ser desenvolvidos com urgência”, já que a anorexia nervosa “tem a maior mortalidade de qualquer transtorno psiquiátrico e é notoriamente cara e desafiadora para tratar e recuperar”, disse Rebecca Park, professora associada do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Oxford, que não estava envolvido na pesquisa, à Live Science por e- mail . 

A anorexia nervosa é uma doença mental grave na qual as pessoas ficam obcecadas com seu peso e imagem corporal, restringem a ingestão de alimentos e, às vezes, se exercitam excessivamente para induzir a perda de peso. A condição é notoriamente difícil de tratar, com metade dos pacientes hospitalizados por causa do distúrbio apresentando recaídas dentro de um ano após a alta. Apesar de afetar até 4% das mulheres e 0,3% dos homens – com casos entre os homens provavelmente subestimados, como em outros distúrbios alimentares – a condição não tem medicamentos aprovados disponíveis. 

O alucinógeno psilocibina já se mostrou promissor como tratamento para outras condições de saúde mental, como depressão, transtorno do uso de álcool transtorno obsessivo-compulsivo. Acredita-se que funcione ligando os receptores no cérebro que normalmente reagem ao hormônio do “bem-estar” serotonina – também chamado de 5-HT2a – cuja função pode ser reduzida em pacientes com anorexia.

Neste ensaio inédito, os cientistas procuraram determinar se a psilocibina poderia ser um tratamento seguro e bem tolerado para o distúrbio. Eles deram a 10 mulheres, com idades entre 18 e 40 anos, uma dose de 25 miligramas de psilocibina sintética enquanto forneciam apoio psicológico de terapeutas treinados. 

Após o tratamento, 90% do grupo relatou ter uma visão mais positiva da vida, com 80% classificando a experiência como uma das “cinco mais significativas da vida” e 70% sentindo que sua qualidade de vida geral melhorou. Embora a maioria dos participantes tenha relatado essas experiências positivas, apenas quatro entraram em remissão após três meses, o que significa que seus sintomas característicos de transtorno alimentar, como preocupações com o peso, caíram para os níveis basais experimentados pela população em geral.

Então, o que pode ter impulsionado essa melhora nos sintomas?

“Embora especulativo”, disse o Dr. Walter Kaye, autor sênior e professor de psiquiatria da Universidade da Califórnia, em San Diego, ao Live Science em um e-mail, “é possível que a administração de psilocibina possa reverter a função alterada da serotonina na anorexia nervosa e ajudar os pacientes a desenvolver uma nova perspectiva sobre seus sintomas e comportamentos”.

Os autores observaram as limitações do estudo – a saber, que “faltava diversidade de gênero, raça e cultura”, já que todos os 10 pacientes eram mulheres e nove se identificaram como “brancos”. O estudo exploratório também carecia de um grupo de controle de participantes que tomaram placebo em vez de psilocibina.

Embora estes sejam “descobertas positivas preliminares importantes”, Park enfatizou que a psilocibina “continua sendo um tratamento experimental” e mais dados são necessários antes que o psicodélico possa ser aprovado para uso na anorexia.

Pesquisas futuras devem incluir grupos maiores de pacientes e pessoas cujos sintomas variam em gravidade, bem como testar diferentes dosagens de psilocibina. Os estudos também devem explorar mais como a psilocibina pode ajudar a aliviar os sintomas do transtorno alimentar, observou ela. 





This post first appeared on O Verdoso, please read the originial post: here

Share the post

Psilocibina psicodélica pode tratar anorexia em alguns pacientes, sugere estudo

×

Subscribe to O Verdoso

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×