Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Nova pesquisa explica a ‘Atlantificação’ do Oceano Ártico

Uma nova investigação realizada por uma equipa internacional de cientistas explica o que está por detrás da tendência de estagnação na perda de gelo marinho do Oceano Ártico desde 2007.

Por Universidade do Alasca Fairbanks com informações de Science Daily.

O navio de pesquisa Akademik Tryoshnikov navega no Oceano Ártico em um cruzeiro científico de 2021 no programa do Sistema de Observação das Bacias de Nansen e Amundsen. Um cruzeiro científico a bordo do navio quebra-gelo Healy, da Guarda Costeira dos EUA, começou em agosto de 2023 para pesquisar na mesma área. Foto cortesia de Igor Polyakov

As descobertas indicam que declínios mais fortes no Gelo Marinho ocorrerão quando uma característica atmosférica conhecida como dipolo Ártico se inverter no seu ciclo recorrente. As muitas respostas ambientais ao dipolo do Ártico são descritas num artigo recente. Esta análise ajuda a explicar como a água do Atlântico Norte influencia o clima do Oceano Ártico. Os cientistas chamam isso de Atlantificação.

A pesquisa é liderada pelo professor Igor Polyakov, da Faculdade de Ciências Naturais e Matemática da Universidade do Alasca Fairbanks. Ele também é afiliado ao Centro Internacional de Pesquisa do Ártico da UAF.

Os co-autores incluem Andrey V. Pnyushkov, professor assistente de pesquisa do Centro Internacional de Pesquisa do Ártico; Uma S. Bhatt, professora de ciências atmosféricas do Instituto Geofísico da UAF e da Faculdade de Ciências Naturais e Matemática da UAF; e pesquisadores de Massachusetts, estado de Washington, Noruega e Alemanha.

“Esta é uma visão multidisciplinar sobre o que está acontecendo no Ártico e além”, disse Polyakov sobre a nova pesquisa. “Nossa análise abrangeu a atmosfera, o oceano, o gelo, a mudança dos continentes e a mudança da biologia em resposta às mudanças climáticas”.

Uma riqueza de dados, incluindo observações instrumentais directas, produtos de reanálise e informações de satélite que remontam a várias décadas, mostram que o dipolo do Ártico alterna num ciclo de aproximadamente 15 anos e que o sistema está provavelmente no fim do actual regime.

No actual regime “positivo” do dipolo Ártico, que os cientistas dizem estar em vigor desde 2007, a alta pressão está centrada no sector canadiano do Ártico e produz ventos no sentido dos ponteiros do relógio. A baixa pressão está centrada no Ártico Siberiano e apresenta ventos no sentido anti-horário.

Este padrão de vento impulsiona as correntes oceânicas superiores, com efeitos durante todo o ano nas temperaturas regionais do ar, nas trocas de calor atmosfera-gelo-oceano, na deriva e nas exportações do gelo marinho, e nas consequências ecológicas.

Os autores escrevem que “as trocas de água entre os mares nórdicos e o Oceano Ártico são extremamente importantes para o estado do sistema climático Ártico” e que o declínio do gelo marinho é “um verdadeiro indicador das alterações climáticas”.

Ao analisar as respostas oceânicas ao padrão do vento desde 2007, os investigadores descobriram uma diminuição do fluxo do Oceano Atlântico para o Oceano Ártico através do Estreito de Fram, a leste da Gronelândia, juntamente com um aumento do fluxo do Atlântico para o Mar de Barents, localizado a norte da Noruega e a oeste da Rússia.

A nova investigação refere-se a estas mudanças alternadas no Estreito de Fram e no Mar de Barents como um “mecanismo de comutação” causado pelos regimes dipolo do Ártico.

Os investigadores também descobriram que os ventos no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio provenientes da região de baixa pressão sob o atual regime dipolo positivo do Ártico conduzem a água doce dos rios siberianos para o sector canadiano do Oceano Ártico.

Este movimento de água doce para oeste de 2007 a 2021 ajudou a retardar a perda geral de gelo marinho no Ártico em comparação com 1992 a 2006. A profundidade da camada de água doce aumentou, tornando-a demasiado espessa e estável para se misturar com a água salgada mais pesada abaixo. A espessa camada de água doce evita que a água salgada mais quente derreta o gelo marinho do fundo.

Os autores escrevem que o mecanismo de manobra que regula os fluxos de águas subárticas tem impactos “profundos” na vida marinha. Pode levar a condições de vida potencialmente mais adequadas para as espécies boreais subárticas perto da parte oriental da Bacia da Eurásia, em relação à sua parte ocidental.

“Já ultrapassamos o pico do regime dipolo atualmente positivo do Ártico e, a qualquer momento, ele poderá voltar novamente”, disse Polyakov. “Isso poderia ter repercussões climatológicas significativas, incluindo um ritmo potencialmente mais rápido de perda de gelo marinho em todos os sistemas climáticos do Ártico e subártico”.

A pesquisa foi financiada pela Fundação Nacional de Ciência dos EUA e pelo Escritório de Pesquisa Naval dos EUA.

Fonte da história:
Materiais fornecidos pela Universidade do Alasca Fairbanks. Original escrito por Rod Boyce. Nota: O conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.

Referência do periódico :
Igor V. Polyakov, Randi B. Ingvaldsen, Andrey V. Pnyushkov, Uma S. Bhatt, Jennifer A. Francis, Markus Janout, Ronald Kwok, Øystein Skagseth. Fluctuating Atlantic inflows modulate Arctic atlantificationScience, 2023; 381 (6661): 972 DOI: 10.1126/science.adh5158





This post first appeared on O Verdoso, please read the originial post: here

Share the post

Nova pesquisa explica a ‘Atlantificação’ do Oceano Ártico

×

Subscribe to O Verdoso

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×