Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Todos os anos, dezenas de fêmeas de tubarões-martelo se reúnem misteriosamente na Polinésia Francesa sob a lua cheia

Todo verão austral, os atóis de Rangiroa e Tikehau, na Polinésia Francesa, hospedam um misterioso encontro de fêmeas de tubarões-martelo – uma espécie criticamente ameaçada e tipicamente solitária.

Com informações de Live Science.

Durante os verões de 2020 e 2021, 54 fêmeas de tubarões-martelo reuniram-se em torno de dois atóis na Polinésia Francesa. (Crédito da imagem: Alastair Pollock Photography / Getty Images)

Um grupo incomum de grandes tubarões-martelo, composto apenas por mulheres, vem se reunindo nas águas tropicais da Polinésia Francesa todos os verões há mais de uma década, com números atingindo o pico perto da lua cheia, descobriram os cientistas.

Estes tubarões criticamente ameaçados reúnem-se durante o verão austral, entre dezembro e março, em torno de aberturas em dois atóis vizinhos – Rangiroa e Tikehau – no arquipélago de Tuamotu. Um atol é uma ilha em forma de anel ou recife de coral que envolve uma lagoa que se forma quando a terra sofre erosão e afunda abaixo da superfície do oceano.

Nos verões de 2020 e 2021, os pesquisadores registraram 54 fêmeas de tubarões-martelo ( Sphyrna mokarran ) e uma cujo sexo não pôde ser determinado nos dois atóis, que estão separados por 15 quilômetros.

Eles notaram que mais de metade dos tubarões eram residentes sazonais, o que significa que passavam lá até seis dias por mês, durante até cinco meses. As descobertas foram publicadas terça-feira (29 de agosto) na revista Frontiers in Marine Science.

As fêmeas de tubarões nas proximidades do atol de Rangiroa reuniram-se principalmente em um local chamado “planalto cabeça-de-martelo” – uma área de 45 a 60 metros de profundidade, de acordo com o estudo. “Elas Foram Avistados Principalmente vagando pela parte inferior do planalto, independentemente um do outro”, escreveram os pesquisadores.

Os grandes tubarões-martelo são uma espécie solitária, por isso o elevado número de fêmeas avistadas ao mesmo tempo nos atóis de Rangiroa e Tikehau indica que a área é um local de agregação, de acordo com o estudo. Os tubarões provavelmente não têm relação entre si, mas são atraídos para lá por fatores externos que parecem estar ligados ao ciclo lunar e à presença de arraias oceladas ( Aetobatus ocellatus ), concluiu o estudo.

O número de tubarões atingiu o pico nos dias antes e depois da lua cheia durante os dois verões. (Crédito da imagem: Gerard Soury/Getty Images)

O número de tubarões atingiu o pico nos dias antes e depois da Lua Cheia Durante ambos os verões – talvez porque o aumento da luz da lua tenha aumentado a sua capacidade de caçar à volta dos atóis à noite, sugeriram os investigadores. Os tubarões também podem ter respondido às mudanças no campo geomagnético da Terra à medida que a lua aumenta e diminui, afirmaram.

Grandes concentrações de grandes tubarões-martelo na área coincidiram com um grande número de raias-águia oceladas entrando nas lagoas para se reproduzir. Os tubarões atacam essas raias, cuja época de acasalamento é “um evento previsível que os tubarões poderiam tentar interceptar”, escreveram os pesquisadores.

O aumento da temperatura da água após os meses de inverno também pode atrair tubarões para o arquipélago de Tuamotu, acrescentaram os cientistas.

Os investigadores compararam as suas observações com dados de longo prazo recolhidos nos atóis, que revelaram que alguns tubarões têm regressado todos os verões durante 12 anos. A equipa identificou mais 30 tubarões machos e fêmeas a partir destes registos e descobriu que os machos foram avistados principalmente de agosto a outubro, e não durante o verão.

A segregação entre machos e fêmeas foi relatada anteriormente para tubarões-martelo-recortado Sphyrna lewini ), observaram os pesquisadores, mas não para grandes tubarões-martelo. As descobertas dos pesquisadores sugerem que os machos permanecem distantes dos locais ocupados pelas fêmeas durante o verão austral, o que pode estar ligado ao período reprodutivo.

“As lagoas e suas águas costeiras rasas e quentes protegidas são conhecidas por servirem como áreas de berçário para várias espécies de tubarões”, escreveram os pesquisadores. Embora não tenham conseguido confirmar isto no novo estudo, estão em curso investigações adicionais para determinar se os atóis de Rangiroa e Tikehau fornecem locais de berçário para grandes tubarões-martelo, acrescentaram.





This post first appeared on O Verdoso, please read the originial post: here

Share the post

Todos os anos, dezenas de fêmeas de tubarões-martelo se reúnem misteriosamente na Polinésia Francesa sob a lua cheia

×

Subscribe to O Verdoso

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×