Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Homem usa rocha estranha como batente de porta por décadas. Ela valia uma fortuna.

Um dos maiores meteoritos já registrados em Michigan nunca chamou a atenção de especialistas até mais de 80 anos após sua descoberta.

Com informações de Science Alert.

(Universidade Central de Michigan/YouTube)

Levando uma vida humilde como um batente de porta de 10 quilos (22 libras) em uma fazenda local, a Rocha espacial permaneceu por várias décadas antes de ser reconhecida pela comunidade científica.

“Percebi imediatamente que isso era algo especial”, explicou Mona Sirbescu, geóloga da Central Michigan University (CMU), em 2018, após investigar o objeto.

“É o espécime mais valioso que já tive em minha vida, monetária e cientificamente.”

David Mazurek, um homem de Grand Rapids, Michigan, perguntou a Sirbescu se ela poderia examinar uma rocha que ele tinha há 30 anos – no caso de ser um Meteorito.

Para Sirbescu, esse era um pedido regular ao longo de sua carreira, mas geralmente sem resultados emocionantes.

“Por 18 anos, a resposta foi categoricamente ‘não’ … não são meteoritos”, explicou ela em um comunicado na época.

Mas nesta ocasião, a resposta foi diferente.

Não era apenas uma rocha espacial, era espetacular.

O objeto, apelidado de meteorito Edmore, é um grande meteorito de ferro-níquel com uma quantidade considerável de níquel, constituindo cerca de 12 por cento.

Como o meteorito chegou à posse de Mazurek é uma história em si.

De acordo com Sirbescu, quando Mazurek comprou uma fazenda em Edmore, Michigan em 1988, ele foi mostrado ao redor da propriedade pelo proprietário anterior e viu uma pedra grande e de aparência estranha sendo usada para abrir a porta de um galpão.

Quando Mazurek perguntou ao proprietário cessante sobre a rocha, ele foi informado de que o batente da porta era na verdade um meteorito.

O homem continuou dizendo que na década de 1930 ele e seu pai viram o meteorito cair à noite em sua propriedade, “e fez um barulho e tanto quando caiu”.

Na manhã seguinte, a dupla encontrou a cratera deixada pelo objeto e cavou o meteorito da vala recém-formada. Ainda estava quente, disseram.

A parte mais louca? O homem disse a Mazurek que, como o meteorito fazia parte da propriedade, agora pertenceria a ele.

E assim Mazurek manteve a rocha espacial por 30 anos e continuou a usá-la como batente de porta – exceto nas ocasiões em que seus filhos levavam a rocha para a escola para mostrar e contar a história.

Eventualmente, ele percebeu que as pessoas estavam ganhando dinheiro encontrando e vendendo pequenos pedaços de meteoritos, então ele percebeu que deveria avaliar sua rocha gigante.

Podemos imaginar que Mazurek deve ter ficado exultante quando finalmente o fez, já que os meteoritos – devido à sua raridade e valor científico – podem muitas vezes alcançar preços elevados.

“O que normalmente acontece com eles neste momento é que os meteoritos podem ser vendidos e exibidos em um museu ou vendidos a colecionadores e vendedores que procuram obter lucro”, disse Sirbescu.

No final, Mazurek vendeu seu meteorito para o Planetário Abrams da Michigan State University, comprometendo-se com 10% do lucro inesperado para o departamento de ciências atmosféricas e terrestres da CMU, onde Sirbescu identificou a verdadeira identidade da rocha.

A etiqueta de preço? $ 75.000.

Nada mal para um velho batente de porta.





This post first appeared on O Verdoso, please read the originial post: here

Share the post

Homem usa rocha estranha como batente de porta por décadas. Ela valia uma fortuna.

×

Subscribe to O Verdoso

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×