Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Poluição microplástica: as plantas podem ser a resposta

Dispositivo usa pó de madeira para reter até 99,9% dos microplásticos na água.

Por Universidade da Colúmbia Britânica com informações de Science Daily.

O pesquisador de pós-doutorado da UBC, Dr. Tianyu Guo, faz parte de uma equipe que desenvolveu um filtro à base de pó de madeira para remover microplásticos da água. Foto: UBC Forestry/Jillian van der Geest

As plantas poderiam ser a resposta para a ameaça iminente da poluição por microplásticos? Cientistas do Bioproducts Institute da UBC descobriram que se você adicionar taninos – compostos naturais de plantas que fazem sua boca franzir se você morder uma fruta verde – a uma camada de pó de madeira, você pode criar um filtro que retém praticamente todas as partículas microplásticas presentes em água.

Embora o experimento continue sendo uma configuração de laboratório neste estágio, a equipe está convencida de que a solução pode ser ampliada de maneira fácil e econômica assim que encontrar o parceiro industrial certo.

Os microplásticos são pequenos pedaços de detritos plásticos resultantes da decomposição de produtos de consumo e resíduos industriais. Mantê-los fora do abastecimento de água é um grande desafio, diz o Dr. Orlando Rojas, diretor científico do instituto e presidente da Canada Excellence Research em Bioprodutos Florestais.

Ele observou um estudo que descobriu que praticamente toda a água da torneira está contaminada por microplásticos e outra pesquisa que afirma que mais de 10 bilhões de toneladas de resíduos plásticos mal administrados serão dispersos no meio ambiente até 2025.

“A maioria das soluções propostas até agora são caras ou difíceis de ampliar. Estamos propondo uma solução que poderia ser reduzida para uso doméstico ou ampliada para sistemas de tratamento municipais. Nosso filtro, ao contrário dos filtros de plástico, não contribui para mais poluição pois usa materiais renováveis ​​e biodegradáveis: ácidos tânicos de plantas, cascas, madeira e folhas e serragem de madeira – um subproduto florestal amplamente disponível e renovável.”

Captura uma grande variedade de plásticos

Para o estudo, a equipe analisou micropartículas liberadas de saquinhos de chá populares feitos de polipropileno. Eles descobriram que seu método (chamado de “bioCap”) capturava de 95,2% a até 99,9% das partículas de plástico em uma coluna de água, dependendo do tipo de plástico. Quando testado em modelos de camundongos, o processo provou impedir o acúmulo de microplásticos nos órgãos.

O Dr. Rojas, professor dos departamentos de ciência da madeira, engenharia química e biológica e química da UBC, acrescenta que é difícil capturar todos os diferentes tipos de microplásticos em uma solução, pois eles vêm em diferentes tamanhos, formas e cargas elétricas .

“Existem microfibras de roupas, microesferas de produtos de limpeza e sabonetes e espumas e grânulos de utensílios, recipientes e embalagens. Aproveitando as diferentes interações moleculares em torno dos ácidos tânicos, nossa solução bioCap foi capaz de remover praticamente todos esses diferentes tipos de microplásticos .”

Colaborando em soluções sustentáveis

O método UBC foi desenvolvido em colaboração com o Dr. Junling Guo, professor do Centro de Materiais de Biomassa e Nanointerfaces da Universidade de Sichuan, na China. Marina Mehling, aluna de doutorado no departamento de engenharia química e biológica da UBC, e Dra. Tianyu Guo, pesquisadora de pós-doutorado no BioProducts Institute, também contribuíram para o trabalho.

“Os microplásticos representam uma ameaça crescente aos ecossistemas aquáticos e à saúde humana, exigindo soluções inovadoras. Estamos entusiasmados com o fato de a colaboração multidisciplinar do BioProducts Institute ter nos aproximado de uma abordagem sustentável para combater os desafios impostos por essas partículas de plástico”, disse o Dr. Rojas .

Fonte da história:
Materiais fornecidos pela University of British ColumbiaObservação: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e tamanho.

Referência do periódico :
Yu Wang, Mengyue Wang, Qin Wang, Taoyang Wang, Zhengming Zhou, Marina Mehling, Tianyu Guo, Hang Zou, Xiao Xiao, Yunxiang He, Xiaoling Wang, Orlando J. Rojas, Junling GuoFlowthrough Capture of Microplastics through Polyphenol‐Mediated Interfacial Interactions on Wood Sawdust. Advanced Materials, 2023; DOI: 10.1002/adma.202301531





This post first appeared on O Verdoso, please read the originial post: here

Share the post

Poluição microplástica: as plantas podem ser a resposta

×

Subscribe to O Verdoso

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×