Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Morte em massa misteriosa de focas em ilha remota e desabitada da Sibéria sob investigação

Carcaças de focas, leões-marinhos e pássaros foram encontrados na Ilha Tyuleniy, no Mar de Okhotsk, por grupos ambientalistas que estavam lá para limpar a poluição plástica.

Com informações de Live Science.

Focas na Ilha Tyuleniy da Rússia, que fica no Mar de Okhotsk perto da Ilha Sakhalin.(Crédito da imagem: Auscape/Getty Images)

Mais de 300 lobos-marinhos-do-norte e leões-marinhos-de-steller foram encontrados mortos em uma misteriosa morte em massa em uma pequena ilha desabitada na Sibéria. 

A Ilha Tyuleniy, também conhecida como a ‘Ilha das Focas’, está localizada no Mar de Okhotsk e é um importante local de reprodução de lobos-marinhos-do-norte ( Callorhinus ursinus ).

Fotos tiradas por conservacionistas do grupo de ajuda à vida selvagem Friends of the Ocean e da organização de educação ambiental Club Boomerang mostram carcaças espalhadas pela costa. A maioria dos animais mortos eram focas. Aves mortas também foram encontradas. 

Em um post traduzido do Telegram, uma subsidiária local da emissora estatal GTRK disse que a causa da morte não era clara, com venenos, toxinas e infecções virais, todas as possibilidades. 

Maria Chistaeva, veterinária-chefe do Primorsky Aquarium que estava na ilha na época, disse ao GTRK que a gripe aviária “não pode ser descartada” como possível culpada. 

“Para mim, é preciso descobrir com urgência a causa da morte em massa, fazer exames e estudar; exames tanto para toxinas quanto para infecção viral”, disse ela. 

Uma postagem subsequente no Telegram do GTRK Sakhalin disse que especialistas do Serviço Federal de Gerenciamento de Recursos Naturais haviam feito uma visita de emergência à ilha. A equipe coletou amostras biológicas que foram enviadas para análise. Os resultados devem levar um mês, disse. 

No Peru, milhares de leões-marinhos morreram desde o início do ano, com suspeita de gripe aviária em grande parte das mortes.  (Crédito da imagem: Martin Bernetti/Getty Images)

As autoridades estabeleceram zonas de quarentena para a gripe aviária em várias regiões costeiras da vizinha Ilha Sakhalin, que fica a 17 quilômetros da Ilha Tyuleniy.

A gripe aviária altamente patogênica (HPAI), amplamente conhecida como gripe aviária, causou estragos nas populações de aves marinhas em todo o mundo desde que uma cepa particularmente virulenta, conhecida como H5N1, foi detectada em uma gaivota em 2021.

Desde o início deste ano, os cientistas têm investigado se a cepa chegou às populações de mamíferos marinhos. Os cientistas suspeitam que a transmissão da gripe aviária de aves para focas pode ter ocorrido em regiões como o Maine e a costa do Peru, onde o H5N1 devastou as populações de aves selvagens. De janeiro a fevereiro deste ano, mais de 3.000 mortes de leões-marinhos foram registradas no Peru, muitos dos quais deram positivo para H5N1. 

O grupo da expedição a Tyuleniy, que incluía cientistas, veterinários e voluntários, viajou para a ilha para limpar a poluição plástica e resgatar focas que estavam presas por redes plásticas ou outros detritos.

Antes que a morte em massa fosse descoberta, o grupo disse ter salvado 151 focas do norte. As focas do norte são listadas como “vulneráveis” pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), devido à queda nas taxas de produção de filhotes.

No passado, as focas do norte eram caçadas como parte de um comércio global de peles e atualmente estão ameaçadas pela competição com a pesca, bem como pelos efeitos das mudanças climáticas. 





This post first appeared on O Verdoso, please read the originial post: here

Share the post

Morte em massa misteriosa de focas em ilha remota e desabitada da Sibéria sob investigação

×

Subscribe to O Verdoso

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×