Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Estudo espanhol revela segredos para vidas longas e mentes afiadas dos superidosos

Existem algumas pessoas especiais entre nós cujas mentes afiadas desafiam seus anos avançados, seus cérebros de alguma forma resistindo à lenta marcha do tempo.

Com informações de Science Alert.

(Westend61/Getty Images)

Existem muitas razões possíveis, da genética à personalidade. Agora, um Estudo espanhol, um dos maiores e mais longos de seu tipo, identificou mais alguns traços que podem explicar como esses chamados super-idade retêm sua inteligência e memória.

“Agora estamos mais perto de resolver uma das maiores questões não respondidas sobre os superagers: se eles são realmente resistentes ao declínio da memória relacionado à idade ou se têm mecanismos de enfrentamento que os ajudam a superar esse declínio melhor do que Seus pares”, diz a principal autora Marta Garo-Pascual, estudante de pós-graduação em neurociência no Centro de Alzheimer da Fundação Rainha Sofia, em Madri.

‘Superagers’ são uma raça rara de idosos com 80 anos ou mais, cuja memória rivaliza com aqueles 20 ou 30 anos mais jovens.

Neste novo estudo com 64 super-idosos e 55 idosos tipicamente saudáveis, ambos os grupos com média de 82 anos, Garo-Pascual e seus colegas procuraram diferenças em exames cerebrais, testes de mobilidade, avaliações clínicas de saúde mental, pesquisas de estilo de vida e amostras de sangue.

Se suas descobertas são representativas de superagers em outros países, os resultados sugerem que as mentes ágeis dos superagers podem ter algo a ver com seus corpos ágeis.

Ao longo de seis visitas anuais, os pesquisadores rastrearam os fatores de estilo de vida dos participantes do estudo, digitalizaram seus cérebros, coletaram amostras de sangue e os submeteram a testes de mobilidade – inserindo os dados em um modelo de aprendizado de máquina encarregado de identificar fatores associados aos superagers .

De acordo com estudos anteriores, exames de ressonância magnética mostraram que os cérebros dos superagers encolheram mais lentamente do que os cérebros de seus contemporâneos durante o período de estudo de 5 anos em áreas envolvidas na memória e no movimento.

Os superageres geralmente eram mais ativos na meia-idade, satisfeitos com o sono na velhice, tinham melhor saúde mental e mostravam maior independência no dia-a-dia – provavelmente possibilitados por sua capacidade de se mover, equilibrar e lembrar das coisas.

Os superageres também foram mais rápidos em se levantar de uma cadeira, em um ‘Timed Up and Go Test’, e tiveram melhores habilidades motoras finas. No entanto, não houve diferença perceptível nos níveis gerais de atividade relatados por super-idade e idosos típicos portados.

“Embora os superidosos relatem níveis de atividade semelhantes aos dos idosos típicos, é possível que eles façam atividades fisicamente mais exigentes, como jardinagem ou subir escadas”, diz o neurocientista Bryan Strange, da Universidade Politécnica de Madrid.

“Também é possível que ter uma melhor saúde cerebral em primeiro lugar seja o responsável por os super-idade terem uma velocidade de movimento mais rápida”.

O estudo também não encontrou diferenças nos biomarcadores sanguíneos de demência, consistente com estudos anteriores que descobriram que os superageres retêm sua função de memória, apesar dos níveis semelhantes de proteínas da doença de Alzheimer em seus cérebros.

“Nossas descobertas sugerem que os superagers são resistentes a esses processos, embora as razões precisas para isso ainda não estejam claras”, diz Garo-Pascual.

Pesquisas anteriores revelaram uma abundância de neurônios fusiformes, um tipo raro de neurônio ligado à capacidade de memória, em cérebros de superidosos. Portanto, suas memórias afiadas podem ser em parte o produto de uma loteria biológica, tanto quanto são um reflexo de suas escolhas de estilo de vida, conexões sociais ou visão de vida.

A genética provavelmente também desempenha um papel, já que o modelo de aprendizado de máquina usado neste estudo para diferenciar superidosos de seus pares só conseguiu fazê-lo corretamente em 66% das vezes, com base em 89 fatores demográficos, de estilo de vida e clínicos.

Mais pesquisas envolvendo superidosos poderiam, com o tempo, revelar maneiras de ajudar os idosos a envelhecer bem e preservar a função da memória, embora haja uma provável sobreposição com fatores associados à prevenção da demência, como atividade física e pressão arterial baixa.

Estudos mais longos e maiores sobre super-idade também podem fornecer mais dados para refinar nossa compreensão do que diferencia os super-idade.

O estudo foi publicado no The Lancet Healthy Longevity.





This post first appeared on O Verdoso, please read the originial post: here

Share the post

Estudo espanhol revela segredos para vidas longas e mentes afiadas dos superidosos

×

Subscribe to O Verdoso

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×