Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Imagens raras capturam o momento em que um predador atacou uma preguiça… e a perdeu

Tradicionalmente conhecido por ser um habitante de árvores que se move lentamente, seria muito fácil supor que uma preguiça ficaria em segundo lugar com qualquer predador enquanto estivesse no chão.

Com informações de Science Alert.

(Estação Tiputini da Biodiversidade)

Uma armadilha fotográfica no meio da Amazônia forneceu um raro assento na primeira fila em uma briga, e a filmagem é surpreendente, mostrando uma preguiça realmente lutando e escapando de uma jaguatirica interrompendo seu lanche diurno .

A filmagem dramática foi filmada na Estação de Biodiversidade de Tiputini, na Amazônia equatoriana. A preguiça de dois dedos de Linnaeus (Choloepus didactylus) estava visitando uma área pantanosa conhecida como mineral lick, ou saladero, quando foi atacado.

Essas visitas podem ser perigosas, como prova esse videoclipe. No clipe abaixo, a preguiça repele o ataque da jaguatirica ( Leopardus pardalis ) com alguns golpes rápidos e inteligentes, ganhando distância para que possa fazer uma fuga relativamente rápida ao longo de um tronco que cruza o mineral lick.

Como pesquisadores da Universidad de los Andes, na Colômbia, da Universidade do Texas, em Austin, nos EUA, e da Universidad San Francisco de Quito, no Equador, apontam em um documento anexo, as imagens capturadas são bastante raras.

Em primeiro lugar, os ataques de predação geralmente não são capturados pela câmera. Em segundo lugar, as preguiças costumam visitar os depósitos minerais à noite, quando é mais seguro. Em terceiro lugar, as preguiças não haviam sido consideradas alvos de jaguatiricas – e não está claro como a jaguatirica poderia estar planejando fazer a captura.

“Tanto as preguiças de dois dedos quanto as jaguatiricas são animais difíceis de estudar”, diz o antropólogo Anthony Di Fiore, da Universidade do Texas em Austin. “Eles são quietos, esquivos e difíceis de encontrar e observar na natureza”.

Os pesquisadores não podem dizer com certeza se a preguiça conseguiu escapar totalmente ilesa, devido aos limites do campo de visão da armadilha fotográfica. No entanto, eles voltaram ao local dois dias após a filmagem dos vídeos e não encontraram evidências de restos de preguiça.

Muito poucas visitas de preguiças a depósitos minerais foram registradas – apenas uma em quase 4.000 noites em um estudo de 2011 – e esses clipes mostram os perigos de se aventurar nas árvores onde os animais estão mais distantes de predadores em potencial. Isso é especialmente verdadeiro ao visitar um local que é um local de alimentação popular para inúmeras espécies.

Os vídeos são úteis para nos contar mais sobre os dois animais, dizem os pesquisadores: tanto os hábitos das preguiças quanto os animais que as jaguatiricas atacam. Jaguatiricas normalmente comem criaturas menores, como cobras, tartarugas e sapos, mas também atacam presas maiores.

É também um lembrete de que animais que tendem a se mover lentamente e têm metabolismo lento ainda podem ser páreo para criaturas mais ágeis na natureza. Teremos que esperar para ver se algum evento mais dramático de jaguatirica e preguiça é filmado neste local.

“Este vídeo fornece um instantâneo de aspectos interessantes da história natural de ambas as espécies, mostrando uma possível relação presa-predador que raramente foi considerada e mostrando atividade diurna para a preguiça de dois dedos predominantemente noturna”, diz Di Fiore.

A pesquisa foi publicada na Food Webs.





This post first appeared on O Verdoso, please read the originial post: here

Share the post

Imagens raras capturam o momento em que um predador atacou uma preguiça… e a perdeu

×

Subscribe to O Verdoso

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×