Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Cientista de Harvard diz que encontrou um coquetel que pode reverter o envelhecimento em células humanas

Parece bom demais para ser verdade, pode realmente ser.

Com informações de Science Alert.

(sezer66/iStock/Getty Images Plus)

Uma equipe liderada pelo famoso pesquisador antienvelhecimento da Harvard Medical School, David Sinclair, publicou um artigo que mostra que uma mistura de produtos químicos é capaz de reverter o envelhecimento celular… em apenas quatro dias.

Se Parece Bom Demais para ser verdade, pode muito bem ser. Até agora, a evidência está apenas em células humanas no laboratório – estamos muito longe de testar isso em modelos animais e ainda mais longe de testes em humanos.

Mas a premissa, pelo menos, é muito intrigante, mesmo que retroceder o relógio em linhagens de células individuais esteja muito longe de mostrar que é possível melhorar os fatores de saúde relacionados à idade em animais vivos.

“Identificamos seis coquetéis químicos que, em menos de uma semana e sem comprometer a identidade celular, restauram um perfil de transcrição genômica jovem e revertem a idade transcriptômica”, escreveram Sinclair e uma equipe de 17 outros pesquisadores na revista Aging.

“Assim, o rejuvenescimento pela reversão da idade pode ser alcançado, não apenas por meios genéticos, mas também químicos.”

Células velhas da pele humana (esquerda) versus células da pele que foram tratadas com produtos químicos rejuvenescedores. As bolhas vermelhas são proteínas no núcleo. Os núcleos antigos não tratados à esquerda são permeáveis, enquanto os núcleos restaurados contêm as proteínas perfeitamente. (J. -H. Yang, Harvard Medical School)

Tirado de um contexto de nível de célula, no entanto, isso equivale a uma afirmação muito ousada, dado o quão cedo no processo esta pesquisa está. Portanto, não é surpresa que já haja alguma controvérsia em torno deste artigo. Vamos decompô-lo.

O estudo analisou a forma como as células perdem informações à medida que envelhecem – especificamente informações epigenéticas.

À medida que envelhecem, nossas células passam de um potencial ilimitado quando somos embriões para a diferenciação em apenas um tipo de célula específico e, eventualmente, tornam-se senescentes e ficam sem funcionalidade.

Em 2012, Shinya Yamanaka e Sir John B. Gurdon ganharam o Prêmio Nobel por mostrar que esse processo pode ser revertido. Eles descobriram que ativar os chamados fatores Yamanaka (OCT4, SOX2 e KLF4) em mamíferos pode transformar células adultas de volta em células-tronco pluripotentes induzidas com potencial ilimitado.

Alguns anos depois, uma equipe de pesquisadores mostrou que mesmo ativar temporariamente esses fatores Yamanaka em camundongos tornava os roedores mais saudáveis.

Desde então, começou a corrida para aplicar a mesma coisa em humanos, mas sem tornar as células cancerígenas – o que é um risco quando você dá às células a capacidade de se dividir infinitamente.

O laboratório de Sinclair já alcançou resultados iniciais promissores e conseguiu usar fatores de Yamanka para restaurar a visão em camundongos macacos com nervos ópticos danificados.

Mas todo esse trabalho envolve terapia genética – a introdução de genes do fator Yamanka usando um vírus – que é cara, controversa e não isenta de complicações.

O desafio é encontrar uma maneira de obter os mesmos resultados usando produtos químicos que podem ser transformados em drogas ou terapias – e é isso que Sinclair está dizendo que eles fizeram agora.

“Até recentemente, o melhor que podíamos fazer era retardar o envelhecimento. Novas descobertas sugerem que agora podemos reverter isso”, diz Sinclair.

“Esse processo já exigia terapia genética, limitando seu uso generalizado.”

Para descobrir isso, a equipe desenvolveu um sistema que distingue células jovens de células senescentes.

Em vez de apenas olhar para os fatores genéticos associados ao envelhecimento, eles também procuraram taxas em tempo real de compartimentalização de proteínas nucleocitoplasmáticas (NCC) – como se vê, as células velhas têm membranas nucleares permeáveis.

Usando esse método de triagem, a equipe mostrou que poderia reverter as taxas de NCC em células humanas senescentes para que se parecessem com células jovens novamente usando seis diferentes coquetéis de produtos químicos.

Abaixo está um gráfico que mostra os diferentes coquetéis (C 1 a 6) testados em células senescentes velhas em comparação com uma célula quiescente, que atua como controle, em comparação com dados de envelhecimento biológico de roedores e outras células humanas. A idade é plotada no eixo vertical.

Gráfico mostrando como a idade biológica foi reduzida usando os coquetéis C 1-6 em comparação com assinaturas de envelhecimento de dados de roedores (esquerda) e células humanas (direita). (Sinclair et al., Aging, 2023)

A equipe está mantendo a receita desses coquetéis para si por enquanto, embora Sinclair tenha dito no Twitter que eles encontraram mais do que os seis no jornal.

A controvérsia sobre o estudo não é realmente o estudo em si, mas a alegação de que eles encontraram algum tipo de elixir antienvelhecimento quando, na realidade, nenhum modelo animal foi testado ainda.

“Esta nova descoberta oferece o potencial de reverter o envelhecimento com uma única pílula, com aplicações que vão desde a melhoria da visão até o tratamento eficaz de inúmeras doenças relacionadas à idade”, disse Sinclair em um comunicado à imprensa.

Mas enquanto os pesquisadores dizem que a nova técnica desenvolvida para a triagem das células é promissora, é muito cedo para tirar essas conclusões.

O biogerontologista Matt Kaeberlein, que lidera um laboratório no Centro Médico da Universidade de Washington, falou ao Daily Mail e no Twitter sobre os riscos de exagerar esta pesquisa.

Reprodução Twitter

“Este é um relatório preliminar de um novo método de triagem em uma linha celular usando medidas indiretas do estado epigenético. Não há nenhuma evidência aqui para reprogramação em um tecido, órgão ou animal inteiro”, escreveu Kaeberlein no Twitter.

Ainda assim, com muitos de nós vivendo mais do que nunca, os pesquisadores sempre estarão procurando maneiras de nos ajudar a permanecer saudáveis ​​por mais tempo, e isso pode muito bem ser um primeiro passo importante. Só precisamos não exagerar nas expectativas.

A pesquisa foi publicada na revista Aging.





This post first appeared on O Verdoso, please read the originial post: here

Share the post

Cientista de Harvard diz que encontrou um coquetel que pode reverter o envelhecimento em células humanas

×

Subscribe to O Verdoso

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×