Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Alexandre, o Grande, teve filhos?

Alexandre, o Grande, morreu aos 32 anos, deixando para trás um vasto império. Ele tinha herdeiros para governar no vácuo de poder que se seguiu à sua morte?

Com informações de Live Science.

Quando Alexandre, o Grande, morreu, ele deixou algum herdeiro? (Crédito da imagem: Imagem cortesia da Wikimedia, de um antigo mosaico em Pompéia, Itália)

Alexandre, o Grande, ascendeu ao trono da Macedônia aos 20 anos e morreu apenas 12 anos depois, tendo conquistado um dos maiores impérios do mundo antigo. Durante esse tempo, ele teve filhos e, no vácuo de poder após sua morte, o que aconteceu com esses herdeiros?

Em uma palavra: sim. Alexander teve um e possivelmente até dois filhos – ambos filhos. Um deles, conhecido como Alexandre IV, era seu filho com sua esposa Roxana. O outro, conhecido como “Heracles of Macedon“, era seu filho com Barsine, sua amante. 

Roxana era filha de um chefe da Báctria, uma área da Ásia Central. As forças de Alexandre a capturaram durante uma campanha na região e ela se casou com ele por volta de 327 a.C., escreveu Ian Worthington, professor de história antiga na Macquarie University em Sydney, Austrália, em seu livro ” Alexander the Great: A Reader ” (Routledge, 2012). Mas Alexander não viveu para ver seu filho; Ela estava grávida de Alexandre IV quando Alexandre morreu na Babilônia em 323 a.C.. 

“Hércules da Macedônia” nasceu de uma amante chamada Barsine, uma nobre persa, por volta de 327 a.C., tornando-o cerca de quatro anos mais velho que Alexandre IV. Alguns estudiosos dos tempos modernos questionam se Alexandre era realmente o pai de Barsine, já que Alexandre nunca reconheceu formalmente a criança. Mas parece haver um consenso entre alguns estudiosos modernos de que Héracles era seu filho biológico. 

“[Alguns] historiadores são céticos quanto à paternidade de Alexander, mas não compartilho da opinião deles”, disse Joseph Roisman, professor emérito de clássicos no Colby College, no Maine, ao Live Science por e-mail. 

Roxana segurando Alexandre IV com o general grego Eumenes, do pintor italiano Padovanino (viveu 1588-1649). (Crédito da imagem: Domínio Público; Wikimedia)

Por que eles não se tornaram rei? 

Depois que Alexandre, o Grande, morreu de uma doença misteriosa aos 32 anos, não houve um sucessor claro para seu enorme império, que se estendia dos Bálcãs ao atual Paquistão. Sua esposa estava grávida de Alexandre IV, embora na época não se soubesse se a criança era menino ou menina. 

Hércules da Macedônia não era legítimo, tornando sua reivindicação ao trono mais difícil. “O menino nunca foi candidato a sucedê-lo porque era ilegítimo e filho de uma amante”, disse Worthington ao Live Science por e-mail. 

Além disso, tanto Roxana quanto Barsine eram de ascendência asiática, o que algumas das tropas de Alexandre não gostaram. “De acordo com o antigo historiador [romano] Quintus Curtius, ambos os filhos foram propostos como potenciais herdeiros do trono em uma reunião dos generais e da classe de cavalaria, mas a base do exército – infantaria – rejeitou ambos porque as mães eram asiáticas, “ Carol King, professora associada de clássicos da Memorial University of Newfoundland, disse à Live Science por e-mail. 

Arrhidaeus, o meio-irmão de Alexandre, o Grande, tornou-se rei e Alexandre IV foi nomeado co-regente depois que ele nasceu. No entanto, “nenhum ‘rei’ poderia governar na prática, é claro”, disse King. Arrhidaeus tinha algum tipo de deficiência mental que tornava difícil para ele exercer o poder enquanto Alexandre IV era apenas um bebê. Como resultado, “todos se tornaram peões nas guerras dos sucessores, os poderosos generais de Alexandre, enquanto lutavam entre si pelo controle do império; e todos foram assassinados”, disse King, referindo-se aos filhos de Arrhidaeus e Alexander. 

A mãe de Alexandre, o Grande, Olímpia de Epiro, assumiu um papel significativo na luta pelo poder. Em 317 a.C., ela concordou em se tornar a guardiã de Alexandre IV e, com a ajuda de um exército liderado por um general chamado Polyperchon, capturou Arrhidaeus e o matou, escreveu Robin Waterfield, um estudioso independente com formação em clássicos, em seu livro “ Dividing the Spoils: ‘The War for Alexander the Great’s Empire ” (Oxford University Press, 2011). No entanto, uma força liderada por um general chamado Cassander atacou Olímpia e a capturou junto com Alexandre IV em 316 a.C. e matou Olímpia. 

Alexandre IV e Roxana então se viram cativos de Cassander, que efetivamente controlava a Macedônia como rei. Cassander não queria nenhuma competição pelo trono, então ele mandou matar Alexandre IV e Roxana por volta de 309 aC, para evitar que o herdeiro adolescente atingisse a maioridade e potencialmente tomasse o poder. 

Hércules da Macedônia não se saiu melhor. O general Polyperchon levou cativo o filho ilegítimo de Alexandre e, depois de chegar a um acordo com Cassander, mandou matá-lo logo após a morte de Alexandre IV, escreveu Waterfield. 





This post first appeared on O Verdoso, please read the originial post: here

Share the post

Alexandre, o Grande, teve filhos?

×

Subscribe to O Verdoso

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×