Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Amebas ‘comedoras de cérebro’ são uma nova preocupação nos estados do norte dos EUA

Autoridades de saúde pública de Ohio levantam preocupações sobre ameba comedora de cérebros nos estados do norte.

Com informações de Live Science.

Essa ameba “devoradora de cérebros” começou a infectar mais pessoas nos estados do norte dos EUA nos últimos anos, devido às mudanças climáticas. (Crédito da imagem: KATERYNA KON/SCIENCE PHOTO LIBRARY)

Infecções mortais por amebas “comedoras de cérebro” geralmente atingem pessoas nos Estados do sul dos EUA, mas, graças às mudanças climáticas, o organismo invasor de cérebros expandiu seu alcance para o norte. À luz dessa tendência, a Associação de Saúde Pública de Ohio publicou recentemente um relato de caso para aumentar a conscientização sobre a doença entre os profissionais de saúde do Estado.

“O aumento da incidência de N. fowleri [uma espécie de ameba comedora de cérebro] nos climas do norte é apenas uma das muitas maneiras pelas quais a mudança climática ameaça a saúde humana e merece uma nova educação dos profissionais de saúde”, escreveram os autores do relatório de caso em um artigo publicado em maio 16 no Ohio Journal of Public Health.

Naegleria fowleri é um organismo unicelular que normalmente vive no solo e na água doce quente, bem como em tanques de água, aquecedores ou canos ocasionais, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Em casos raros, a ameba pode se infiltrar no cérebro humano e na medula espinhal entrando primeiro no nariz de uma pessoa – mas não pode atingir o cérebro se engolida em um gole de água, por exemplo, e não se espalha entre as pessoas. N. fowleri causa uma infecção chamada meningoencefalite amebiana primária (PAM), que é quase sempre fatal.

O PAM é raro – desde 1962, cerca de zero a oito casos foram relatados em todo o país a cada ano, observou o relatório do caso. A maioria dessas infecções está ligada à natação no sul, principalmente na Flórida e no Texas, mas desde 2010, os casos começaram a ocorrer em mais estados do norte, incluindo os estados do meio-oeste, Minnesota, Kansas e Indiana.

“Os profissionais de saúde pública de Ohio devem observar a incidência de infecções por N fowleri nos estados do norte, incluindo Indiana, Iowa e Minnesota, bem como destinos de férias comuns para Ohioans onde a infecção por N fowleri foi relatada, como Virgínia, Carolina do Norte, South Carolina, Geórgia e Flórida”, observou o novo relatório de caso.

O relatório descreve um caso em que uma mulher de 30 e poucos anos foi levada, inconsciente, a um hospital em um estado não especificado do Meio-Oeste depois de sentir fortes dores de cabeça, sensibilidade à luz, náusea e confusão. Ela foi inicialmente sinalizada como tendo um caso suspeito de meningite bacteriana ou inflamação cerebral causada por bactérias

Durante uma entrevista com o cônjuge da mulher, no entanto, uma enfermeira de saúde pública soube que a paciente e sua família haviam ido a uma praia de água doce quatro dias antes e ela havia submergido a cabeça na água. (Os sintomas de PAM geralmente surgem de um a 12 dias após a entrada de N. fowleri no nariz.)

Amostras do líquido cefalorraquidiano do paciente – o líquido que envolve o cérebro e a medula espinhal – deram negativo para bactérias, então a equipe suspeitou que um vírus poderia estar por trás da infecção. Mas como o paciente continuou a piorar rapidamente, sua enfermeira contatou o Bureau de Doenças Infecciosas do departamento de saúde do estado sobre outras causas potenciais; o departamento de estado então contatou o CDC. Dado o recente passeio do paciente ao lago, o CDC sugeriu que o culpado pode ser N. fowleri.

Depois de transmitir isso à equipe médica do paciente, o CDC forneceu informações sobre a miltefosina, uma droga que matou N. fowleri em laboratório e matou outras espécies de amebas comedoras de cérebro nas pessoas.

“A paciente respondeu favoravelmente à medicação. Duas semanas após o início dos sintomas, ela se recuperou com danos neurológicos mínimos e pôde retomar uma vida de alta qualidade com sua família”, diz o relatório. 

A PAM é tratada com um punhado de drogas além da miltefosina, que supostamente matam N. fowleri e foram usadas anteriormente em sobreviventes da infecção, de acordo com o CDC. O diagnóstico rápido é fundamental para que os pacientes iniciem esses tratamentos a tempo de fazer a diferença.

Os provedores de saúde nos estados do norte devem investigar se os pacientes com sintomas de meningite nadaram recentemente em água doce morna e devem entrar em contato com o CDC em (800) 232-4636 se houver suspeita de PAM, observou o relatório.





This post first appeared on O Verdoso, please read the originial post: here

Share the post

Amebas ‘comedoras de cérebro’ são uma nova preocupação nos estados do norte dos EUA

×

Subscribe to O Verdoso

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×