Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Artistas gravaram sons assustadores produzidos pelo maior ser vivo do mundo

Agora podemos ouvir um dos maiores e mais antigos organismos vivos da Terra sussurrar com o tremor de um milhão de folhas ecoando por suas raízes.

Com informações de Science Alert.

Vista aérea da massa de terra de Pando sob Fishlake Hightop e Mytoge Mountains na Fishlake National Forest em Utah, EUA. (Lance Oditt/Amigos de Pando)

A floresta feita de uma única árvore conhecida como Pando (“eu espalhei” em latim) tem 47.000 troncos (todos com o mesmo DNA) brotando de um sistema de raízes compartilhado em mais de 100 acres (40 hectares) de Utah. Aqui, este álamo tremedor macho solitário ( Populus tremuloides ) gradualmente cresceu em uma massa de 6.000 toneladas métricas de vida.

Após possivelmente 12.000 anos de vida na Terra, esta enorme planta, cujos caules semelhantes a árvores se elevam até 24 metros (80 pés), certamente tem muito a dizer. E agora, novas gravações nos permitem ‘ouvi-lo’ como nunca antes.

“As descobertas são tentadoras”, diz Lance Oditt, fundador da Friends of Pando. “Embora tenha começado como arte, vemos um enorme potencial para uso na ciência. O vento, convertido em vibração (som) e viajando pelo sistema radicular, também pode revelar o funcionamento interno do vasto sistema hidráulico oculto de Pando de maneira não destrutiva.”

O artista de som Jeff Rice colocou experimentalmente um hidrofone dentro de uma cavidade na base de um galho e o enfiou até as raízes da árvore, sem esperar ouvir muito.

“Os hidrofones não precisam apenas de água para funcionar”, diz Rice em um comunicado. “Eles também podem captar vibrações de superfícies como raízes e, quando coloquei meus fones de ouvido, fiquei instantaneamente surpreso. Algo estava acontecendo. Havia um som fraco.”

Em meio a uma tempestade, esse som aumentou – o dispositivo capturou um estrondo baixo e assustador.

” O que você está ouvindo, eu acho, é o som de milhões de folhas na floresta, vibrando na árvore e descendo pelos galhos, descendo para a terra”, explicou Rice ao apresentar suas gravações no 184º Encontro da Acoustical Society of America e foi relatado pelo The Guardian .

O hidrofone também capturou as batidas de um galho a 30 metros de distância, embora esse som não fosse audível no ar a essa distância. Isso apóia a teoria de que o sistema radicular de Pando está interconectado, mas uma configuração experimental adequada seria necessária para confirmar que o som não estava viajando pelo solo.

Esses sistemas radiculares compartilhados são comuns em choupos coloniais, mas o tamanho e a idade de Pando o tornam único. Embora os álamos tremedores possam se reproduzir por meio de sementes, eles raramente crescem a partir delas, pois a polinização é rara, pois grandes povoamentos de álamos geralmente são apenas de um sexo, sendo clones do mesmo indivíduo.

Amigos de Pando convidaram Rice como artista residente para tentar entender melhor essa estranha e enorme entidade. Oditt espera usar o som para mapear o emaranhado de raízes de Pando.

“Os sons são bonitos e interessantes, mas do ponto de vista prático, os sons naturais podem ser usados ​​para documentar a saúde de um ambiente”, diz Rice. “Eles são um registro da biodiversidade local e fornecem uma linha de base que pode ser medida em relação às mudanças ambientais”.

“Amigos de Pando planeja usar os dados coletados como base para estudos adicionais sobre o movimento da água, como as ramificações estão relacionadas umas às outras, colônias de insetos e profundidade das raízes, sobre as quais sabemos pouco hoje”, diz Oditt.

Infelizmente, esta magnífica árvore está se deteriorando, deixando os pesquisadores preocupados com o fato de que os dias de Pando e toda a vida na floresta que ele sustenta estão contados. As atividades humanas, incluindo a eliminação e o abate de predadores que reduzem o número de herbívoros, corroem esse ser antigo.

Mais uma razão para ouvir ‘The Trembling Giant’ enquanto ele ainda pode compartilhar seus segredos.

As gravações foram apresentadas no 184º Encontro da Acoustical Society of America.





This post first appeared on O Verdoso, please read the originial post: here

Share the post

Artistas gravaram sons assustadores produzidos pelo maior ser vivo do mundo

×

Subscribe to O Verdoso

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×